QUAL A MELHOR MOCHILA PARA O CAMINHO DE SANTIAGO

Minha mochila do Caminho

A mochila é um dos principais itens para um peregrino, mas você sabe como escolher a mochila para o Caminho de Santiago? Como arrumar a coisas dentro dela? E o principal, você sabe como ajustá-la ao seu corpo? Então segue lendo que vou te contar tudinho sobre esse assunto.

Características da mochila para o Caminho de Santiago

Esse é um dos itens mais caros que você terá que adquirir, além de ser crucial para o seu conforto durante o caminho, por isso, dê uma atenção especial na compra da sua mochila. Experimente vários modelos, nem sempre o mais caro será a melhor opção para você. Observe se ela tem todas as características e ajustes necessários. Pesquise muito.

Existem marcas incríveis super higth-tech, com todos os apetrechos necessários e um pouco mais, e, em geral, custam muito, pois a maioria é importada, mas não se desespere, é possível encontrar opções mais em conta e com tudo que você vai precisar. O mais importante é você avaliar se a mochila tem as seguintes características:

  • Costado anatômico e macio
  • Alças acolchoadas e com tiras de regulagem
  • Barrigueira com ajuste
  • Tiras de ajuste acima da alça
  • Tiras de ajuste no peito
  • Tiras de compactação

Abaixo eu separei uma série de fotos mostrando em detalhes cada uma dessas características, utilizei a mesma mochila que levei para o Caminho. Essa mochila tem muita história pra contar; por isso, está bem detonada, mas serve pra exemplificar. 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

Diferenças de Costado

Algumas marcas possuem modelos femininos, que apresentam um costado menor e alças adequadas a anatomia de nós mulheres, outras são classificadas por tamanho P, M, G e GG. E tem até aquelas com costado ajustável ao tamanho de cada pessoa. Essas características são importante e devem ser consideradas, mas o que vai definir a mochila perfeita pra você, é o quão confortável você se sentirá com ela. É muito comum, por exemplo, que alguns homens de estatura mais baixa prefiram os modelos femininos, assim como, mulheres mais altas podem de adaptar melhor a modelos regulares. Sim, existem modelos com um único tamanho de costado, como a minha, que é bem basiquinha, mas funcionou pra mim.

Guia C Primitivo

Existem mochilas com costado anatômico acolchoado, e outras com sistema de refrigeração, onde apenas algumas partes ficam em contato com o corpo (ombro e lombar), o restante é composto por uma tela tensionada que mantém as costas bem ventilada. O que é bem interessante! Eu transpiro muito, e certamente isso é algo que considerarei quando for comprar uma nova mochila, afinal, depois de uns dias o costado e as alças começam a ficar com um cheirinho de “peregrino”. 🙂

Separei alguns modelos de costado pra você ver as diferenças, e poder avaliar qual será a melhor mochila para você fazer o Caminho de Santiago.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tamanho de mochila

O tamanho da mochila vai depender de dois fatores:  estatura da pessoa, e a época do ano que se pretende fazer o Caminho. Em geral o tamanho ideal gira em torno de 30l a 35l para mulheres e 40l a 45l para homens, essas mochilas são conhecidas como semi-cargueiras. Quanto a época do ano, é bastante obvio, certamente as roupas e saco de dormir utilizadas no verão, são bem menos volumosas que as utilizadas no outono ou mesmo no inverno.

E sempre vale lembrar, o peso total de sua mochila tem que ser no máximo 10% do seu peso (se você pesa 70kg, sua mochila cheia deverá pesar no máximo 7kg). Isso vai evitar dores nas costas, articulações e até bolhas.

Apesar de não ter tido nenhum problema, eu considero que a minha mochila foi um pouco grande, eu poderia ter me virado muito bem com um modelo menor. Escolhi essa por falta de informação e experiência. Para o meu próximo Caminho, vou providenciar um modelo menor e mais leve.

banner grande horizontal

Como ajustar a mochila para o Caminho de Santiago

Não adianta nada você investir na melhor mochila que o seu dinheiro puder pagar, se não souber ajustá-la corretamente. O segredo para o conforto, distribuição correta do peso e estabilidade, está no ajuste. Afinal, aquele monte de tiras e fivelas não estão lá para enfeitar, cada um deles tem uma finalidade específica. Então vamos para o passo a passo.

