MELHOR CALÇADO PARA O CAMINHO DE SANTIAGO

Hoje vou falar de um dos assuntos mais controversos pra quem vai fazer o Caminho de Santiago. Muito mais polêmico que bolacha ou biscoito, macaxera, aipim ou mandioca, mexerica ou bergamota, ou cores que meninos e meninas devem usar. O tema de hoje é: Qual o melhor calçado para fazer o caminho de Santiago.

É um assunto tão polêmico que acho que foi por essa razão que demorei tanto pra escrever sobre ele. Isso porque a escolha do calçado para o Caminho de Santiago não é simples, envolve a anatomia de cada pessoa, o peso, a forma de pisar, e todas as características que fazem de cada um de nós seres únicos. Sendo assim, borá encarar o desafio…

Bota ou Tênis? Qual o melhor calçado para o Caminho de Santiago?

Provavelmente a primeira pergunta que todos sempre fazem é: Qual o melhor calçado para o Caminho de Santiago? Bota ou tênis?

Tecnicamente falando são as botas, já que elas protegem os tornozelos, e isso é muito importante nos terrenos irregulares que encontramos no Caminho, evitando entorses e tendinites. Outro ponto importante, é que nas descidas, as botas ficam ajustadas aos tornozelos, evitando que os dedos toquem na ponta do calçado, o que gera incomodo e até perda de unhas em alguns casos.

banner grande horizontal

Acontece que algumas pessoas não se adaptam às botas, se esse for o seu caso, é melhor não insistir, adquira um bom par de tênis, específicos para trekking,  e faça o seu Caminho feliz da vida, afinal, o mais importante é que você fique confortável, e que o calçado  tenha as características que a jornada pede. E você sabe quais são elas? Pois eu vou te contar.

Características do calçado ideal para o Caminho de Santiago

Flexibilidade e Peso

Independentemente de ser bota ou tênis, é importante que seja flexível e leve, visto que são muitas horas e dias caminhando, o calçado tem que acompanhar os movimentos dos seus pés. Por isso as botas de montanhismo, NÃO são adequadas para o Caminho, são muito rígidas, quentes e pesadas, perfeitas para quem vai subir montanhas, ou fazer trekking com acampamento,  que os praticantes carregam mochilas pesadonas, com barraca, comida, utensílios de cozinha, e vários outros itens. Não é o nosso caso, comparado com essa galera, a nossa mochila é leve.

Impermeável e respirável

O seu calçado precisa ser impermeável para evitar que os seus pés fiquem molhados em dias de chuva, entretanto, é fundamental que tenham um bom sistema de ventilação, para que o suor evapore, deixando os seus pés secos nos dias quentes, caso contrário, é bolha na certa. As maiorias dos bons calçados utilizam a tecnologia Gore-tex®, que é uma membrana de teflon com micro furinhos, tão pequenos, que a água não entra, mas que são grandes o suficientes para o vapor da transpiração sair. Em alguns casos esse nome pode aparecer abreviado junto com o modelo do calçado. Exemplo: Salomon Ellipse 2 MID LTR GTX  / The North Face Hedgehog Fastpack Mid GTX .

Aqui vale uma ressalva… O Gore-Tex é muito bom, mas torna o calçado mais quente, se você for no verão (julho/agosto) e transpira muito nos pés, avalie a possibilidade de ir com um calçado que não seja impermeável, pois não chove tanto nessa época.

Guia C Primitivo

Solado aderente

Tem que ser adequado aos terrenos irregulares do caminho, com boa tração para evitar que você escorregue nas pedras soltas e no barro. Se você pegar muita chuva, é certeza que vai se deparar com lama, e nesse caso, as botas levam vantagens, pois o tênis pode grudar no barro e sair dos pés. Duvida? Então dá uma olhada na foto abaixo. Veja a quantidade de barro!

Amortecimento

Para o seu conforto e para evitar problemas nas articulações é fundamental que o calçado absorva bem o impacto, e, portanto, que tenha um bom sistema de amortecimento.

