CAMINHO PORTUGUÊS E SUAS VARIANTES

portugal, bandeira

Está pensando em fazer um dos caminhos que partem de Portugal, mas está com dúvidas? Então esse post é para você! Vou falar sobre o Caminho Português e suas variantes, quilometragem e estrutura, assim você vai conseguir eleger a alternativa que melhor atende aos seus interesses.

Os Caminhos Portugueses são muito procurados por brasileiros devido à língua, mas também por serem alternativas mais curtas. Entretanto, te garanto que existem muitas outras vantagens, como boa infraestrutura para atender o peregrino, hospitalidade do povo português e a maravilhosa gastronomia.

Existem muitos Caminhos em Portugal, alguns famosos e com excelente infraestrutura, como os do Porto Central ou da Costa, outros ainda pouco conhecidos, que é o caso do Caminho do Interior,  Da Raia e Via da Estrela. Em realidade, há alternativas em todo país, desde o sul no Algarve, o problema é que muitos deles estão demarcados, mas possuem escassos serviços aos peregrinos, por enquanto! O meu palpite é que esse cenário mude com o tempo e eles se desenvolvam. Entretanto, hoje  vamos falar das principais rotas, aquelas que têm boa infraestrutura, porque afinal de contas, ninguém precisa de perrengue em uma peregrinação.

Mapa dos Caminhos Portuguêses – Associação Portuguesa Amigos Apóstolo Santiago

 

Caminho Português desde Lisboa

bonde em lisboa, inicio do caminho portugues
Lisboa

O Caminho Português começando por Lisboa é uma rota que poucos peregrinos encaram, embora seja bem-sinalizado. O percurso completo até Santiago de Compostela é de 634 km aproximadamente. O grande problema é que o trecho entre Lisboa e Porto, feito em 14 dias, não é muito agradável. Passa por estradas, muitas vezes sem acostamento, parques industriais, longos e monótonos quilômetros em meio a plantação de milho.

Quanto a infraestrutura do trecho Lisboa à Porto, também não é das melhores, com poucas opções de comércio, hospedagem e escassas fontes de água.

Guia C Primitivo

A paisagem melhora a partir do quinto dia, na cidade de Tomar, conhecida pelos e seus diversos monumentos históricos como o Convento de Cristo, cuja construção está intimamente ligada aos primórdios do Reino de Portugal e a Ordem dos Templários.

Depois de Tomar, esse caminho passa por Rabaçal, famosa pelo seu queijo com denominação de origem protegida e, Coimbra que é uma cidade incrível, com um patrimônio arquitetônico histórico impressionante, até chegar em Porto, outra joia portuguesa.

 

Dica: se você tem tempo suficiente e quer conhecer um pouco mais das terras portuguesas, comece em Tomar, para isso, basta pegar um trem em Lisboa até essa simpática cidade, será uma viagem de apenas 2 horas.

 

Caminho Português Central

porto, caminho portugues
Porto

Provavelmente essa é a rota mais popular do Caminho Português. Começa na cidade do Porto, até Santiago de Compostela são mais ou menos 242 km, pode ser feito em 10 ou 11 dias.

Um Caminho com boa infraestrutura e bastante história, vale muito a pena. O trajeto mais conhecido passa por Barcelos, mas existe a variante por Braga.

 

Variante por Braga

braga jardim variante do caminho portugues
Braga

Um pouco menos conhecida é a variante que passa por Braga, uma cidade antiga e muito bonita. A história de Braga começou na Roma antiga em 16 a.C. como Bracara Augusta, tem um vasto patrimônio cultural, considerada a Capital Eeuropeia da Juventude e, em 2021 foi eleita como Melhor Destino Europeu.

Essa alternativa tem 255 km, apenas 13 a mais que a variante por Barcelos. Caso opte por essa rota, vale a pena  acrescentar  um dia em Braga para conhecer essa incrível cidade.

 

Caminho Português da Costa

passadiço do caminho da costa portugues
Caminho da Costa

Ano após ano o Caminho Português da Costa  vem conquistando o coração dos peregrinos. Essa rota também parte do Porto,  tem 258 km. Durante boa parte do percurso se caminha por passadiços, que são corredores de madeira. Uma rota tranquila e fácil, talvez o mais plano de todos os Caminhos.

Para fazer o Caminho da Costa Português, basta seguir por Póvoa de Varzim, na segunda etapa depois de Porto. Quando chegar em Caminha, no quinto dia, existem outras duas variantes.

 

Variante de barco

Caminha no variante do caminho Portugues
Chafariz em Caminha

Em Caminha encontramos o rio Minho, divisa entre Portugal e Espanha. É possível fazer a travessia de barco para a cidade espanhola La Guarda, na sequência seguir para Rosai até Redondela.

