SANTIAGO, A HISTÓRIA DE UM PESCADOR

Quando despertou naquela manhã, Tiago, filho de Zebedeu e Salomé jamais poderia imaginar a mudança que estava por vir, afinal parecia um dia como outro qualquer na praia de Betsaida na Galileia, mas foi exatamente nesse local que tudo mudou.

Tiago e seu irmão João eram pescadores e consertavam a rede quando Jesus apareceu e ordenou que eles lançassem a rede ao mar. Para assombro de todos, quando eles arrastaram a rede se depararam com uma enorme quantidade de peixes. Tiago e João ficaram tão admirados com esse milagre que decidiram largar tudo e seguir Jesus.

Um pouco mais tarde os irmãos foram escolhidos pelo próprio Jesus para serem seus apóstolos. O temperamento forte e impulsivo de Tiago e João se manifestava quando eles encontravam com a indiferença daqueles que rejeitavam os ensinamentos de Jesus, provavelmente por isso Ele os apelidou de “filhos do trovão”.

O tempo passou e o então apóstolo Tiago tornou-se muito próximo de Cristo, sendo um dos poucos que presenciou a transfiguração de Jesus, a agonia no Getsêmani, além de diversos outros milagres.

O apóstolo Tiago na Galícia.

DSC_0595_2

Após a morte do seu mestre, o apóstolo Tiago foi para a região onde hoje é a Galícia, na Espanha, com objetivo de disseminar os ensinamentos de Jesus, conforme Ele mesmo havia orientado. O apóstolo fez a viagem de barco partindo de Jerusalém e chegando à Finis Terrae (Finisterre), local onde de fato acreditava-se que era o final da terra. Entretanto, parece que Tiago não teve muito êxito na região, até então povoada pelos celtas que eram mais naturalistas, cultuavam o sol, as estrelas, o mar, os rios, etc.

Em 44 D.C desapontado com o seu insucesso, o apóstolo Tiago decidiu voltar a Jerusalém para celebrar a Páscoa, chegando lá foi preso e decapitado por ordens do rei Herodes Agripa I, neto do outo Herodes que era rei na época que Jesus nasceu, a ideia era intimidar os cristãos, mas a estratégia não deu muito certo, e a palavra do mestre só se multiplicava.

Guia C Primitivo

Herodes Agripa mandou jogar o corpo do apóstolo Tiago no pasto para os cachorros comerem, mas Atanásio e Teodoro, que eram discípulos fiéis de Tiago, recolheram os seus restos mortais, colocaram dentro de uma pesadíssima arca de pedra e levaram de barco para ser enterrado na Galícia em Iria Flávia, hoje Pardón. Chegando lá pediram permissão para enterrar o corpo do apóstolo nas terras da rainha Lupa que governava essa região.

A conversão da rainha pagã.

Lupa era pagã e diante do pedido achou mais divertido dificultar do que simplesmente negar, por isso cedeu dois touros selvagens para transportar o corpo do apóstolo, acreditando que essa seria uma tarefa impossível de se realizar, entretanto, os dois animais tornaram-se mansos e domesticados milagrosamente. Diante desse acontecimento, a rainha permitiu que o apóstolo fosse enterrado em suas terras sem maiores transtornos e se converteu ao cristianismo.

Teodoro e Anastásio cuidaram do túmulo de Santiago até que ambos morreram e foram enterrados ali mesmo ao lado de seu mestre. Com o tempo, todos esses acontecimentos, assim como os túmulos, foram esquecidos.

O Campus Stellae

Foi só no ano de 813 que o ermitão Pelágio viu uma chuva de estrelas lá pelas bandas do bosque Libredón. O ermitão foi até o bispo da região, Teodomiro, relatou o ocorrido e imediatamente todos se dirigiram para o local indicado e lá encontraram as ruínas das 3 tumbas.

Assim que soube da descoberta, o rei Afonso II foi até o túmulo do apóstolo, tornando-se assim o primeiro peregrino a fazer o Caminho até Santiago, o percurso feito por ele é o que conhecemos como Caminho Primitivo. Este rei, ordenou a construção de uma capela no local que ficou conhecido como Campus Stellae (Campo de Estrelas), hoje Santiago de Compostela.

