COMO PREVENIR BOLHAS NO CAMINHO DE SANTIAGO

Se tem uma coisa que todo peregrino tem pavor são as bolhas, e não é para menos, o poder destrutivo delas é devastador, capazes de tornarem cada passo um calvário, mas a boa notícia é que é possível evitá-las. Aqui nesse post você vai encontrar várias dicas de como prevenir bolhas no Caminho de Santiago, a maioria eu aprendi conversando com peregrinos do mundo todo, você verá que a diversidade de alternativas é grande, por isso, recomendo que você teste algumas delas antes de ir para o caminho e descubra com qual você se adapta melhor, afinal, prevenir bolhas é igual a escolher bota, cada um tem a sua preferência.

Para ficar livre de bolhas, você tem que fazer apenas duas coisas: manter os pés secos e evitar atrito. Parece fácil, mas quando se caminha mais de 20km por dia, a coisa muda de figura. Você precisará prestar atenção a todos os detalhes, uma simples dobrinha na meia ou uma pedrinha minúscula podem te causar imenso transtorno, por isso fique atento a todos os detalhes, começando pelas botas.

Bota/tênis para prevenir bolhas no Caminho de Santiago

bota_lama

Quando for comprar a sua bota/tênis, faça isso no final do dia, assim o seu pé já estará inchado e evitará que você leve um calçado apertado. Escolha a bota com um número maior que o que você usa tradicionalmente. E nada de ir para o caminho com o calçado novinho, você terá que amaciá-lo, usando por pelo menos dois meses antes de começar a peregrinação.

Adquira botas/tênis impermeáveis, pois certamente você pegará chuva no caminho, mas é fundamental serem respiráveis, caso contrário o seu pé ficará úmido de suor, e aí já sabe né? Bolhas na certa.

Preste atenção a amarração da bota, mantenha o tornozelo bem ajustado para evitar que o pé escorregue e gere atrito nos dedos, além de bolhas, isso poderá te fazer perder a unha (s). Nas subidas você pode até manter os tornozelos um pouco mais soltos se estiver te incomodando, passando isso, volte a amarrá-los bem.

Guia C Primitivo

Meias para prevenir bolhas no Caminho de Santiago

Uma boa alternativa para evitar bolhas é a utilização de duas meias, mas não vale pegar qualquer par que estiver aí na sua gaveta, elas devem ser próprias para essa finalidade.

A primeira camada ou segunda pele, são as chamadas liners, finas e de material sintético, permitem que o suor evapore rapidamente, mantendo os pés secos, e evitam o contato direto com a segunda meia, que é mais grossa e pode gerar atrito nas pessoas de pele sensível.

A segunda camada, a tal meia grossa, têm reforço nas regiões de maior fricção, são fofinhas para garantir o conforto dos seus pés, com o mesmo sistema de evaporação do suor. Essa tecnologia chama-se CoolMax® foi desenvolvida pela DuPont, e é encontrada em diversas marcas de meias existentes no mercado. Evite as de algodão que encharcam e amolecem a pele do pé, opte sempre por produtos específicos para longas caminhadas.

Compre meias do tamanho correto, e ao vesti-las evite que formem dobras, que vão gerar atrito e consequentemente as famigeradas bolhas.

Para quem vai fazer o caminho no verão, mesmo utilizando meias CoolMax® em determinado momento elas irão encharcar. Nesse caso, é recomendável ser feita pelo menos uma troca durante o dia, quando perceber que elas estão molhadas. Se você é o tipo de pessoa que transpira muito nos pés, essa dica vale para qualquer época do ano. Sentiu as meias encharcadas, troque. O peso de levar pares extras é pequeno se comparado ao conforto de não ter bolhas.

Pomadas, cremes e outras mágicas para prevenir bolhas no Caminho de Santiago

Para evitar o aparecimento de bolhas você também pode utilizar produtos, que reduzem o atrito. Basta passar uma camada generosa nos pés, e entre os dedos, todos os dias antes de começar a caminhar. E reaplique durante a caminhada, se sentir necessidade. E é aqui que você vai encontrar o maior número de possibilidades, pois existem excelentes produtos no mercado, que nem sempre foram desenvolvidos exclusivamente para evitar bolhas, mas ótimos para essa finalidade, eu listei os mais comuns, se você conhecer mais algum, escreva nos comentários e compartilhe conosco.

vaselina

Vaselina é um clássico entre os peregrinos, é uma opção barata e encontrada facilmente em qualquer farmácia do caminho, mas se for utilizar essa alternativa, compre aquela basicona,  sólida e sem perfume, ok?

