O QUE LEVAR PARA O CAMINHO DE SANTIAGO

Então finalmente você decidiu encarar essa jornada, parabéns você está prestes a realizar a aventura mais incrível da sua vida, uma experiência única que vai provocar mudanças muito positivas em sua maneira de ver o mundo. Entretanto, você sabe o que levar para o Caminho e Santiago?

Aparentemente parece fácil arrumar a mochila,  afinal, são poucos itens, mas cada um deles será essencial. Você verá que é possível viver desapegado de 99% de tudo que você tem em seu guarda-roupas.

Pra facilitar, preparei uma lista com tudo que é essencial para fazer o Caminho de Santiago.

 

20 Itens imprescindíveis para levar pro Caminho de Santiago

Mochila

Escolha uma boa mochila de no máximo 45 litros, não compre maior que isso, senão você vai se empolgar e levar coisas demais. A mochila tem que ter ajuste de altura nas alças, barrigueira, peiteira, costado e alças acolchoadas. Esse é um item muito importante e caro, entretanto existem opções mais acessíveis e que apresentam essas características descritas acima, lembre-se que você terá que carregá-la por quase 800 km, por isso ela terá que se ajustar ao seu corpo e não ser pesada demais. Escrevi um texto bem completo sobre esse tema,veja aqui: Qual a melhor mochila para o Caminho.

Mochila com ajustes de altura nas alças, barrigueira, peiteira, costado e alças acolchoadas
Mochila com ajustes de altura nas alças, barrigueira, peiteira, costado e alças acolchoadas

 

Saco de dormir

banner grande horizontal

É importante porque os albergues não oferecem roupa de cama. Escolha um que seja adequado a temperatura que você vai encontrar no caminho, se você for no verão poderá levar apenas um liner ou um saco de dormir mais leve do que quem fará o caminho no outono/inverno como foi o meu caso. Eu levei um da marca Deuter, muito bom, mas um pouco caro, entretanto eu conversei com outros peregrinos que falaram muito bem de um modelo da Nautika, que tem um preço ótimo. Não deixe de ler o post que escrevi sobre saco de dormir. Veja aqui.

Bota específica para trekking

Bota é a opção mais adequada porque oferece mais sustentação para o tornozelo, mas tem gente que não consegue se adaptar e prefere tênis. É fundamental que esse calçado seja impermeável, com solado próprio para trilhas, pedras, barro, e todo tipo de adversidade existente no caminho, sem ser muito pesado, afinal você vai caminhar uma média de 25 km por dia. Nem pense em levar aquele tênis que você usa na academia, acredite, ele não vai aguentar a pegada. Esse é outro item importantíssimo, pesquise muito até encontrar o calçado ideal para você,  experimente diversos modelos,  peça ajuda dos vendedores e não economize nesse item, o barato pode sair muito caro. E se você quiser saber mais, escrevi um texto exclusivo sobre o calçado para o Caminho, além de ter feito uma live explicando as vantagens da bota e como se adaptar a ela

Bota impermeável, leve e com solado apropriado para trilhas

Meias

Leve 2 pares, e prefira aquelas com tecnologia CoolMax®, que tem um tipo de fibra que transporta a umidade do suor para a superfície externa do tecido, para evaporação rápida, assim seus pés estarão sempre secos e sem bolhas.

Sandálias para trekking / Crocs® / chinelos

Existem 3 razões para você levar um outro calçado, além da bota, a primeira, porque a maioria dos albergues não permitem que os peregrinos circulem de botas em suas instalações, segundo porque depois de caminhar o dia todo de botas, você vai querer dar um descanso para os seus pés, e por último, você vai precisar de algo para usar na hora do banho. É por isso que muitas pessoas optam por levar um par de  Crocs®, embora sejam volumosos, eles são versáteis, pois são leves, confortáveis e podem ser secos com a tolha de banho. Eu optei pela sandália de trekking (aquelas tipo papete), assim eu tinha uma opção para usar durante a caminhada, em caso de bolhas ou de calor mesmo. Entretanto,  as tiras das minhas sandálias não eram impermeáveis, portanto, inadequadas para uso no chuveiro, por isso  eu também levei um par daqueles chinelinhos descartáveis bem levinhos e horríveis,  bastante comuns nos salões de beleza, apesar de parecerem frágeis, eu consegui usar o mesmo par durante todo o caminho.

