COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – PRINCIPAIS ROTAS – PARTE 2

Continuidade à série Como Planejar o Seu Caminho, neste post vou apresentar  informações sobre os principais caminhos de Santiago de Compostela. Acredito que ele vai te ajudar a escolher uma rota que mais combine com o seu estilo e tempo disponível. Não me aprofundei muito, oferecendo os meus pontos de vista por uma razão muito simples, eu mesma só fiz o Caminho Francês, por enquanto, que fique bem claro! Por isso, para escrever sobre os outros Caminhos, eu pesquisei muito em diversas fontes, relaciono abaixo as mais importantes, assim, se você quiser mais informações, já sabe onde procurar.

Associações dos Caminhos –  cada rota tem a sua associação e de uma forma geral elas oferecem informações bastante detalhadas aos peregrinos, além de prestar serviços extras como por exemplo, emissão de credencial.

Eroski Consumer – tanto o site quanto o aplicativo oferecem guias para a maioria dos caminhos existentes. Lá você poderá encontrar dicas, mapas com distâncias e topografias, lista de albergues e descrições detalhadas de todas as etapas.

Gronze – é outro site maravilhoso, cheio de informações, na mesma linha do Eroski Consumer.

Oficina de Acogida Al Peregrino de Santiago de Compostela –  é possível conseguir informações sobre as associações existentes, alguns dados estatísticos, regras pra conseguir a Compostela e informações básicas para fazer o caminho.

Você vai perceber que existem divergências nas distâncias em quilômetros entre uma fonte e outra, foi um pouco enlouquecedor para mim, que vasculhei vários sites a procura de informações, por isso querido (a) leitor (a) considere que esses números são aproximados, isso acontece porque os caminhos são feitos de trilhas, muitas vezes existem trechos que você pode optar por uma ou outra alternativa e é difícil ser exato, pra falar a verdade eu duvido da quantidade de quilômetros que consta no meu certificado de distância, (775 km – pelas minhas contas esse número é maior), mas o importante é o caminho e não os números, eles devem apenas servir como uma referência que vai te ajudar a planejar a sua jornada.

Outra coisa importante para se lembrar é que embora existam os pontos de começo tradicionais de cada caminho, não há um início obrigatório, como eu disse no post anterior, na idade média os peregrinos começavam o caminho na porta de suas casas, e até hoje muita gente faz dessa forma, portanto você não é obrigado a começar o caminho nas cidades mencionadas mais abaixo, lembre-se apenas que para conseguir a Compostela você terá que caminhar no mínimo 100km em dias consecutivos e se for de bicicleta 200km.

Escolha o seu caminho arrume a sua mochila e vá. Santiago de Compostela está te esperando.

Principais caminhos para Santiago de Compostela

CAMINHO FRANCÊS

  • Início: Saint- Jean- Pied-de Port / França
  • Distância aproximada até Santiago: 775 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 189.937  – 55% do total
  • Fusões com outros caminhos: não há
Mapa do Caminho Francês
Mapa do Caminho Francês

Essa é de longe a rota mais conhecida e também a mais movimentada, 55% dos peregrinos que chegaram ao túmulo do apóstolo em 2019 fizeram o Caminho Francês, por isso a infraestrutura é muito boa, existem bastantes cafés, bares, restaurantes, albergues municipais, paroquiais, particulares, hotéis, enfim, tudo o que o peregrino precisar, e além do mais a sinalização é ótima.

Eu diria que o grau de dificuldade é médio, alguns trechos como o dos Pirineus, Cruz de Ferro e O Cebreiro são bem puxados, os demais dá pra levar numa boa.

Existem muitos pontos de interesse cultural como monumentos, igrejas góticas e romanas maravilhosas, museus, vilarejos que parecem ter parado no tempo, lendas incríveis e uma energia contagiante.