 

 

Vick Vaporub

Conheci alguns peregrinos que utilizaram Vick Vaporub e não se arrependeram, além de evitar bolhas, alivia dores nos pés e evita chulé, o que é ótimo, visto que os quartos são comunitários. Ai como eu queria que alguns peregrinos tivessem utilizado esse produto! (No meu próximo caminho estou pensando em levar algumas amostras grátis para distribuir nos albergues. HAHAHAHAHA).

ARNICA-POMADA

 

 

Além de evitar bolhas, a pomada de Arnica serve para amenizar as dores nos castigados pés peregrinos, pois é indicado para auxiliar no tratamento de processos inflamatórios. Fui informada pelo peregrino Renato que é possível encontrar arnica nas farmácias do caminho, pelo mesmo nome que em português.

alcohol de romero

 

O Alcohol de Romero é produto é muito popular na Espanha, e me foi indicado pela hospitaleira do refúgio de Bercianos del Real Camino. Trata-se de uma mistura de álcool e alecrim (romero em espanhol), encontrado em qualquer farmácia. Ele tem várias funções, utilizado em massagem, para dores musculares e até para celulite!

Previne bolhas porque o álcool desidrata a camada externa da pele e aumenta a sua espessura. Por incrível que pareça a pele não fica ressecada. Não me lembro quanto paguei, mas foi barato, funcionou muito bem pra mim, por isso recomendo.

granado

 

 

Gel Protetor da Granado, desenvolvido para evitar bolhas, tem uma textura super gostosa, se optar por essa

alternativa, leve um estoque suficiente para o caminho todo, pois você não vai encontrar por lá.

 

absorventes-1

Para quem transpira muito nos pés, eu vou compartilhar uma dica que li em um grupo da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago. Ela foi dada por um peregrino bastante experiente, ele confessou que para absorver a umidade do suor, costuma colocar um absorvente íntimo, daqueles fininhos e com abas, dentro da bota envolvendo a palmilha, dessa forma é possível manter as meias, e consequentemente os pés, sempre secos. Eu achei a ideia genial, afinal esses produtos são superabsorventes. Vale tentar.

Esparadrapo/Micropore 

Se você sabe que o seu pé é sensível em algumas áreas, por exemplo, calcanhar e entre os dedos, você poderá utilizar esparadrapo/micropore para evitar que a fricção da caminhada cause bolhas, mas cuidado para não ficar engruvinhado senão ao invés de prevenir bolhas você irá provocar o aparecimento delas. Se preferir esparadrapo, daqueles brancos tradicionais, é melhor levar aqui do Brasil, pois esse tipo não é comum no Caminho.

Durante a caminhada, se você sentir um leve incomodo nos pés, pare imediatamente e veja o que está acontecendo, se notar alguma vermelhidão é certeza que vai sair uma bolha, mas não se desespere, proteja a área com esparadrapos/micropore. Aliás, essa dica é para a vida toda, depois que voltei do caminho eu não saio de casa sem levar um micropore transparente na bolsa, hoje mesmo lancei mão desse truque.

O que NÃO fazer no Caminho de Santiago

JMCY501E86

Evite tomar banho pela manhã, antes de caminhar, pois a água amolece a pele e fica mais sensível ao aparecimento de bolhas.

Mergulhar os pés nos rios e fontes de água gelada do caminho é uma maravilha, e recomendável, você vai se sentir renovado, mas não fique muito tempo. Depois seque bem os pés e use o Alcohol de Romero para tirar a umidade.

Jamais retire a pele de uma bolha. NUNCA!!!

Cuidados extras para prevenir bolhas no Caminho de Santiago

Como eu disse no começo, se você sentir qualquer incômodo nos pés, pare imediatamente, veja o que está acontecendo, e elimine o problema. Não subestime o poder de uma pequena pedrinha dentro da sua bota, de uma meia enrugada ou úmida. Se perceber que alguma parte dos seus pés estão vermelho, ou sentir um atrito desconfortável, proteja a região com esparadrapo.

Quando parar para descansar, retire os calçados e as meias, aproveite para arejar os pés.

Mantenha as unhas dos pés bem aparadas, se ficar roçando na ponta da bota, poderá infeccionar e até cair, mas cuidado para não cortar demais, pois ficam doloridas e podem encravar.

No final do dia, faça massagens nos pés com algum creme que tenha propriedades relaxantes. Dedique alguns minutos para cuidar daqueles que te levarão até Santiago.

Xii, mesmo com todo cuidado apareceu uma bolha! E agora?

Provavelmente isso vai acontecer. Terminar o caminho sem nenhuma bolha é quase um milagre. Se ela aparecer e não estiver te incomodando, apenas a proteja com um curativo. Nas farmácias do caminho você vai encontrar um produto chamado Compeed®, que é um curativo feito de silicone flexível que protege a bolha e ajuda a cicatrizar. Uma maravilha! 🙂

compeed

Entretanto, se a bolha estiver te incomodando, não tem outro jeito, você terá que furá-la com agulha e linha. Veja como fazer isso clicando aqui.

