ULTREYA Y SUSEYA

Quem segue os posts aqui do blog já deve ter observado que sempre no final do texto tem duas palavrinhas, ultreya y suseya, seguidas da conhecida frase buen camino, mas você sabe o que elas significam? Pois eu vou te contar…

Se você fosse um peregrino indo à Santiago na idade média, certamente as pessoas quando o encontrasse iriam te dizer “ultreya” ao invés de “buen camino”, e você provavelmente responderia “suseya”. Essas palavras derivam do latim, e foram associadas ao Caminho de Santiago, porque apareciam em algumas partes do Codex Calixtinus, principalmente nos hinos, e os peregrinos iam entoando esses cânticos pelo caminho, como nesse trecho aqui ó:

Herru Santiagu,
Got Santiagu,
Eultreia, eususeia,
Deus adiuva nos
.
Oh Senhor Santiago,
Bom Senhor Santiago,
Ultreya, Suseya,
Proteja-nos Deus.

Começamos por ULTREYA, que também pode ser escrita como ultreia, era a palavra que os peregrinos usavam para expressar a alegria de ter alcançado o objetivo de chegar a Santiago, mas também significa siga em frente, com fé e perseverança, não desista. Depois que soube o significado de ultreya, eu entendi que é a melhor palavra de incentivo que se pode dizer a um peregrino.

banner grande horizontal

Clique aqui para saber tudo sobre o Caminho Português; quilometragem, infraestrutura e principais variantes.

E SUSEYA, ou suseia, é ainda mais legal, significa pra cima, não no sentido literal, mas de busca por Deus e evolução espiritual. Acho isso lindo, porque é como se o caminho levasse a esse desenvolvimento espiritual, e no meu ponto vista isso é muito verdadeiro, ninguém volta igual dessa jornada, ok, a pessoa não volta como uma santa, mas no mínimo com maior conhecimento de si mesmo, e da energia vital que emana dos outros seres humanos, algo que definitivamente perdemos em nosso dia a dia.

Existe outra versão que diz que essas palavras são de origem celta, mas não encontrei nada que sustentasse essa tese. Sinceramente eu acho uma pena que essas duas palavras tenham caído em desuso entre os peregrinos, atualmente elas viraram nome de albergue, restaurante ou senhas de wi-fi. Sou entusiasta do buen camino, acho muito carinhoso, mas ultreya e suseya é muito mais poderoso, não acha?

Se você é da turma que está se perguntando o que é o Codex Calixtinus, pode ficar tranquilo que vou te contar agora! 😉

Codex Calixtinus ou Códice Calixtino é conhecido como o guia mais antigo do Caminho de Santiago, é um manuscrito escrito em latim, criado por vários autores, (todos monges, evidentemente) entre 1130 e 1160. Ele é dividido em cinco livros, que tinham como objetivo promover o Caminho de Santiago. Na verdade, é muito mais que um guia, pois apresenta cânticos como mencionado acima, toda a parte litúrgica incluindo sermões e milagres atribuídos a Santiago. O livro IV é destinado aos feitos de Carlos Magnos com Santiago, nele o imperador é apresentado como o descobridor do túmulo do apóstolo e percursor do caminho, embora esse fato não seja verdadeiro. No livro V que é o guia propriamente dito, é possível encontrar dados sobre a rota, dificuldades, fontes de água potável, cultura das pessoas da região, características das comidas, e todo tipo de informação que os peregrinos da época precisavam, incluindo é claro as igrejas encontradas pelo caminho. Era tipo o blog da época! 😂

Guia C Primitivo

Quanto a origem das setas amarelas que tanto nos ajudam, você sabe como surgiu? Se a resposta for não, dê uma olhadinha no texto sobre esse tema. Recomendo também a leitura do post sobre o significado da concha de Santiago,  se quiser conhecer a história do apóstolo, leia Santiago, a história de um pescador.

DICA FINAL: Se você quer fazer o Caminho, mas está cheio (a) de dúvidas, conheça o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, um combo de materiais, composto por e-book, videoaulas e mais 3 bônus especiais, desenvolvido por mim com o maior carinho.