Nesse caminho o peregrino tem a oportunidade de vivenciar uma grande experiência multicultural, pois vai conhecer pessoas de todas as partes do mundo. Poderá perceber as diferenças e semelhanças entre as 5 comunidades autônomas espanholas e entender um pouco mais sobre a diversidade desse povo.

CAMINHO PORTUGUÊS

  • Início: Lisboa / Portugal
  • Distância aproximada até Santiago: 634 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 72.357 – 21% (Central)/ 22.292 – 6 % (da Costa)

Este slideshow necessita de JavaScript.

Durante a idade média existiam várias rotas de peregrinação até Santiago de Compostela que cruzavam o território Português, por lá passaram grandes personalidades, como por exemplo o rei Sancho II em 1244, a rainha Santa Isabel em 1326 e 1335, Francisco de Holanda, pintor e arquiteto português em 1549.

O Caminho parte de Lisboa e tem aproximadamente 634 km, entretanto o trecho de Lisboa até Porto não tem muitos albergues de peregrinos. Quem optar por esse trajeto terá que se hospedar nos Bombeiros Voluntários, em hostel comuns, ou casas paroquiais. Além disso, muitos trechos dessa rota são ao lado de rodovias movimentadas e muita zona urbana.  Por isso, grande parte dos peregrinos que fazem o Caminho Português começam a partir da cidade do Porto que é o trecho com maior infraestrutura peregrina.

Depois de Porto o peregrino pode optar em fazer a rota Central que é a mais tradicional com 239 km, ou a da Costa com 258 km e paisagens oceânicas, essa última é bem nova e talvez por isso tenha um fluxo menor de peregrinos, de acordo com as pesquisas que fiz.

banner grande horizontal

Quem for fazer o Caminho da Costa poderá encontrar todas as informações relacionadas as etapas, albergues e mapas do caminho no site da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo, que está fazendo a revitalização dessa rota.

Existem outras rotas nesse país que levam a Santiago e, algumas variantes do Caminho Português da Costa e Central, aqui no blog tem um post exclusivo sobre esse tema, vale a pena dar uma olhadinha.

O Caminho Português é uma boa opção para quem não tem muito tempo, as paisagens são muito bonitas e o povo português hospitaleiro. As rotas são bem sinalizados e com albergues suficientes para atender a demanda de peregrinos. Fique atento porque você vai encontrar algumas setas azuis, elas são indicações para o caminho à Fátima, não confunda.

A Asociación Galega Amigos do Camiño de Santiago disponibiliza um guia completo do Caminho Central a partir de Lisboa.

CAMINHO DO NORTE

  • Início: Irún / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 823 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 19.019 – 5% do total.
Mapa do Caminho do Norte
Mapa do Caminho do Norte

Na idade média essa rota era a mais utilizada pelos peregrinos que vinham da Europa Continental, com o passar dos anos foi perdendo importância, mas agora vem ganhando novos adeptos e é o terceiro roteiro mais utilizado, atrás do Francês e Português. Esse caminho vai beirando a costa norte da Espanha, é uma rota litorânea, passa por San Sebastián, Bilbao, Santander, Luarca, entre outras belas cidades. É um caminho longo e de lindas paisagens, mas é preciso ter joelhos fortes, pois tem muita montanha, portanto, bastante trechos de subidas, e o pior, descidas! (As descidas são terríveis, sobrecarregam muito os joelhos).

Se você se interessou por essa rota, não deixe de ler o relato da minha amiga peregrina, Elena Jimenez, que conheci no Caminho Francês, e fez também o do Norte. Assista também, ao belíssimo vídeo produzido pelo site WHERE IS ASTURIAS, tenho certa que você vai se inspirar.