Biqueira

É aquela proteção que fica na frente das botas, que vão evitar que você se machuque se eventualmente der uma topada em alguma pedra.

Clique aqui para saber tudo sobre o Caminho Português; quilometragem, infraestrutura e principais variantes.

Tipos de botas

No mercado existem botas de cano baixo, médio e alto. Quanto mais alto for o cano, maior a quantidade de presilhas para prendê-las nos tornozelos, e consequentemente, maior a estabilidade. E você já deve estar querendo saber qual a mais indicada para o caminho, e a resposta é a de sempre: O calçado ideal depende de cada um. Você terá que experimentar e ver qual altura se adéqua melhor a sua anatomia.

Particularmente eu não vejo necessidade de comprar uma bota de cano alto, mas se isso te der mais segurança, vá em frente. Afinal: O calçado ideal depende de cada um.

 

10 Dicas de como escolher o melhor calçado para o Caminho de Santiago.

Existem muitas marcas boas no mercado, Salomon, Columbia, The North Face, Snake (nacional), Quechua, Chiruca são algumas das mais famosas. E para saber qual é a sua bota ou tênis ideal, não tem outro jeito, só experimentando mesmo. Sendo assim, preparei uma lista de dicas pra te ajudar nessa jornada:

  1. Procure ir a lojas especializadas em esportes de aventura, onde os vendedores são mais técnicos, e poderão te ajudar a escolher modelos que tenham as características que mencionei acima. Se você chegar à loja, e falar para o vendedor que vai fazer o Caminho de Santiago, e o cara não souber do que se trata, é um mau sinal, procure outra.
  2. Antes de comprar os calçados, compre as meias, e leve elas quando for experimentar as botas
  3. à loja no final do dia, quando os seus pés já estiverem inchados e cansados.
  4. A bota tem que ser no mínimo um número maior que o que você usa habitualmente.  Dica para saber se o tamanho está bom: vista as botas, com as meias que você vai levar para o Caminho, empurre os seus pés até eles tocarem a biqueira, se sobrar um espaço de pelo menos um dedo entre o calcanhar e a bota, o tamanho está correto.
  5. É importante experimentar os dois pés, pois todos nós temos um pé um pouquinho maior que o outro.
  6. Caminhe pela loja, dê uns pulinhos, suba escadas se existir alguma no local. Observe atentamente se não existe nenhum desconforto e se você está se sentindo bem com as botas escolhidas.
  7. Não tenha pressa, mas também não perca tempo experimentando botas que não tenham as características que você precisa, senão vai correr o risco de ficar ainda mais confuso.
  8. Eu pessoalmente prefiro os modelos de botas masculinas, pois geralmente são um pouquinho mais largas que as femininas.
  9. Não economize. Eu sei que as botas são caras, só que esse é o item mais importante. Também não escolha o modelo mais caro da loja, achando que dessa forma estará levando o melhor modelo, isso nem sempre é verdade. Repita o mantra: O calçado ideal depende de cada um. Mas acredite, é possível chegar ao meio termo, ou seja, comprar um ótimo calçado por um preço intermediário, não vou dizer barato, porque não existe bota para trekking boa e barata.
  10. Atenção para a dica mais importante de todas: Você precisará amaciar a sua bota antes de ir para o Caminho, assim ela vai pegar o formato dos seus pés e ficará mais confortável. O recomendável é utilizá-la por pelo menos 2 meses antes de começar o Caminho. Em hipótese alguma vá com um calçado novinho.

Como ajustar a bota

Ajustar corretamente é fundamental para a sua segurança e o seu conforto. As botas precisam  estar bem presas, evitando que o seu calcanhar fique levantando dentro do calçado, somente dessa forma os seus tornozelos estarão protegidos. Nas subidas, caso te incomode, você poderá deixar um pouco, veja bem “pouco”, solta nos tornozelos, o suficiente apenas, para que você tenha uma boa flexibilidade na passada. Já nas descidas, devem estar bem ajustadas, para que seus pés não escorreguem e seus dedos não fiquem batendo na biqueira, além de bolhas, esse atrito pode gerar algumas perdas de unhas.