Espero que essas dicas sejam úteis para você, mas se conhecer mais alguma forma de prevenir bolhas, conte para a gente aqui embaixo nos comentários, assim você também ajudará outros peregrinos.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:en]

 

 

17 Replies to “COMO PREVENIR BOLHAS NO CAMINHO DE SANTIAGO”

  1. Diana Martins says: Responder

    Olá! Estou a preparar-me para fazer a minha primeira caminhada a Santiago de Compostela.
    Irei sozinha!
    Tenho duas dívidas e talvez me possam ajudar! Ficaria muito grata!
    Irei começar o caminho a pé em Valença (Portugal) até Santiago e gostava de saber qual o caminho que me sigeriam para ir agora no final de Setembro.

    E a outra questão é: As sapatilhas mais confortáveis que eu tenho e mais uso para caminhar são de verão. Ou seja, são daquelas rede que passa tudo para dentro. Então, e pela vossa experiência ou conhecimento, é provável apanhar chuva pelo caminho? Estou a pensar ir já nesta última semana de Setembro.
    Muito obrigada

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Diana, tudo bem? É uma questão de gosto, não tem melhor ou pior. O Central é mais tradicional, e onde geralmente tem maior fluxo de peregrinos, já o da Costa costuma ser mais tranquilo e tem como diferencial, na minha opinião, as belas paisagens costeira. Aqui nesse link (https://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/05/20/como-planejar-o-seu-caminho-rotas/) você vai encontrar informações sobre essas duas opções, assim como links para as associações dessas duas rotas.
      Quanto ao calçado, bem, existe sim a possibilidade de chover, mas agora está muito em cima da hora pra você adquirir um outro tênis/ bota, melhor ir com esse mesmo.

      Espero ter ajudado.

      Buen camino.

  2. […] E sempre vale lembrar, o peso total de sua mochila tem que ser no máximo 10% do seu peso (se você pesa 70kg, sua mochila cheia deverá pesar no máximo 7kg). Isso vai evitar dores nas costas, articulações e até bolhas. […]

  3. Ótima dicas, obrigada.

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que gostou. 🙂

  4. Ola Denise, conheci hoje seu blog, muito boooom!!! Estou me preparando para um caminho bem menor de nossa região aqui no Paraná, uma dúvida essa meia liner tem de ser cano alto?
    Grato e bom caminho.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Antonio, que bom que gostou. Depois me conta como é esse caminho, promete?
      Quanto a meia, eu não tenho certeza se você vai encontrar algum modelo que não seja cano longo, mas se existir essa opção, a sua escolha vai depender do calçado, se for uma bota, a meia tem que ser de cano longo, pra proteger o tornozelo, se for um tênis pode ser mais curta sim.
      Buen camino. 🙂

  5. Maria Izabel says: Responder

    Viajo dia 01 de maio. Estou indo sozinha e não vou dizer que não rola um medinho. Seu blog tem me ajudado bastante. Quase todos os dias passo por aqui para ver se não estou esquecendo de alguma coisa. Parabéns e obrigada pelas dicas!

    1. Denise Santos says: Responder

      Maria Isabel, não tenha medo, vai dar tudo certo, vc vai adorar o Caminho. Fico muito feliz em saber que o blog tem te ajudado, ando um pouco incomodada, pois estou viajando e sem tempo para atualizá-lo, mas que bom que tem sido útil pra vc.
      Abraço, y buen camino.

  6. Good write-up. I absolutely love this website. Keep it up!

    1. Denise Santos says: Responder

      Thank you for your message. I watched your video, it’s very good.

  7. tadeu b. freitas says: Responder

    Renato, unca tive bolhas, já fiz quatro caminhos de Santiago, minha dica, quando surge o mal estar nos pes com o vermelhão, tiro os tênis e protejo a área com gaze dupla e esparadrapo micropore, sempre deu muito certo, o problema que as vezes faltam só 500mts para chegar no albergue, e neste pequeno trajeto, se forma a bolha, um forte abraço, obrigado ótimas informações tadeu

    1. Denise Santos says: Responder

      Verdade! Obrigada pela colaboração Tadeu.

  8. Oi Denise, muito legal seu blog!
    Existe Arnica sim na Espanha. Comprei com o nome de Arnica Gel, do laboratório Boiron.
    Abç
    Renato

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada pela ajuda Renato, vou atualizar o texto.

  9. Muito obrigada! Ótimas informações!
    Saio de Brasília dia 13 de setembro.vou fazer o Caminho Central Português .Saio do Porto.

    1. Denise Santos says: Responder

      Ta chegando heim!
      Muito bom, depois escreve pra contar como foi.
      Buen Camino.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.