 CAMINHO PRIMITIVO

  • Início: Oviedo / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 315 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 15.715– 5% do total.
Mapa do Caminho Primitivo
Mapa do Caminho Primitivo

Esta foi a rota utilizada pelo rei Afonso II no século IX para visitar o recém descoberto túmulo de Santiago, portanto, é o primeiro caminho que se tem história. É uma opção mais curta, por isso acaba sendo uma excelente alternativa para quem tem pouco tempo. O terreno é bem diversificado, tem bosques, regiões rurais, montanhas, e a maior parte do caminho em meio a natureza, entretanto embora seja uma das opções com menor extensão, existem trechos de subidas e descidas puxadas. O fluxo de peregrinos no Caminho Primitivo não é tão intenso como no Caminho Francês, mas também não é uma rota solitária, isso lhe permitirá conhecer mais a fundo as pessoas que estarão fazendo o caminho junto com você. Existem cafés, máquinas que vendem snacks e albergues suficientes para a demanda de peregrinos atual.

Gostou da ideia? Então leia o post Mitos e verdades do Caminho Primitivo.

Guia C Primitivo

CAMINHO INGLÊS

  • Início: Ferrol / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 120 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 15.780 – 5% do total.
Mapa do Caminho Inglês
Mapa do Caminho Inglês

Essa é a menor rota que existe atualmente para Santiago, tem em torno de 120km, perfeita para quem tem pouco tempo mas gostaria de vivenciar essa experiência. O início é em Ferrol, mas originalmente ela não começava aqui, o Caminho Inglês era na verdade uma rota mista, marinha e terrestre. Esse percurso ganhou importância principalmente no período da Guerra dos Cem Anos entre Inglaterra e França, visto que não era seguro para os ingleses cruzarem terrenos franceses.

Na idade média, os peregrinos ingleses, irlandeses e escandinavos desembarcavam nos portos de Ferrol, Coruña, Ribadeo, Muros ou Noia e depois seguiam a pé até o túmulo do apóstolo em Santiago. Entretanto, não pense que a vida desses peregrinos era fácil, eles navegam por semanas em navios sem nenhuma higiene, como se fossem mercadorias, sujeitos a todo tipo de infortúnio.

É possível começar por Coruña, entretanto até Santiago seriam mais ou menos 75 km, o que não daria direito a Compostela. Por isso a maioria das pessoas iniciam por Ferrol e depois passam por Coruña acrescentando 33 km à jornada, totalizando 153 km nesse caso.

No Caminho Inglês existem poucos albergues, mas o fluxo de peregrino também não é muito grande, pode ser que em períodos de maior movimento, como no verão europeu e semana Santa, seja necessário se hospedar em alguma pensão ou hotel.

As etapas não apresentam grandes dificuldades, apenas o trecho de Betanzos à Hospital de Bruma têm subidas íngremes no restante é tranquilo.

CAMINHO VIA DE LA PLATA

  • Início: Sevilha / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 977 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 9.201 – 3% do total.
Mapa do Caminho Via de la Plata
Mapa do Caminho Via de la Plata

Esse é um dos caminhos mais longo para Santiago, mas tem um conteúdo histórico muito rico, pois passa pelas antigas calçadas romana que uniam o sudoeste ao noroeste da Espanha, uma obra magnifica que os romanos construíram para facilitar a comunicação entre o seu crescente império. Por essa via pavimentada também passaram os árabes quando dominaram as terras espanholas, e atualmente peregrinos a caminho de Santiago.

É um caminho bem mais solitário, com distâncias grandes entre os povoados, em muitas etapas o peregrino terá que levar lanche e água. É uma região quente, por isso não é recomendável que seja feito no verão (julho e agosto), pois a temperatura pode chegar fácil aos 40 graus na sombra, o trecho de Sevilla a Salamanca faz calor inclusive na primavera e outono. Por essa razão os melhores meses para peregrinar pelo Caminho Via de la Plata são março, abril, maio e outubro.

A paisagem é bem diversificada, passa por campos de cereais, olivais, vinhedos, bosques de eucaliptos e la dehesa que é um bosque de encinas e alcornoques (árvores típicas da região) que serve de pastagem para o gado.

