QUAL O SIGNIFICADO DA CONCHA DE SANTIAGO

Minha concha de vieira

Hoje me dei conta de que nunca escrevi nada sobre o principal símbolo peregrino, a concha de Santiago, a linda vieira que todo peregrino leva consigo! Em nenhum momento mencionei os seus significados e as lendas que envolvem esse símbolo tão marcante. Então, vamos resolver essa questão de uma vez por todas…😊

A origem da Concha de Santiago de Compostela

vieira de santiago
É possível comprar uma concha em todo Caminho

Existem muitas lendas e explicações que dão significado a concha de Santiago. A ela é atribuída razões de ordem prática, simbólica e metafórica. Por exemplo:

Dizem que na idade média elas eram utilizadas para tomar água nas fontes do caminho e como “prato” no momento das refeições. Além disso,  naquela época não existia Compostela, por isso os peregrinos levavam uma concha pra casa, e assim comprovavam que tinham chegado até o túmulo do apóstolo.

Tem uma versão muito bonita que diz que a concha de Santiago significa proteção e busca de conhecimento, e que quando chegar a Finisterra, ela deverá ser devolvida ao mar, como agradecimento. Confesso que não tive coragem de devolver a minha, que segue até hoje comigo, e fará muitos Caminhos ao meu lado.

banner grande horizontal

A concha de vieira também é considerada uma metáfora do Caminho, suas linhas representam as diversas rotas existentes e todas elas levam ao centro, o túmulo do apóstolo.

Seguro Viagem é uma exigência para entrar nos países europeus, orce gratuitamente o seu aqui. 

A lenda da Concha de Santiago na versão católica

Concha de Compostela

Diz a lenda, que no dia em chegou a Galícia a barca que trazia os restos mortais do apóstolo e seus dois discípulos, Atanásio e Teodoro, era celebrado um casamento. Quando o cortejo seguia para o templo pagão onde a cerimônia seria realizada, todos perceberam uma pequena embarcação à deriva, açoitada pelo mar violento.

Clique aqui para saber tudo sobre o Caminho Português; quilometragem, infraestrutura e principais variantes.

Sem pensar duas vezes, o noivo, montado em seu cavalo, foi socorrer os integrantes desse barco, mas infelizmente uma grande onda o arrastou mar adentro. Sabendo que havia chegado o seu fim, o noivo rogou ao céu por ajuda. De repente o mar ficou calmo, e ele sentiu que uma estranha força, o arrastava dali com o barco. Quando chegou a praia, o noivo, assim como o seu cavalo, estavam cobertos de conchas de vieiras.

O outro lado da moeda. Ou seria da concha?

A concha está em todo lugar

Segundo as crenças pagãs, a vieira era ligada à deusa Vênus, que de acordo com a lenda, foi gerada dentro de uma concha. Segundo a historiadora Helyette Malta Rossi, “Vênus foi na Antiguidade a patrona das enseadas marítimas e dos navegantes. Acreditava-se que ela recebia os náufragos com amor maternal em seu seio. Foi cultuada, sobre uma concha pelos Druidas que cruzavam o Caminho de Compostela e iam fazer suas práticas espirituais em Finisterra.

Guia C Primitivo

Na crença de que o mar seja a origem geradora da vida, e tendo a deusa um amor tão carnal como espiritual saído de uma concha, esta passou a representar a fecundidade. A concha é então relacionada ao seio materno, a vagina, ao útero, lugares de nascença”.

Tudo indica que a “lenda do noivo”, foi uma forma de incorporar um símbolo pagão, amplamente conhecido, ao culto de Santiago. E olha, deu muuuuito certo, pois peregrino que se preze, ostenta uma bela concha de vieira.

O que representa hoje em dia

Concha de vieira
Essa é a entrada da minha casa! Será que a concha é um símbolo marcante pra mim?

Juntamente com as setas amarelas, a concha de vieira é um dos símbolos mais marcantes do Caminho de Santiago. Está em todo lugar, pendurada nas mochilas, como indicação do Caminho, decorando a fachada das casas, as igrejas, enfim, em todo lado mesmo.

Uma vez que você fez o Caminho de Santiago carregando a sua concha, dificilmente irá se esquecer dela. Porque muito mais que uma tradição, ela passará a ser um símbolo de superação, conquista, autoconhecimento e todas as coisas boa que o Caminho te deu.

Se você gosta das lendas que envolvem o Caminho de Santiago, recomendo que dê uma olhadinha na seção de lendas aqui do blog, é uma mais interessante que a outra.

Caso esteja planejando fazer o Caminho de Santiago, considere adquirir o Manual Peregrino, o material mais completo que você vai encontrar, custa menos que um dia de Caminho, além disso, você tem 30 dias de garantia.

Ultreya, Suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

4 Replies to “QUAL O SIGNIFICADO DA CONCHA DE SANTIAGO”

  1. MUITO OBRIGADO.DESCNHECIA

    1. Denise Santos says: Responder

      De nada! 🙂

  2. Muito obrigado por esta rica informação de conhecimento e formação cultural.
    Bem-haja.

    1. Denise Santos says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.