Chinelos descartáveis / chanceletas desechables / disposable flip-flap

Camisetas tipo Dry-fit/Clima-Cool/ Dry Cool

São aquelas camisetas de academia que mantém a umidade longe do corpo. Leves e de rápida secagem, algumas tem até proteção solar.  Se for primavera ou verão 2 de mangas curtas e 1 de manga cumprida, se for outono faça o contrário. Eu levei 2 camisetas de manga curta e duas de mangas longas, pois o clima não favorecia a secagem das roupas, então eu deixava acumular uns 3 dias para poder lavar na máquina, dessa forma as roupas já saiam quase secas, ou lavava na mão e usava a máquina de secar. Se você for na mesma época que eu, lembre-se dessa despesa extra. Geralmente juntávamos 2 ou 3 peregrinos para dividir a conta, na verdade não seria uma despesa alta se estivéssemos fazendo uma viagem de uma semana, mas para quem vai ficar mais de 30 dias nessa vida, essa é uma despesa que precisa ser considerada (em média você vai gastar 4 euros pra usar uma das duas máquinas).

Blusa fleece ou polar

São blusas fofinhas e ao mesmo tempo bem leves e quentes, elas vão te esquentar muito nos dias e noites frias. São conhecidas como a segunda camada. Apenas uma é suficiente.

Anorak – Jaqueta com capuz impermeável e corta vento (waterproof/breathable)

Foi meu uniformeusei todos os dias. Ela é conhecida como a terceira camada, e a sua função é manter o corpo quente impedindo que o vento te congele, e ao mesmo tempo ser capaz de eliminar o suor, para que você não fique com o corpo molhado. Também falei sobre essa jaquena na live sobre roupas para o Caminho.

Jaqueta Impermeável e Respirável / Chaqueta impermeable y Respirable / Breathable and Waterproof Anorak

Calças de micro fibra

Você terá que levar uma das opções abaixo, tudo vai depender da época do ano.

  • 2 calças de micro fibra;
  • 1 calça e 1 bermuda;
  • 1 calça que vira bermuda e 1 bermuda
  • 1 calça que vira bermuda e 1 calça
  • 1 calça de microfibra e 1 calça de academia pra usar a noite e dormir.

As calças de microfibra são legais porque têm vários bolsos, o que facilita bastante, além de secarem muito rápido e serem confortáveis. Eu levei uma calça que virava bermuda (chamada de calça conversível) e uma de academia, mas só usei como calça mesmo, pois nos poucos dias quentes que peguei tiveram manhãs super geladas, só fazia calor suficiente para usar uma bermuda durante poucas horas, daí eu acabava com preguiça de fazer a transformação.

Calça impermeável

Se for verão você até pode pensar em abrir mão desse item e usar uma bermuda com o poncho/capa de chuva, caso contrário jamais faça o caminho sem ela. Caminhar na chuva não é legal, por isso conforto é tudo nesse momento, ficar molhado e com frio é a última coisa que você vai que você vai querer. Uma alternativa à calça seria um par de polaina impermeável.

Guia C Primitivo

Poncho – Capa de chuva

Eu recomendo usar um poncho que cubra a mochila também. Não acho legais aqueles ponchos que são abertos nas laterais, mesmo que tenham botões de pressão, pois raramente a chuva vem sozinha, geralmente ela está acompanhada de um ventinho, ou ventão! Se o poncho tiver a lateral aberta em pouco tempo você estará todo molhado, imagine se tiver frio? Muita gente opta por usar usar um anorak impermeável (jaqueta) e capa para mochila, mas pensa comigo: Você estará protegido, o conteúdo da sua mochila também, mas as alças ficarão molhadas, quando a chuva parar vai levar um tempinho até que elas sequem, e se chover muito a água vai escorrer pelas suas costas e molhar a parte de trás da mochila que fica em contato com o corpo. Por isso eu acho melhor um bom e comprido poncho, sei que ele é feio, vai te deixar parecido com o Corcunda de Notre Dame, mas manterá você e todo o conteúdo da sua mochila secos.