Encontrei um vídeo muito legal do pessoal da loja Arco e Flecha,  uma verdadeira aula de amarrações. Clique aqui para ver.

As Meias são muito importantes

De nada adianta você investir em uma superbota e pegar qualquer meia que está aí na sua gaveta. Compre meias específicas para trekking, pois elas não tem costuras e possuem a densidade adequada para serem usadas com botas em longas caminhadas. São feitas de CoolMax®, fibra sintética que propiciam a evaporação do suor, evitando o surgimento de bolhas. Além de tudo isso, são mais reforçadas nas partes de maior atrito com a bota.

Você também poderá utilizar duas meias, as conhecidas como duas camadas, mas, novamente: não são quaisquer meias, são aquelas que foram desenvolvidas para essa finalidade, Ok?

A primeira camada, também chamada de segunda pele ou liners, são mais fininhas, e servem para manter os pés secos, pois evaporam o suor rapidamente. A segunda camada é composta de meias mais fofinhas para proporcionarem mais conforto aos seus pés.

Para quem sua muito nos pés, ou vai fazer o Caminho no verão, vale a pena levar pares de meias extras, e trocar durante o dia, quando sentir que os pés estão suados. Isso certamente evitará muitas bolhas. Escrevi um post inteirinho sobre como prevenir e tratar bolhas, dê uma olhadinha.

Quando for comprar as meias, tome cuidado para adquirir o tamanho certo, se ficarem grandes, vão enrugar dentro da bota e poderá causar desconforto e bolhas, e se ficarem pequenas, poderão comprometer a circulação e vão incomodar muito.

Minha Experiência com  o calçado para o Caminho de Santiago

Eu fiz o Caminho com uma da Bota Salomon de cano curto, essa da foto acima, e fiquei bastante satisfeita, na verdade eu amei. Tive um único problema com ela, que foi o cadarço, na metade do Caminho ele arrebentou, e eu tive que apelar para gambiarra. Na verdade, eu tinha certeza que isso aconteceria, era muito fininho, então não foi surpresa alguma quando ele foi pro beleléu.

Depois do Caminho, minha Salomon me acompanhou por mais algumas aventuras, e mesmo com a sola bastante gasta, ela nunca me decepcionou. Até que no ano passado, em uma viagem, eu vi uma  Bota Hedgehog The North Face em promoção e comprei (foto abaixo). Ela tem o cano um pouco mais alto que a minha bota anterior, e confesso que no começo isso me incomodou bastante, mas acabei me acostumando, pois a estabilidade que ela proporciona é muito boa.  Essa bota ainda não fez o Caminho, mas me acompanhou em algumas trilhas, enfrentou barro, chuva, pedra e até um pouco de neve, por enquanto o único ponto negativo que eu percebi, foi quanto ao solado, que por incrível que pareça fica bem escorregadio em pedras molhadas e no barro, o que me deixa sempre em estado de alerta.

E aqui vai uma ajudinha extra, preparei uma pequena seleção de botas, e alguns tênis, que são apropriados para fazer o Caminho de Santiago, da uma olhadinha abaixo. 🙂

Minha gente, é isso. Espero que esse post ajude  você a encontrar o seu calçado para o Caminho de Santiago.  Se quiser saber mais sobre os outros itens que são necessários, clique aqui.  Também escrevi outros textos bem completos, sobre bastões de caminhada, mochilas, e sacos de dormir.