 

Variante pela ponte

atravessar para tui, caminho portugues
Ponte entre Valença do Minho e Tui

Nesse caso, quando chegar em Caminha basta seguir em direção a Cerveira, chegando em Valença do Minho vai atravessar o rio pela ponte para Tui na Espanha.

Em Redondela essas duas variantes se encontram novamente.

 

Variante Espiritual

igreja de padron Caminho Portugues
Igreja de Santiago em Padrón

Independente da sua escolha, se foi o Central por Braga, por Barcelos, da Costa de barco ou pela ponte, quanto estiver em Pontevedra, apenas três etapas antes de chegar em Santiago, você vai se deparar com mais uma opção de percurso, a variante espiritual.

A variante espiritual irá margear o rio Ulla, que segundo a tradição católica, foi onde a barca que trazia os restos mortais de Santiago passou quando navegava até Pontecesures. Lá, essa embarcação teria sido amarrada em uma coluna de pedra, chamada Pedrón, que atualmente encontra-se exposta na Igreja de Santiago de Padrón.

Igreja de Santiago em Padron, caminho portugues
Pedrón

Dica: os peregrinos e peregrinas que visitam Padrón tem direito a Pedronía, um certificado emitido pelo centro turístico da cidade ou no albergue peregrino.

Para fazer a variante espiritual basta entrar a esquerda 2 km depois de Pontevedra em direção a Ribadumia (21km), o percurso está sinalizado evidentemente. Para quem optar por essa rota vai acrescentar 3 dias ao Caminho.

 

Caminho Português do Interior

viseu, caminho portugues do interior
Viseu

O Caminho Português do Interior começa em Viseu (Portugal) e se junta ao Caminho Sanabrés (Espanha/Galizia) em Ourense, tem cerca de 419km até Santiago de Compostela. Passa por regiões de baixa densidade populacional, com paisagens compostas por cenários rurais com pequenas vilas e bosques. Atravessa a bonita região do Douro, famosa pelos seus vinhedos, declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

É uma rota pouco conhecida, assim, quem optar por esse caminho deverá se preparar para enfrentar boas doses de solidão e menor infraestrutura.

No site da Associação Amigos do Apóstolo Santiago Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Viana do Castelo é possível encontrar  mapas  do Caminho Português do Interior e relação de albergue com seus respectivos telefones.

Caminho Português para quem tem pouco tempo

Tui, Caminho Portugues
Catedral de Tui

Para quem tem pouco tempo, quer fazer o Caminho e conquistar uma Compostela pra chamar de usa, poderá começar em Tui a primeira cidade espanhola, bem na divisa com Portugal. De lá até Santiago são 115 km, que podem ser percorridos em apenas 5 ou 6 etapas.

Clique aqui para saber mais sobre a Compostela.

 

Fique ligado (a)!

sinalizacao santiago
Flechas amarelas

Preste muito atenção a sinalização, é normal aparecer flechas azuis nos Caminhos Portugueses, elas indicam a direção de Fátima, outra cidade que recebe muitos peregrinos. Se o seu objetivo é Santiago, siga as flechas amarelas.

 

Lives sobre o Caminho Português

Eu já fiz algumas lives com peregrinos que fizeram uma das rotas do Caminho Português, se você está se preparando para essa jornada, vale muito a pena assistir.

Renato Lucatelli : peregrino experiente, com 24 Caminhos no currículo, escreveu o livro “Os 10 mandamentos para o Caminho de Santiago” e, me ajudou a escrever esse post. Nessa live ele conta detalhes sobre as principais rotas do Caminho Português.

Guilherme Ribeiro: é português, vive em Braga e relatou a sua experiência como peregrino e hospitaleiro, além de falar um pouco sobre outras rotas do Caminho Português.

Roberta Castro, fez o Caminho Português se hospedando apenas em hotéis e pousadas, um jeito diferente de peregrinar.

Talita Carvalho: fez o Caminho mais curto, mas como queria começar em Portugal, saiu de Valença do Minho, a última cidade portuguesa antes de Tui na Espanha. Fez em 6 dias.

Espero que esse post tenha te ajudado a escolher a rota que melhor se adéqua ao seu estilo e quantidade de dias disponíveis. Caso ainda esteja com indecisão, conheça as outras opções de Caminho. Aproveite que está por aqui e saiba o que levar para o Caminho. E, se quiser saber um pouco mais sobre a origem do Santo, não deixe de ler o post Santiago, a história de um pescador.

Se você tem várias dúvidas sobre como planejar o Caminho, adquira o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, um combo de materiais composto por e-book e videoaulas, com tudo que você precisa saber para embarcar nessa jornada com seguraça.

Conta pra mim se te ajudei e qual será a rota que mais te agradou.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.