Eu pagando mico com o meu poncho, que embora não apareça, ele tem capuz
Eu, pagando mico com o meu poncho. Embora não apareça na foto, ele tem capuz

Chapéu ou boné

Não importa a estação do ano que você elegeu pra fazer o caminho, você certamente vai pegar dias de sol, agora imagine caminhar durante horas sem proteção! Não dá né.

Toalha de banho

Existem ótimas opções de toalhas em microfibra que oferecem alta absorção e secagem rápida, e é justamente isso que você precisa. Eu levei uma da marca Tek Towel que foi ótima, ela é do tamanho de uma tolha de rosto, super leve e tem textura macia como as tolhas que a gente usa no dia a dia em casa, com um grande diferencial, ela é muuuito absorvente, eu secava todo o corpo, e olha que não sou pequena, e ainda enrolava no cabelo pra tirar o excesso de umidade, e nem assim ela ficava encharcada! Sério, ela é muito boa.

Toalha Tek Towel - altamente absorvente e leve
Toalha Tek Towel – altamente absorvente e leve

Lanterna

Acredite, você vai precisar. Ela é importante primeiramente quando você tiver que caminhar à noite ou de manhã bem cedo, vai te ajudar a enxergar as setas amarelas, além de sinalizar para os carros que você está ali. Ela também será a sua melhor amiga quando tiver que arrumar a sua mochila pela manhã, ou mesmo procurar algo dentro dela com as luzes apagadas. Os melhores modelos pra quem vai fazer o Caminho de Santiago são as de cabeça, dessa forma você ficará com as mãos livres pra arrumar a sua mochila, segurar o bastão, etc. Recomendo aquelas que utilizam lâmpadas de led, pois são mais duráveis. Atenção, não faça como eu que comprei a mais barata, e na hora que mais precisei ela simplesmente não iluminava nada, só servia para sinalizar a minha presença nos momentos que caminhei próximo as estradas.

Lanterna de Cabeça
Lanterna de Cabeça

Cajado ou bastões de caminhada

Não se engane, os bastões de caminhada são muito importantes, será a salvação dos seus joelhos. Nas subidas eles ajudam a pegar impulso, e marcar o ritmo da caminhada, e nas descidas auxiliam a frear e a evitar que todo o seu peso do seu corpo seja jogado para o joelho, um alívio para as articulações. Apesar do cajado ser a alternativa mais tradicional e charmosa, eu preferi levar um par de bastão, pois são mais leves e ajustáveis à altura de cada pessoa.

Squeeze

Tenha sempre a mão a sua garrafinha de água e hidrate-se o máximo que puder. A melhor opção são aquelas mochilas que já têm reservatório para bolsa de água, mas se a sua não for desse tipo, não tem problema, leve a sua garrafinha de água e seja feliz. A minha era de 700 ml e térmica, super recomendo, porque ninguém merece tomar água quente né!

Roupas íntimas

3 calcinhas/cuecas e 2 sutiãs/tops. Prefira as versões de microfibra que não encharcam e secam rápido. Eu levei 2 tops e me arrependi , demoravam muito pra secar e todos os dias eu tinha que pendurá-lo na mochila, esse não seria o problema se eu não tivesse enfrentado tanta neblina e umidade.

Agulha e linha

Você pode precisar fazer algum pequeno reparo em suas roupas, mas a principal função desse conjunto será o tratamento das bolhas. Falarei mais sobre esse assunto em outro post, mas pra resumir a história, se você tiver bolhas, terá que fura-las e deixar um pedaço de linha pendurada para drena-las. Essa é a melhor forma de tratar bolhas.

Filtro solar

Assim como o chapéu é um item importante, você enfrentará muitas dificuldades no caminho, e queimadura solar não precisa ser uma delas.