Ah, aqui no blog, tem uma seleção de livros sobre o caminho, se quiser dar uma olhadinha.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

32 Replies to “MELHOR CALÇADO PARA O CAMINHO DE SANTIAGO”

  1. Olá, Denise! Muito obrigada pelas informações, estou montando meu enxoval com a sua ajuda 🙂 Você conhece alguém que tenha feito o caminho com uma bota Vento, teria alguma indicação sobre ela? Obrigada!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Mariana, sabe que eu tmb queria! kkkk
      Bota brasileira, tem uma versão vegana e é bem mais barata, estou louca pra testar.

  2. Paulo Dantas says: Responder

    Olá Denise bom dia! Excelentes dicas no seu Blog!!
    Estamos planejando fazer o Caminho em 2023. Com relação as botas:
    Existe bota com pisada supinada? ou é necessário botar uma palmilha? Acho que caminhando 6 hs/dia com certeza deve dar problema no joelho!!
    Att,

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Paulo, boa pergunta! Vou pesquisar sobre isso. Nunca ouvi falar. Mas na px quinta 28/10, farei uma live com um especialista, vou questioná-lo sobre isso. Será no Instagram, caso queira assistir.

  3. Margarida Goncalves says: Responder

    Olá Denise. Parabéns pelo seu blog! É a primeira vez que vou fazer o Caminho de Santiago. Tem-me ajudado imenso a escolher vários items. Tenho 3 botas de caminhada de cano médio, da Merrell, mas todas muito apertadas com meia de caminhada reforçada calçada! Portanto, hoje fui à Decathlon para ver a sua recomendação: Quechua mulher trekking Trek100. Estava indecisa entre essas e as mais caras, mas começaram logo a morder o meu calcanhar. Optei pela sua escolha. No entanto, assim que cheguei a casa, não me pareceu uma boa escolha. Tudo muito plástico! Vou ver as da North Face amanhã. Obrigada do coração

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Margarida, a escolha do calçado é algo muito individual, o que é bom para uns pode ser ruim para outros. Experimente bastante antes de comprar, essa é a melhor coisa a ser feita. Eu fiz o Caminho com uma Salomon e amei. Posteriormente comprei uma North Face para outra trilha, mas não gostei tanto quanto a primeira. Siga as dicas de comprar no final da tarde com os pes já cansados, e sempre no mínimo um número maior, esses cuidados são bem importantes.

  4. SUZANA SOUSA SILVA says: Responder

    Olá. Estou querendo me aventurar nessa caminhada, e fazendo pesquisas me deparei com sua página, que foi além de um achado, um verdadeiro presente.
    Qual o modelo da sua bota?

    1. Denise Santos says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado Suzana, eu fiz o Caminho com uma Salomon de cano médio, modelo masculina, eu adorei, mas acho que saiu de linha, pq não vejo mais em nenhum lugar. Tem uma foto dela aqui nesse post: https://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/04/26/o-que-levar-para-o-caminho/

  5. Raphael Dantas says: Responder

    Parabéns pelo post, muito bem explicado, estava com muitas dúvidas sobre isso.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Raphael, que bom que gostou. Fico feliz.

  6. Obrigada, Denise, seu blog esta me ajudando muito a sonhar com o caminho.
    Voce tem alguma opiniao sobre a BOTA THE NORTH FACE VENTURE FASTPACK II MID GTX ??

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Amália, fico feliz em saber que te ajudo de alguma forma. Não conheço especificamente essa bota, vi na descrição que ela é indicada para caminhadas rápidas no campo ou cidade, por essa descrição não me pareceu ser uma boa opção para O Caminho, eu no seu lugar mandaria um email para a North Face e perguntaria diretamente pra eles.

      Abç.
      Denise

  7. REGINA VERONESI says: Responder

    boa noite, gostaria de fazer o caminho, tem como vc me orientar com quem? tenho 64 anos, estou muito necessitada de fazer esse episodio na minha vida,
    gratidão

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Regina, tudo bem?