  1. Solte todas as fitas e alças;
  2. Apoie a mochila em uma base pra que você possa colocar nas costas com facilidade, evitando mal jeito nos ombros, costas, etc;
  3. Ajuste primeiramente as tiras da barrigeira. Importante: ela deve ficar acima daquele ossinho do quadril, pois a maior parte do peso ficara sobre o seu quadril, e não nas costas;
  4. Ajuste as alças, não aperte muito, apenas o suficiente para ajustar a mochila às costas;
  5. Puxe as fitas de posicionamento, localizada acima da alça. Essa é responsável pela estabilidade da mochila;
  6. Ajuste as tiras do peito, o suficiente para afasta as alças das axilas, mas não aproxime muito a ponto de encostar no pescoço.
  7. Para retirar: solte primeiro o peitoral, lembre-se de apoiar a mochila em uma base, assim como fez ao colocá-la, e em seguida retire a barrigueira.

Encontrei esse vídeo do Mundo Terra, que, aliás é uma ótima loja para comprar os itens do caminho, e achei super bem explicado.

 

Como organizar a mochila para o Caminho de Santiago

Explore e utilize todos os bolsos da sua mochila. Distribua o peso para garantir que fique uniforme nos dois lados. Deixe os itens mais pesados no fundo. Capa de chuva, garrafa de água e outros itens que você vai utilizar com frequência, devem ficar nos bolsos externos. E tudo, absolutamente tudo, deve estar embalado dentro de sacos plásticos individuais, para evitar que  molhem, afinal, acidentes podem acontecer.

Se a sua mochila tiver tiras para compactar o volume, vale apenas utilizar, isso dará mais estabilidade.

A minha mochila tinha um zíper na lateral que me permitia abri-la inteira, como se fosse uma mala. Isso era ótimo pra organizar, e me permitia retirar apenas o item que eu estava precisando, sem ter que desmontar a mochila inteira.

A minha mochila para o Caminho tem abertura lateral
Abertura lateral, foi uma das características que me fizeram optar por esse modelo. A Bilica também gostou.

Nos primeiros dias, ela vai parecer um pesadelo, mas rapidamente vocês farão as pazes e ela passará a ser sua companheira de jornada. A dica é: com o ajuste correto e pouco peso,  rapidamente você se adaptará. Se você não levar essas duas dicas a sério, a sua mochila perfeita vai se transformar na sua pior inimiga.

Minha mochila do Caminho

Por fim, pesquise muito, como disse no começo, esse é um item caro, vale a pena investir tempo nessa busca. Aqui no blog você vai encontrar dois reviews de mochilas, a Curtlo Hiker 35+5L , e a Deuter Futura SL 28L, não deixe de ver. E se você está começando agora a planejar o seu Caminho, conheça o Manual Peregrino, o material preparatório mais completo que existe. É mais barato que a quantia que você vai gastar em um dia de Caminho de Santiago. Não deixe de conhecer!

Agora você já sabe como escolher a mochila perfeita. Então, mãos a obra. 😊

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:]

12 Replies to “QUAL A MELHOR MOCHILA PARA O CAMINHO DE SANTIAGO”

  1. Olá qual é a marca da sua mochila, estou programando pra maio/junho de 22 vamos torcer pra estar tudo okay né?
    Grata
    Zeth

    1. Denise Santos says: Responder

      Eu fiz um Caminho com uma Quechua, mas achei muito grande. Agora tenho uma Deuter Futura.