Itens de higiene pessoal

No caminho naquelas cidades um pouco maiores, você vai encontrar lojas específicas de peregrinos, e é lá que você poderá comprar esses itens em embalagens bem pequenas e leves, muito menores das que encontramos nos supermercados e farmácias por aqui.

Esses são os itens essenciais, aqueles que você não poderá abrir mão de jeito nenhum. De tudo isso, os mais importantes na minha opinião são respectivamente: botas, mochila e saco de dormir. Para comprar esses itens, vale pesquisar bastante e experimentar diversos modelos até que você esteja seguro de sua aquisição. Pesquise bastante na internet, peça opinião de outros peregrinos, e vá em lojas especializadas em esporte de aventuras, pois na maioria das vezes você poderá contar com a ajuda de vendedores experientes que poderão te ajudar de forma mais assertiva, diferente dos atendentes das grandes redes que vendem equipamentos para vários esportes.

Lembre-se que a bota precisa ser amaciada, portanto você terá que utilizá-la por uns 2 meses antes de fazer o caminho.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui em baixo nos comentário que terei o maior prazer em te ajudar.

Mas se você está cheio (a) de dúvidas sobre o Caminho, conheça o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, um combo de materiais, composto por e-book, videoaulas e mais 3 bônus especiais, desenvolvido por mim com o maior carinho. 

Além disso, preparei uma seleção de posts que certamente irão te ajudar.

Quantos dias eu preciso.
Principais rotas.
Melhor época do ano pra fazer o Caminho.
Quanto vou gastar.
Preparação física para fazer o Caminho.
Seguro Viagem - item obrigatório
Como prevenir bolhas.
O Caminho é seguro?
Um pouco de turismo no Caminho.
O que ninguém te conta sobre o Caminho.
Manual para quem vai fazer a primeira viagem internacional

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:en]

 

47 Replies to “O QUE LEVAR PARA O CAMINHO DE SANTIAGO”

  1. Patricia Renault says: Responder

    É a primeira vez que ouço falar da necessidade de um saco de dormir …
    os albergues não oferecem roupa de cama?albergues privados e públicos ?

    1. Denise Santos says: Responder

      Pouquíssimos oferecem. Agora na pandemia essa exigência é ainda maior.

  2. […] aproveitar, capricha na proteção e depois me conta como foi. E não deixe de ler o post sobre O que levar para o Caminho, e se quarentena te deixou sedentário (a) leia também o texto sobre Preparação Física. […]

  3. Renata Giampani says: Responder

    Olá Denise. Seu blog me ajudou muito a montar minha mochila. Estou muito empolgada. Mas me restou uma dúvida. Eu li em alguns lugares que seria necessário usar duas meias (uma liner e por cima uma Coolmax). Você acha necessário? Protege mais contra bolhas ou apenas a Coolmax já é suficiente (achei uma da Lupo – seria essa?)
    Obrigada

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Renata,

      Fico muitíssimo feliz em saber que as minhas dicas tem sido úteis para você. Essa questão das meias é bem pessoal. Eu por exemplo comecei fazendo com as duas, depois desisti, achei que esquentava muito, e fiquei apenas com a de Coolmax. A liner tem a função de proteger os seus pés da fricção causada pela meia de coolmax que são mais grossas e em alguns modelos podem possuir costuras, se a sua for macia, pode ser que não precise da liner. A melhor forma de saber o que será melhor pra vc é testando, não tem outra forma.

      Espero ter ajudado.

      Um abraço e buen camino.

  4. Ola Denise Santos! Fui convidado pelo meu amigo Dr. João Emílio, que vai fazer essa caminhada, juntamente com seu genro, Danilo, e me deu de presente essa viagem também, tudo pago,” um ato de PAI para FILHO, essa aventura, e peregrinação, CAMINHO SANTIAGO DE COMPOSTELA. Suas informações são preciosas, muito obrigado.