CAMINHO DE INVERNO

  • Início: Ponferrada / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 264 km
  • Total de Peregrinos em 2019: 1.035 –0,3% do total.
Mapa do Caminho de Inverno
Mapa do Caminho de Inverno

Essa é uma alternativa do Caminho Francês que passa pelo Valle del rio Sil, evitando a região montanhosa de O Cebreiro, onde costuma nevar no inverno. É também uma rota com poucos peregrinos, uma boa possibilidade para quem busca tranquilidade, entretanto esse trecho aumenta 57 km ao percurso do Caminho Francês.

O Caminho de Inverno é curto, por isso também é indicado para aqueles que querem fazer Caminho Francês, mas não tem muito tempo.

CAMINHO ARAGONÊS ou CAMINHO FRANCÊS POR ARAGÓN

  • Início: Samport / Fronteira da França e Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 940 km
  • Total de Peregrinos em 2019: Sem registro.
Mapa do Caminho Aragonês
Mapa do Caminho Aragonês

Passa por vales fluviais e regiões montanhosas, antes de chegar a Puente la Reina. No percurso existem 20 pequenos povoados, a maior cidade é Jaca com 12.000 habitantes. Não é uma rota muito frequentada, por isso se optar por ela saiba que será um trajeto solitário, mas nem por isso menos interessante.

CAMINHO VIA PODIENSIS ou CAMINHO DE LE PUY

  • Início: Le-Puy em Velay / França
  • Distância aproximada até Santiago: 1.518 km
  • Total de Peregrinos em 2019: Sem registro.
Mapa do Caminho Via Podiensis
Mapa do Caminho Via Podiensis

É o caminho mais antigo da França, o primeiro a fazer esse percurso foi o bispo de Le Puy em 950. É uma rota bastante extensa que passa pelo belo interior da França, para fazê-la é preciso ter tempo e bom preparo físico.

Clique aqui e conheça o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, o material mais completo que você vai encontrar!

CAMINHO À FINISTERRE

  • Início: Santiago de Compostela / Espanha
  • Distância aproximada até Santiago: 89 km
  • Total de Peregrinos em 2015: 1.548 – 0,5% do total.
Mapa do Caminho para Finisterre
Mapa do Caminho para Finisterre

Na verdade, esse não é um caminho para Santiago, mas a partir dele.

Na antiguidade, Finisterre era considerado o final do mundo (do latim finis terrae – fim da terra), e foi por lá que os discípulos de Santiago chegaram com o corpo do apóstolo, trazido de Jerusalém. Entretanto a herança de peregrinação nessas terras é muito mais antiga que Santiago, alguns historiadores afirmam que era lá que terminavam algumas peregrinações pagãs.

Para mim Finisterre soou como “uma saideira”, um restinho de peregrinação antes de voltar para casa. O percurso é bem sinalizado, e tem boa estrutura, mas existem dois trechos com longas distâncias entre as cidades, que nos obriga a levar estoque de água e lanche, são eles: Hospital até Cée 15 km e de Marõnas à Olveirosa 13 km.

Algumas pessoas fazem um desvio em Hospital e vão para Muxia, onde fica o santuário de La Virgen de la Barca, e de lá vão para Finisterre. Diz a lenda, que a virgem Maria chegou ali de barco, para incentivar o apóstolo em sua tarefa de propagar a palavra de Cristo. Quem optar por fazer esse percurso acrescentará mais 30km na jornada.

Finisterre é uma cidade litorânea muito charmosa, lugar perfeito para descansar após o longo caminho.  Chegando lá, não deixe de fazer alguns dos rituais que simbolizam o final da jornada e o renascimento de uma nova fase, tenho certeza que você vai se emocionar.