  2. Jeane Marques says: Responder

    Cara Denise, que blog maravilhoso.Meu despertar para o caminho aconteceu ha pouco e seu blog, escrito de forma tao leve tem sido meu guia. Tenho uma pergunta que pode parecer frescura, mas vou me explicar a seguir. Há secadores de cabelo nos albergues do caminho de santigo? Eu sofro de enxaqueca caso deixe meu cabelo secar naturalmente. To seguindo absolutamente todas as tuas dicas e inclusive acabei de comprar a deuter, mas de 38l SL. Mas a do secador de cabelo nao encontrei em lugar algum. Obrigada antecipadamente e gratidão por tua dedicação. Estou tranquila e segura em fazer o caminho sozinha, graças a voce.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi, Jeane! É um prazer saber que estou te ajudando, fico realizada.
      Quanto ao secador, sinceramente eu não vi em nenhum albergue. Até pode ser que tenha, mas precise ser solicitado ao hospitaleiro, mas acho que seria apenas em alguns. Se eu fosse vc levaria um portátil, lembrando que a voltagem na Espanha é 220V.

  3. […] Mochila: escolha uma boa mochila de no máximo 45 litros, não compre maior que isso, senão você vai se empolgar e levar coisas demais. A mochila tem que ter ajuste de altura nas alças, barrigueira, peiteira, costado e alças acolchoadas. Esse é um item muito importante e caro, entretanto existem opções mais acessíveis e que apresentam essas características descritas acima, lembre-se que você terá que carregá-la por quase 800 km, por isso ela terá que se ajustar ao seu corpo e não ser pesada demais. Escrevi um texto bem completo sobre esse tema,veja aqui: Qual a melhor mochila para o Caminho. […]

  4. Olá Denise, tudo bem?
    Serei seu mais novo leitor a partir de hoje hehehe! estou procurando dicas do Caminho, mas sem me aprofundar demais para não “tomar spoilers” do Caminho.

    Estou pensando em pegar a mochila da Deuter, a Pilgrim 32 +5. Fiquei com um receio porque vi que você indica uma mochila entre 40 e 45 para homens. Acharia melhor eu repensar minha escolha? Eu quero gastar com uma mochila e uma bota/tênis de qualidade mas não quero “rasgar” dinheiro tb…

    No seu caso, você despachou a sua mochila ou você conseguiu deixá-la como mala de mão? essa é minha maior dúvida e medo, pois temo que minha mochila possa a ser violada…

    Parabéns pelo site!
    Abraçao!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Thiago, fico feliz em saber que tenho um novo leitor. Na verdade essas são médias, não precisa levar assim tão ao pé da letra, até porque a diferença não é assim tão grande, com a expansão, a Deuter Pilgrim ficará com 37L, agora se você for um cara alto e forte, aí ela poderá ficar pequena, pois as suas roupas, saco de dormir, chinelo, etc serão mais volumosas que de uma pessoa menor. Cá entre nós, eu “paquero” essa mochila há um tempão!

      Super entendo a sua preocupação quanto a despachar a mochila. Quando eu fui, consegui embarcar com a minha, despachei apenas os bastões e o meu frasco de filtro solar. Acho que isso depende muito de companhia aérea, e agora, todas estão mais severas. Se eu tivesse que despachar, acho que eu utilizaria aquele sistema de embalar a bagagem que tem em todos os aeroportos, não resolve, mas acho que o meu psicológico ficaria mais em paz.

      Forte abraço, e buen camino.

      Denise

  5. Marcio Moreira says: Responder

    Maravilhoso!!! 🙂 Muita informação e sensibilidade unida nesse belo texto/dica 🙂

    1. Denise Santos says: Responder

      Marcinho querido!!!!! Quanta honra ter você aqui. 🙂
      Quero muito publicar um texto seu aqui no meu humilde bloguinho.
      Forte abraço.

  6. Musa Rabelo Almeida says: Responder

    Olá Denise!!! como sempre artigo útil e muito bem explicado. Parabéns mais uma vez, quando recebo o aviso que tem post novo fico ansiosa para ver, Beijos no coração!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Musa querida, minha leitora mais fiel!!!!!
      Escrevo sempre com o maior carinho e com intuito de ajudar as pessoas, fico feliz em saber que os posts são uteis.

      Abraço a distância, se cuida.

      Denise

  7. […] é a mochila ideal para você, então separei esse post do http://www.santiagodecompostelainfo.com sobre qual a é melhor mochila e tirar qualquer dúvida sobre como escolher a melhor […]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.