    1. Denise Santos says: Responder

      Que demais Marco! Tô precisando de um amigo assim. kkkkkk
      Fico feliz em poder ajudar.
      Abç.
      Denise

  5. Olá! Gostei muitos das suas informações, grata por compartilhar!
    Gostaria de saber onde você comprou seu poncho com capuz para chuva, pois estou com dificuldades de encontrar pela internet um modelo adequado. Fico grata se puder me responder. Um abraço!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Camila.
      Fico feliz em ajudar. 🙂
      Eu comprei o meu poncho na Decathlon.

      Abraço
      E Buen camino.

  6. Adorei a sua comentacao e os conselhos para o que faz falta para essa caminhar a que ja esta progamada para o mes de septembre de 2018 foi com imenso prazer que guardo em mémoria estes conselhos ja comprei as botas para comecar a caminhar com elas para depois nao ter problèmes com os pés muito obrigada pela coragem que oferece !!!Adelaide e Geneviève

    1. Denise Santos says: Responder

      Que delícia! Que setembro chegue logo.
      Buen camino Adelaide e Geneviève.

  7. Andre Chaves says: Responder

    Ola Denise,
    Moro em Portugal , sou brasileiro mas optei por iniciar no caminho Frances , iniciando de Leon -ES na Galicia. Acho q sao 300km ate Santiago. Ali chove muito? Pretendo ir agora dia 15 de Abril/2018.

    Nao gosto de botas. Vc me indicaria ir com cano curto impermeavel? E as meias anti bolhas? Funcionam ou é lenda?

    1. Denise Santos says: Responder

      Ai Andreeee…vc só fez pergunta difícil! kkkkk
      Falar de clima é bem complicado pq é imprevisível, abril é primavera, em tese é uma época que chove um pouco mais sim, mas tudo pode acontecer! Por isso, vá preparado com uma boa capa, e seja o que Deus quiser.
      Eu acho bota mais recomendável pq protege os tornozelos, e o caminho tem muitas pedras soltas, mas também não me adapto com as de canos muito longo, a minha era de cano médio da Salomon. Aliás eu recomendo muito os calçados da Salomon, comprei uma bota da North Face recentemente que não chega nem aos pés da que eu usei no caminho, acredita que ela escorrega no molhado??? Vi que a Salomon tem um tênis pra trilha impermeável (Gore-Tex, procure sempre os calçados com esse material, independentemente da marca) que talvez seja o que você procura, certamente aí em Portugal você encontrará mais modelos dos que os que chegam aqui no Brasil.
      Bolhas é outro ponto controverso. Eu acho que pode ajudar sim, o que dá bolha são os pés suados em atrito com o calçado, e as meias anti bolhas evitam que os pés fiquem úmidos. No meu próximo caminho, vou investir em meias melhores, pois tenho a pele muito sensível, consigo ter bolhas até usando chinelo!
      Escrevi um post sobre esse tema, dá uma olhadinha aqui: http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/08/17/comoprevenirbolhas/

  8. Oi Denise, estou muito grato pela tua informação.
    Será que para o ano 2018 vai andar pelo caminho Português da Sé de Braga a são Tiago Compostela … gostava de encontrar você pelo caminho.
    Obrigado

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Paulo,
      Adoraria, porém, até o momento não tenho planos, mas vou ficar esperando os seus relatos de viagem, ok?

      1. Olá Denise.
        Estou muito grato pela sua resposta.
        Por enquanto vou comparar um “sapato” adequado e treinar, com o passar dos meses logo pensarei na data.
        Olhe muita saúde e “Bom caminho”.

        1. Denise Santos says: Responder

          Isso mesmo, vai se preparando com calma.
          Bom caminho pra vc.
          Abç.
          Denise

    2. Andre Chaves says: Responder

      Paulo. Quando voce vai iniciar sua jornada? E de onde? Abs andre

  9. antonio fernandes says: Responder

    Durante cerca de 2 horas, fui lendo e recordando , aqui e ali, passos e trechos dos Caminhos que já fiz …
    Parabéns ,pelo excelente trabalho, que compartilha e com certeza ajuda outras pessoas a fazer ” novos Caminhos”..

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada Antônio.
      Sabe que pra mim tmb é assim, enquanto estou escrevendo, vou refazendo o meu caminho, uma delícia.