Rituais: Devolver a sua concha ao mar; assistir ao pôr do sol no Farol de Finesterre, que representa a morte ou final de uma etapa; e por fim, purificar-se para a nova fase, mergulhando no mar. Na antiguidade os peregrinos queimavam suas roupas no farol, e os peregrinos da era moderna seguiram com esse rito, entretanto, agora ele está proibido.

Ufa! Acha que acabou? Pois eu te digo que NÃO, existem muitos outros caminhos, mas que em algum momento cruzam com um dos que já estão descritos acima.

São vários trajetos, com diferentes níveis de aventuras, distâncias e contextos históricos. Basta escolher um, se preparar e mergulhar nesse maravilhoso mundo das peregrinações.

E aí, se animou? Preparei uma lista de post para quem está se preparando para fazer o Caminho. Acho que essa seleção poderá te ajudar muito nesse fase. Dá uma olhada e depois me conta.

Quantos dias para fazer o Caminho 
Melhor época para fazer o Caminho 
Quanto custa Fazer o Caminho 
Como se preparar fisicamente para o Caminho 
O que levar para o Caminho 
13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho 
Gambiarras que vão te ajudar no Caminho

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

23 Replies to “COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – PRINCIPAIS ROTAS – PARTE 2”

  1. […] dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o […]

  2. […] dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o […]

  3. Olá Denise, adorei seu blog, o encontrei por acaso pesquisando sobre O Caminho de Compostela. De repente, tive um estalo e me deu vontade de caminhar por esse mundo. Tenho 65 anos, faço 66 em setembro, aposentada, divorciada, filha criada, livre e desimpedida. E veio o clique, não tem nada que me segure – exceto dinheiro – mas acho que planejando dá pra se fazer alguma coisa. Você fez o Caminho sozinha? Como é para uma mulher só, que é como pretendo?

    1. Denise Santos says: Responder

      Rose, que delícia, vai mesmo, vc está certa, é só se planejar que ninguém te segura, fico muito feliz em saber que vc está gostando do blog.
      Eu não vi perigo nenhum, me senti bastante segura o tempo todo. Dá uma olhadinha nesse post aqui, talvez te ajude a desmistificar essa parte. http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/07/13/ocaminhoeseguro/

      Bom Caminho peregrina.

      Abç.
      Denise

  4. Olá Denise, adorei seu blog, o encontrei por acaso pesquisando sobre O Caminho de Compostela. De repente, tive um estalo e me deu vontade de caminhar por esse mundo. Tenho 65 anos, faço 66 em setembro, aposentada, divorciada, filha criada, livre e desimpedida. E veio o clique, não tem nada que me segure – exceto dinheiro – mas acho que planejando dá pra se fazer alguma coisa. Você fez o Caminho sozinha? Como é para uma mulher só, que é comi pretendo?

  5. Oi Denise, eu novamente.. outra vez, de novo… presente…
    Pois é… em 2018 como havia te falado, fiz aquele que pensava ser meu último caminho. Errei. Tanto assim que em 2020 decidi, terminamente fazer meu antepenúltimo caminho. Novamente… Ah, o Caminho, depois de tres vezes ainsa sonho com ele acordado… Não sei em qtos amigos iremos.. mas pleo menos 4, repetentes da última caminhada, lá estaremos… Bom é que tenho boa memória e sei dizer, sem errar, meus tres caminhos anteriores sem confundir em nada. E como escrevo para um jornal da minha cidade, todos os meus caminhos estão cronicados diretamente do caminho. E bote fotos e filmes no face ne… Assim farei novamente em 2020…. se quiser meu face para ver se pode ser últil a vc em alguma coisa… fique à vontde. esio pezzato

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Ésio tudo bem? É sempre um prazer receber suas mensagens, é claro que quero o seu Facebook. Vou adorar segui-lo. E por favor não faça promessas de parar de fazer o Caminho, continue fazendo planos.
      🙂
      Forte abraço amigo peregrino.