Pronto, agora que todas as dúvidas foram sanadas, só me resta de desejar:

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

11 Replies to “ULTREYA Y SUSEYA”

  1. Helena Magalhães says: Responder

    Gostei muito do blog ! Fiz o Caminho em 2019 …tinha sido operada ao joelho e pensei tenho de concretizar este sonho de fazer o Caminho que acalento à tantos anos o mais rápido possível pois nunca se sabe…fiz e amei…o último dia demorei 8.30h a chegar à Catedral…foi doloroso mas valeu a tudo…fiquei com problemas no outro joelho e tenho estado em tratamento até agora…entretanto o médico disse acabou o Caminho, já fez uma vez …mas não dá…já estou de novo a pensar ir…que Deus me acompanhe…ultreya ,suseya …é mágico !!!! Obrigada pelo blog !

    1. Denise Santos says: Responder

      Helena, quem faz o caminho uma vez quer sempre voltar, não é verdade?
      Estou torcendo pelo seu retorno.
      Buen Camino.
      Denise

  2. Sandra Queimado says: Responder

    Parabéns pelo Blog!!! Partilho de cada palavra. Efectivamente o caminho é viciante!…Fiz o meu primeiro caminho este ano, de 23 a 29 de Março de 2019, Caminho de Inverno um caminho magnifico na beleza mas muito dificil, devido à inclinação. Tenho duas amigas que são aficionadas no caminho, uma delas fez este ano o seu 11.o caminho. No inicio do caminho dizia-me no fim do caminho fica um vazio e tristeza do caminho ter acabado e uma vontade imensa de repetir. Eu no primeiro dia só pensava…repetir?!! Isto é muito bonito…mas para fazer de carro ou com apoio, só quero chegar!!!!.. Mas logo mudei de opinião, agora compreendo o sentimento. Somos todos abençoados com a espiritualudade e Magia do caminho. Só penso em voltar. Até a Dor e a Superação se transformam em algo gratificante. O caminho é partilha e comunhão, uma viagem ao interior de nós próprios e um desabrochar do nosso eu superior. Para quem acredita…é também um caminho…de encontro com a natureza, com a essência ptimitiva e com os nossos guias espirituais. Eu dediquei o caminho ao meu pai…que faleceu no ano passado. Agora tenho a certeza de uma coisa: Nunca estamos sozinhos, o caminho é prova disso. Bom caminho

    1. Denise Santos says: Responder

      Comentário lindo Sandra.
      É uma experiência incrível e incomparável.
      Só quem foi, sabe como é.

      Abç.
      Denise

    2. Helena Magalhães says: Responder

      Olá é só para dar uma palavrinha…chorei ao ler o seu testemunho….fiz o Caminho igualmente no ano 2019 em Junho…o último dia demorei 8.30 h mas vale isso e muito mais…prejudiquei bastante o joelho que não tinha sido operado…ainda agora em Março de 2020 estou a fazer tratamentos e deixei a muleta à dias mas adivinha já estou a pensar de novo em ir fazer o Caminho apesar de todas as opiniões médicas e de ainda ter dores…é muito viciante….a paz , a magia que se sente é inexplicável ….

      1. Denise Santos says: Responder

        Agora eu é que estou chorando… 🙂

  3. Ultreya e Suseya são realmente palavras poderosas e deveriam ser mais utilizadas no Caminho.
    Descobri seu blog só hoje PARABÉNS. Bem feito , informativo e leve.
    Fiz duas vezes o caminho, (2007 e 2010), já tá na hora de voltar. Estou me preparando para fazer a terceira. E a quarta.. e a quinta…rss.
    Who Knows?
    Fiz o caminho Aragonês partindo da lindíssima cidade de Lourdes. Inexplicável a força deste Caminho. Pena que não o fiz completo, por isso essa minha volta.
    Que seu blog sirva de inspiração para peregrinos que ainda não foram à Compostela criem coragem e teham essa experiência incrível.
    Ultreya e buen Camino.

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada pelos elogios Alexandre. O Caminho é um vicio, não dá pra parar né?
      Que vc tenha um excelente Caminho.

      Abç.
      Denise

  4. Judemberg Oliveira says: Responder

    Ultreya!!!!

  5. De manhã não consegui postar meu comentário, mas foi ótimo iniciar o dia com uma leitura tão inspirada! Desejo que todos os seus dias sejam de ultreia e suseia!! Bjssss

    1. Denise Santos says: Responder

      Ô minha linda, ultreya e suseya pra vc tmb.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.