  10. Stephanie Soares says: Responder

    Oi Denise! Encantada com seu ótimo blog!!! Este é um sonho guardado e a decisão agora veio mais ou menos como o seu relato do ‘por que’ fazer o caminho… Priorizei muitas coisas antes e agora sinto que chegou a hora. De repente. Por mim.
    Decidi recentemente e como não estão tão preparada ainda fisicamente vou começar por um caminho mais curto – o inglês – e gostando, pretendo voltar e fazer o francês.
    Ler suas experiências tem sido de grande valia para que tenha mais ânimo já que também irei só.
    Obrigada por compartilhar.
    Grande beijo,
    Stephanie

    1. Denise Santos says: Responder

      Olá Stephanie, muito obrigada pela sua mensagem, fico muito feliz que tenha tomado a decisão de fazer o caminho, não adie mais esse sonho, é uma experiência inesquecível, vc vai querer repetir tenho certeza. E se eu puder te ajudar de alguma forma, ficarei feliz.

      1. Stephanie Soares says: Responder

        Obrigada por responder, Denise!
        Quanto tempo você teve de preparação física, Denise? Vou no meio de setembro e faço academia normal (4, 5 x/semana) e gostaria de saber sobre isso. Acha que é o suficiente para esse trajeto menor? (Fora amaciar as botas como já li que vc indicou).
        Não pretendo dormir em albergues e vi que o caminho inglês não tem tantas opções de hotéis, então é mais prudente já sair com tudo reservado daqui, não?
        Beijos

        1. Denise Santos says: Responder

          Oi Stephanie,
          Eu sempre quis fazer o caminho, mas nunca conseguia tirar férias completas, ou seja, 30 dias. Por isso fui adiando, mas aí veio a crise e eu fiquei desempregada. Foi nesse momento que tomei a decisão, e 30 dias depois estava em Saint Jean Pied de Port. Assim como vc, eu frequentava acadêmica, umas 4 vezes na semana, fazia tanto exercícios aeróbicos como musculação que é bem importante. Ou seja, eu não fiz nada específico para o Caminho. Vc terá mais tempo, por isso poderá fazer um treino focado nesse objetivo. Comente com o seu instrutor sobre o Caminho, assim ele poderá te preparar melhor, fortalecendo não só a musculatura das pernas como tmb da coluna.
          Quanto aos albergues, é verdade que no Caminho Inglês a oferta de hospedagem é menor, mas tmb a quantidade de peregrinos é reduzida, por isso acho que não é tão arriscado, mas se vc se sentir mais segura poderá reservar pelo Booking. Lembrando que nos albergues municipais e religiosos não aceitam reservas, por isso vc teria que ficar em instituições privadas e até mesmo em hotéis, que são mais caros.
          Existe um risco… vc pode ter algum imprevisto, como uma bolha ou uma dor, e ter que parar de caminhar antes da cidade que vc reservou, daí todo o seu planejamento vai por água abaixo.
          Para minimizar esse risco, vc poderá reservar diariamente a hospedagem.
          Se for usar o Booking, poderá fazer pelo link que tem aqui no blog, assim vc tmb me dá uma forcinha pra gente.
          Abraço
          Bom caminho.

          1. Stephanie Soares says:

            Obrigada pela resposta, Denise! Super útil! Seguirei sua sugestão de reserva pelo Booking por aqui pelo menos pros primeiros dias que sei que estarei com mais gás e vou reservando os demais no decorrer da viagem, de acordo com meu ritmo.
            Beijo

  11. Luis Enrique Ch. says: Responder

    Importante un listado concreto de lo imprescindible en Invierno ahorab en diciembre por el camino Frances desde Pamplona!. Gracias.

    1. Denise Santos says: Responder

      Muy buena sugerencia. Voy a buscar más información sobre este tema para escribir algo.
      Gracias.