A notícia se espalhou rapidamente por toda a Europa, surgiram vários milagres atribuídos a Tiago, e o apóstolo passou a ser chamado de Santiago. Milhares de pessoas começaram a peregrinar até o tumulo do apóstolo, dando origem aos diversos Caminhos de Santiago. De repente a capela ficou pequena demais diante da grandiosidade desse apóstolo, e em 1075 iniciou-se a construção da magnífica catedral que recebe até hoje os peregrinos do mundo inteiro.

tumulo_santiago

Atualmente a maioria das pessoais que realizam a peregrinação, não a fazem por motivos religiosos, eu mesma não fui motivada por isso. Entretanto, todos só consideram a missão cumprida após entrar na catedral, onde repousa os restos mortais de Santiago, e assistir à missa, se tiver botafumeiro, melhor ainda – incensário imenso que pesa 62 kg e mede 1,60m de altura e é tradição nessa Catedral – Não importa a sua crença, essa cerimônia vai tocar o seu coração. A emoção é indescritível, um misto de vitória, bênção e amor. Algo que jamais serei capaz de explicar.

O que é lenda, o que é fato, isso nós nunca saberemos, entretanto, eu posso afirmar que o Caminho é mágico e transformador. As vibrações de amor e ternura que os peregrinos recebem durante o caminho são regenerativas, não é terreno, é espiritual e muito forte, só entende quem fez. O fato é que um “simples” pescador, que em princípio parece ter falhado em sua missão de propagar os novos ensinamentos, hoje é responsável pela terceira maior peregrinação do mundo cristão, perdendo apenas para Roma e Jerusalém. Até hoje existem dúvidas se os restos mortais são mesmo de Santiago, mas quer saber? Isso é o que menos importa.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

12 Replies to “SANTIAGO, A HISTÓRIA DE UM PESCADOR”

  1. Dário Leno de Souza Farias says: Responder

    Nas décadas de 1940 e 1950 escavações arquelogicas comprovaram a veracidade do túmulo de Santiago, datado no séc I d. C…
    Além da própria Tradição da Igreja sempre apontar o local sagrado.

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada pela contribuição Dário.
      🙂

  2. Denise, gratidão por seu blog e artigo, muito esclarecedor.
    Irei ao Caminho em setembro de 2019, sem muito preparo físico, mas com a vontade de me lançar, talvez um chamado……irei assim mesmo. Forte abraço.

    1. Denise Santos says: Responder

      Isso mesmo Marcia, se joga e vai fundo. Se bem que até setembro dá pra melhorar o condicionamento. 🙂
      Conte comigo, ficarei feliz em ajudar, se tiver dentro das minhas possibilidades.

      Abraço, e buen camino.

  3. Fabiola Fernandes says: Responder

    Amei seu blog, Estou começando as preparações para fazer o caminho, ou em 2020. Suas dicas e informações me foram de grande valia, mil vezes obrigada.

    1. Denise Santos says: Responder

      Fico muito feliz em saber que estou te ajudando Fabiola. Conte comigo sempre que precisar.
      Buen camino.
      Denise

  4. Ola DENISE,
    Gostei muito do seu blog . As infomacoes sao muitos precisas.
    Estou me preparando para fazer o caminho e todas as informacoes contam.
    Muito bom.
    Bella

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Bella, que legal! Fico feliz que as informações estão ajudando no seu planejamento, acabei de publicar mais um post bem útil para quem está nessa fase, espero que goste.

      Buen camino.
      Denise

  5. Me ha gustado este artículo, muchas gracias por compartirlo y sigue así.

    1. Denise Santos says: Responder

      Gracias Mobidea. 🙂

  6. Cristiane Oliveira says: Responder

    Uauuu!!!
    Amei seu texto… Era um texto assim que eu estava procurando a um bom tempo.
    Gratidão!!!
    Iniciarei meu Caminho dia 26/09 quero mesmo estar nesse Campo de Estrelas.
    Abraços com carinho.
    Cristiane Oliveira

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que te inspirou Cristiane, o seu sonho em breve irá se realizar, não é d+???? Mande notícias do seu caminho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.