  6. Oi Denise. fiz 14 e 15 e volto agora em 18 ao caminho… em 2015 estivemos nele juntos separados por léguas de silêncio… eu terminei o meu dia 24 de setembro… mas seu blog é maravilhoso. desta vez formamos um bando de bandidos. já somos 7 aventureiro na jornada… ontem mesmo tivemos uma reuniao e agora vou indicar seu blog para os novatos lerem… o item da mochila é ótimo.. abraços
    esiopoeta

    1. Denise Santos says: Responder

      Ezio que bacana. Tenho certeza que dessa vez o caminho será mais divertido em companhia dos amigos. Muito obrigada por indicar o meu blog, fico feliz que tenha gostado.
      Buen camino.

  7. Claudio Ferreira says: Responder

    Olá Denise! Estou pesquisando e o teu foi o melhor artigo. Parabéns!!
    Quero fazer o caminho francês iniciando , no minimo, por Saint Jean Pied de Port, mas tenho dúvidas com relação a tempo de viagem, acomodações e CUSTO, heheh. Tu teria alguma dica em relação a isto?
    Muito obrigado pelo post.

  8. Eddie C. Agbayani says: Responder

    Very good presentation. Concise. You have a facebook?

    1. Denise Santos says: Responder

      Thank You.
      Yes, is the same name:santiagodecompostelainfo

  9. Oi Denise, sou péssimo fisionomista… portanto nao sei se vc é quem eu penso ser. Fiz o caminho em 2015, setembro/outubro. Encontrei-me com uma médica chamada Denise, e à noite, em Pedrouso, fiz uma macarronada que comemos eu ela e uma amiga japonesa dela. E ela queria comer pizza..mas reverenciou minha macarronada. Seria vc essa peregrina? Abraços, esiopoeta, Piracicaba

    1. Denise Santos says: Responder

      Poderia ser, mas infelizmente não fui eu quem saboreou a sua macarronada!

  10. Oi Denise, amei seu blog. Descobri que te conheço do vídeo do Diego Avila sobre o caminho de Santiago para mulheres. Eu amei suas dicas e usei todas no caminho que fiz esse ano de Burgos até Santiago.
    Obviamente amei o caminho e decidi fazer outra rota no ano que vem. Pensei no Caminho do Norte com junção no Primitivo. O que vc acha? Interessante essa troca de rota ou melhor manter o do Norte até Santiago? Beijos e obrigada!!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Sabrina, fico feliz em saber que as minhas dicas te ajudaram. Fala a verdade, é impossível fazer o caminho e não querer voltar, não é mesmo?
      Sinceramente, eu gostaria de ter a oportunidade de conhecer todos, acho um mais interessante que o outro e tenho dificuldade até de definir qual será o próximo!! kkkkkkk. O Caminho do Norte é bonito e difere bastane do Francês pelas paisagens costeiras, mas têm bastate subidas e descidas, por isso é preciso estar preparada, como vc vai só o ano que vem, terá tempo para isso, fiz um texto sobre preparação física, se quiser saber mais clique aqui.
      Não vejo nenhum problema em unificar os dois, quem decide a rota é o peregrino, de acordo com as suas conveniências, afinal de contas os caminhos meio que se entrelaçam, o Primitivo encontra com o Francês em Melide, e o do Norte também, só que em Árzua, então minha amiga, escolha fazer o que mais te deixa feliz. Simples assim, sem dilemas, a experiência será maravilhosa de qualquer forma. 🙂

  11. O Caminho Português da Costa está a ser revitalizado por esta associação portuguesa.
    http://www.caminhosantiagoviana.pt

    1. Atualização feita. Obrigada pela contribuição.

  12. Parabens pelo formato e Conteudo….Muito bom…

    1. Obrigada Roberto.
      Abç.
      Denise

  13. Mario Goncalves says: Responder

    Muito bom este seu blog.
    Um abraço
    Mário

    1. Obrigada Mario.
      Abraço,

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.