  12. Olá Denise, parabéns pelo blog, muito bem escrito e esclarecedor. Pode me dizer como estava o clima no período que foi foi? Muito frio, chuva…. estou planejando ir nesse mesmo período de 2017. Conhece ou conheceu alguém diabético que fez o caminho? Estou precisando de algumas dicas sobre bolhas, pés, dores pois devido a diabetes precisarei de cuidados mais que redobrados. Obg

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Cleide, muito obrigada pelos elogios, tento fazer o blog da melhor forma que posso, é muito gratificante receber comentários como o seu. Eu comecei o caminho dia 20/10/2015, fazia bastante frio, principalmente durante as manhãs e noites (6 a 10 graus). Peguei alguns dias de chuva, na verdade garoa, mas foram poucos se pensar no período todo. Nessa época todas as manhãs tem neblina, o sol só consegue vence-la por volta das 11h, por isso é bastante úmido, eu usava o capuz da minha jaqueta quase todas as manhãs, senão o cabelo molhava. Apesar de não gostar de frio, eu achei bacana fazer o caminho nesse período, pois a caminhada não fica tão cansativa, não tem aglomeração de peregrino, mas ao mesmo tempo não é solitário de mais. Leve luvas, pois segurar o bastão no período da manhã é punk! Se vc encontrar alguma que seja impermeável melhor, assim vc poderá usar tmb na chuva, eu comprei uma em Burgos que era uma imitação de couro que deu super certo.
      Quanto as bolhas eu escrevi um post sobre isso, veja aqui:
      http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/08/17/comoprevenirbolhas/
      Eu não conheci nenhum diabético no Caminho, pelo menos não que eu saiba, mas vi no site da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago que existem dois artigos relacionados a esse tema, dá uma olhadinha aqui:
      http://www.caminhodesantiago.org.br/Preparacao/AreaMedica/JAN_Diabeticos.html
      http://www.caminhodesantiago.org.br/Preparacao/Doencas/CuidadoPes.html
      Espero que esses links possam te ajudar. Conte comigo se precisar de mais alguma informação.
      Buen Camino.

  13. Olá Denise!! Participei do Seminário Mulheres (Diego Davila), excelente. Estou encantada com seu blog, muito esclarecedor, leitura fácil, maravilhoso. Se Deus permitir em abril/2017 farei o Caminho. Já informei meu e-mail e aguardarei ansiosa novo post. Carinhoso abraço, Musa

    1. Denise Santos says: Responder

      Eu é que estou encantada com o seu comentário. Obrigada por seguir o blog e por dar esse feedback tão carinhoso.
      Buen Camino.

  14. irani c brito says: Responder

    Oi adorei suas dicas por favor com a marca da sua bota grata..

    1. Que bom! 🙂 As minhas botas são Salomon, eu gostei bastante delas. São impermeáveis, por isso são bem quentes, não sei se eu iria com um modelo assim no verão, mas pra época que eu fui foram perfeitas.

    2. irani c brito says: Responder

      Oi qual a marca do poncho jaqueta impermeável e mochila que você usou vou em junho 2017 moro numa cidade do interior sessenta mil habitante não tem nada vou comparar pela internet
      grata

      1. Denise Santos says: Responder

        Ola Irani,
        Tanto o meu poncho quanto a mochila de 50 litros são da Quechua, que é a marca da Decathlon. O poncho foi ótimo, bem leve e comprio, como eu queria. A mochila não é das melhores, mas também não posso reclamar. No meu próximo caminho eu vou procurar uma um pouco menor, no máximo 40L e mais leve. Hj mesmo vi uma na Decathlon que me pareceu muito legal, pois além das características que eu mencionei, ela tem uma telinha que mantém as costas da mochila distante do corpo, assim não absorve o suor, é mais fresquinha pra carregar sabe, outra característica bacana é que ela tem a versão feminina, que se ajusta melhor ao nosso corpo e por isso fica mais confortável de carregar, tudo de bom. Entretanto eu não gostei do sitema de abertura, a que eu levei no caminho era legal pq o ziper abria inteiro, como se fosse uma mala, assim ficava mais fácil de organizar tudo, quando eu precisava pegar alguma coisa que estava lá eu baixo, não precisava tirar tudo que estava por cima. Da uma olhada nos links abaixo que vc vai entender melhor.