      Se vc sente que tem que ir, então não perca tempo. Sei que existem agências na Espanha que fazer esse roteiro, mas sinceramente, vá sozinha que a jornada será muito mais interessante, o Caminho é bastante seguro e tem uma boa estrutura, se vc se planejar direitinho, vai ver que é tranquilo. Vou colocar aqui o link de posts que escrevi para te inspirar um pouco.

      http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/05/13/como-planejar-o-seu-caminho-parte-1/
      http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/06/10/como-planejar-o-seu-caminho-parte-4-quanto-custa/
      http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/09/08/13-coisas-que-ninguem-te-conta-sobre-o-caminho/
      http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/07/13/ocaminhoeseguro/

      Esses textos, são os principais, existem muitos outros que vão te ajudar no planejamento, além disso, existe o curso preparado pelo Diego Davila que é muito bom, e é todo feito em vídeo aulas, dá uma olhadinha: http://curso.meucaminhodesantiago.com/?ref=F4629078S

      E se ainda assim tiver alguma dúvida, estou por aqui.

      Abç.
      Denise

  8. Olá Denise,

    Qual o modelo das suas Salomon da imagem acima?

    Abraço.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Miguel, é uma Salomon X Tiana Mid, não sei se ainda estão fabricando, pois não tenho visto mais esse modelo por aí, mas é uma ótima bota, minha única queixa é quanto ao cadarço, muito frágil, não chegou nem na metade do caminho. kkkk

      Abaço,
      Denise

  9. MAURIZIO MAZZARI says: Responder

    Estou conecan a pesquisar sobre os preparativos.Meu planejamento será para 2021.Adorei o artigo.muito esclarecedor!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que gostou. Fico feliz em poder contribuir de alguma forma.

  10. Oi Denise.
    Seu blog é muito bom, parabens!

    Eu resolvi ir de ultima hora, e não tenho a bota ainda, você me aconselha ir com um novo ou ir com um tenis de corrida usado?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Pedro, por alguma razão eu não vi sua mensagem antes, me desculpe.
      Quando você vai pro caminho? Se estiver muito, muito em cima da hora, melhor ir com o seu tênis mesmo, mas provavelmente ele vai ficar destruído. Eu também não tive muito tempo pra amaciar a minha bota, creio que comprei com uns 20 dias de antecedência, escolhi um modelo bem confortável, e usava a bendita o dia inteiro, ia com ela pra todo lado.kkkk

  11. Salomon quest 4d 3 gtx é uma boa bota para fazer o caminho?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Carlos, nunca usei esse modelo, por isso vou dar a minha opinião baseada no que vi no site da Salomon. Na verdade só encontrei o modelo Quest Prime, que me pareceu uma superbota! Se for a mesma, acho que você fará uma ótima escolha.

      Abç.
      Denise

  12. Antonio J Juliatto says: Responder

    Passando para registrar o quão importantes são os seus relatos sobre o caminho. Já estou amaciando a Trek 500 da Quechua para sair de SJPP no dia 13 de maio…

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom Antônio!! Fico muito feliz em saber que minhas dicas estão sendo úteis.
      Que vc tenha um lindo Caminho.

  13. Oi Denise, pensando em fazer o caminho, adorei teu post!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Sandra, faz sim, vc não vai se arrepender. Aqui no blog tem vários outros textos que poderão te ajudar na preparação.

      Buen camino. 🙂

  14. Perfeita as suas dicas. Fiz o caminho no verão de 2016 e utilizei uma bota da timberlan.

    1. Denise Santos says: Responder

      Fico que feliz que vc pense assim. Vc gostou da Timberland? Conheci umas 3 pessoas que não se deram bem, por isso nem mencionei.

  15. Fiz o caminho em 2016 e suas dicas foram perfeitas. Obrigada Dê
    Beijos mil

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que gostou Adenilde. Eu lembro qdo vc fez o Caminho.

      Abraço,
      Denise

  16. Luiz Antônio Braga Cruz says: Responder

    Parabéns excelente reportagem sobre o preparativo do camino
    Pois sem os pés em ordem é muito difícil fazer o camino !!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada Luiz, falou tudo.

      Abç.
      Denise

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.