        MOCHILA DA TELINHA: http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/mochilas-de-trilha-e-passeio/mochilas-de-trilha-de-10-a-40-litros/mochila-forclaz-40-air-1?skuId=1806235

        MINHA MOCHILA: http://www.decathlon.com.br/trilha-trekking/mochilas-trekking/mochilas-trekking-de-50-a-90-litros/mochila-forclaz-50?skuId=1809066

        Bjs.
        Denise

      2. Oi Irani, quando vc vai? também vou começar o caminho em Junho em SJPP. Estou em dúvida se no período faz ou não frio.

  15. Oi, Denise. Muito bom mesmo. Estava faltando um espaço bem esclarecedor e com tudo junto prá facilitar a vida do futuro peregrino. Tenho período livre de 26/12/2016 a 20/01/2017. Pretendo ir neste intervalo. Como é a temperatura? Pode me dar alguma dica sobre este período?

    1. Bem-vinda ao blog Regina, fico feliz que tenha gostado. Toda semana tem conteúdo novo, é só passar por aqui ou assinar o aviso por e-mail alí no cantinho.
      Agora, vamos a sua pergunta…Essa época que vc menciona é invernão, com direito a neve pelo caminho, e perigo real nos Pirineus. Você precisará estar muito bem agasalhada para não correr o risco de ter uma hipotermia; por conta disso a sua mochila será mais pesada do que se você fosse em outra época do ano. A quantidade de peregrinos reduz drasticamente, e por conta disso a maioria dos albergues fecha, logo você terá que se planejar direitinho. Aqui vão alguns números fornecidos pela Oficina de Acogida al Peregrino, para você ter uma ideia do fluxo de peregrinos: durante todo o ano de 2015, 262.459 pessoas chegaram a Santiago, só em outubro que foi o mês que eu fiz o caminho foram 25.574, já em janeiro, apenas 1.304 peregrinos chegaram a Santiago. Em resumo, fazer o caminho nessa época é para os valentes, para aqueles que não se incomodam com tanto frio e gostam de planejar tudo bem detalhado.
      Bjs e bom caminho

      1. Denise,muito grata pela resposta. Gostaria que você desse uma olhadinha no seu e-mail. Seria possível você analisar minha solicitação? Agradeço, depois te dou os detalhes. Sucesso!

        1. Oi Regina, não chegou nada no meu e-mail.

  16. Cleide Antônia Francisco Pablos Pinto says: Responder

    Dê, adorei!! Bastante esclarecedor e interessante! Para quem tem esse sonho, com certeza decide- se, para quem por curiosidade visita seu blogue fica instigado a seguir os seus passos!
    Lembro- me ,que disse a vc quando soube da sua peregrinação , que era um chamado de Deus pra vc! Nesse momento fico na expectativa, se ele me conceder essa graça direi com muita fé : ” Eis me aqui Senhor!!!!
    Orgulhosa de vc!!! Quanta admiração! ! Te amo mineirinha espanholada
    Tio Gera colocou na página inicial do tablet para ler demoradamente e curtir cada foto e cada detalhe!!!

    1. Que legal que gostou.

    2. Tia querida, como é bom receber a sua mensagem e o seu apoio.
      Obrigada do fundo do coração.
      (Valeu tio Gera!!!!!)

  17. Cláudio Francisco Pablos Júnior says: Responder

    Legal Dê, muito bom mesmo, várias dicas fundamentais para quem vai lá. Inclusive no meu caso você já fez ansua parte, só falta agora eu colocar os pés na estrada kkkkk, as dicas estão aí!!!!!. Um dia vou com a Kelly. Bjos

    1. Vão mesmo, vocês vão se apaixonar.
      Recomendo.

  18. Alethéia B P Barbosa says: Responder

    Adorei! Recomendo!
    Completo e objetivo!
    Interessante até pra quem não tem “ainda” a intenção de fazer o caminho!

    1. Denise Santos says: Responder

      A idéia é essa, encorajar as pessoas a fazer o caminho, que é simplesmente apaixonante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.