COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – MELHOR ÉPOCA – PARTE 3

Uma das perguntas que mais recebo é qual a melhor época para fazer o Caminho, e a resposta é muito relativa, pois depende de cada um. Por isso, hoje vamos falar sobre as características de cada estação do ano no Caminho de Santiago, assim você poderá decidir o que é melhor para o seu caso.

Você vai ler um pouco sobre o perfil de cada época, mas não podemos esquecer que quem entra nessa jornada fica em torno de 30 dias no caminho, vai passar por diversas regiões, e estará sujeito a todo tipo de intempéries, pode pegar chuva, dias ensolarados e frio, independentemente da estação do ano, tudo isso é parte do caminho, e te proporcionará lembranças memoráveis.

Aqui no blog você vai encontrar um outro post em que falo de outras variáveis que interfem na escolha da melhor época para fazer o Caminho, vale a pena dar uma olhadinha também, assim você terá um panorama mais completo e poderá tomar a decisão que seja mais conveniente pra o seu caso.

Melhor época para fazer o Caminho de Santiago

Vejas as principais característica de cada estação e escolha qual a melhor época para você fazer o Caminho de Santiago.

INVERNO

De 21 de dezembro à 20 de março

Foncebadón em fevereiro de 2016 - foto de Miguel Ángel Otero e José Luis Valencia
Foncebadón no Inverno, em fevereiro de 2016 – foto de Miguel Ángel Otero e José Luis Valencia

Devido ao frio, essa é a época mais vazia no caminho. Pode ter neve em alguns trechos, muito vento e solidão, se você gosta de frio e aventura, será um prato cheio, mas prepare-se bem, pois o inverno é cruel.

banner grande horizontal

As noites são longas. Começa a amanhecer por volta das 9h00 e anoitecer entre 17h e 17h30. Não é recomendável caminhar à noite e nem de madrugada, pois, além do frio intenso, aumentam as chances de nevascas.

Fazer o caminho nesse período vai exigir planejamento minucioso, etapa por etapa, pois muitos albergues fecham, e entre os que ficam abertos. Portanto, fique atento (a). Para ajudar os peregrinos, os hospitaleiros organizam uma lista online dos albergues que estarão abertos durante o inverno, sendo eles mesmos responsáveis por atualizar essa relação.  (Veja aqui) 

Outro ponto importante sobre a infraestrutura é que alguns cafés, bares e restaurantes, comuns nos pequenos vilarejos, também fecham suas portas. Tente se informar com o hospitaleiro do albergue sobre a disponibilidade desses serviços na etapa do dia seguinte, na dúvida leve o seu lanche.

Acompanhe diariamente o boletim meteorológico, se houver previsão de neve e vento, fique onde está, caminhar com essas condições é muito perigoso.

Siga os concelhos dos hospitaleiros e moradores locais, eles têm mais experiência que você na região, e poderão te orientar melhor que ninguém.

O frio vai te obrigar a levar roupas apropriadas para baixa temperatura, logo a sua mochila será um pouco mais pesada.

Poucas pessoas optam por fazer o Caminho no inverno, por isso essa é a época mais solitária, mas pelo que conversei com alguns hospitaleiros, é quando eles melhor se dedicam aos peregrinos, pois, sabem o quão dura é a jornada, e como são poucos os corajosos, eles conseguem dar mais atenção a todos.

Entretanto, fiz uma live com o Zé Fagundes, um peregrino que adora fazer o Caminho no inverno, já fez 12 vezes, sempre nessa época.

Se for fazer o Caminho Francês partindo de Saint- Jean- Pied-de Port, você terá que ir por Valcarlos, pois é desaconselhável passar pelos Pirineus nessa época.

Existe também o Caminho de Inverno, que é uma alternativa no Caminho Francês, para evitar a região montanhosa de O Cebreiro.

PRIMAVERA

Este slideshow necessita de JavaScript.

De 20 de março à 21 de junho

Para muitos, a primavera é uma das melhores épocas para se fazer o Caminho. O clima é ameno, os pastos estão verdes, e a paisagem florida. No entando,  como nem tudo são flores, costuma chover bastante nessa época.

Nesse período, ainda é possível encontrar um pouco de frio, principalmente em abril. Se você não gostar desse clima, melhor ir em maio ou junho. Logicamente que tudo vai depender do ano. Em 2016 e 2020 eu soube por outros peregrinos que nos meses acima (abril e maio) ainda estava muito frio e choveu bastante. Portanto,  você sempre estará sujeito à sorte.

No início da primavera o fluxo de peregrinos não é tão grande, afinal esse é o início da temporada. Entretnato, a partir de maio, o movimento aumenta bastante, principalmente no Caminho Francês.

Eu fiz o Caminho Primitivo em junho de 2023, a temperatura estava ótima, as paisagens cobertas de flores e o movimento de peregrinos não era tão grande. Escolhi um Caminho mais tranquilo,  o que me permitiu desfrutar de uma jornada incrível, sem pressa e sem a necessidade de reservar albergues.

Guia C Primitivo

VERÃO

De 21 de junho à 23 de setembro

Peregrinos - Banco de Imagem
Peregrinos no verão – Banco de Imagem

“Muito” é a palavra que melhor descreve o período que vai de julho até a primeira quinzena de agosto. Tem muito sol, muita gente, muito comércio e muito turismo. Isso acontece porque coincide com as férias europeias. Assim que passar essa temporada o fluxo de pessoas diminui, e quando chegar setembro a temperatura estará um pouco mais amena.

Como o fluxo de gente é grande, alguns comerciantes aproveitam para aumentar os preços, nos meses de julho e agosto, isso pode acontecer em alguns albergues privados, hotéis, restaurantes e bares.

Para quem vai no verão, é recomendável começar a caminhar bem cedo, antes do sol raiar, quando ainda estiver friozinho, pois assim você escapará do sol quente, e conseguirá chegar cedo no albergue. Nessa época os albergues municipais e paroquiais, que são os mais baratos, ficam concorridíssimos; por isso, é bom madrugar para garantir o seu lugar.

O peregrino Mario Signorini começou o caminho em 26 de agosto de 2015, e me contou que costumava sair por volta das 6h15 para pegar a temperatura mais amena, segundo ele, a partir das 11h00 ficava muito quente. Por outro lado, durante todo o caminho o Mario só pegou dois dias de chuva.

O verão não é indicado para quem for fazer o Caminho Via de La Plata, pois passa por regiões de altas temperaturas que chegam fácil aos 40 graus, no trecho de Sevilla até Salamanca é muito quente até mesmo na primavera e outono.

 

OUTONO

De 23 de setembro à 22 de dezembro

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa foi a época que fiz o Caminho Francês iniciei em 22 de outubro, estava bem frio, principalmente pela manhã e à noite, mas para caminhar era gostoso. Eu peguei uns cinco dias de chuva até Santiago e depois mais dois até Finisterre, não é muito, considerando que levei 37 dias pra percorrer tudo isso. Nesse período a neblina era presença constante no período da manhã, dá para perceber claramente nas minhas fotos.

Não existiam tantos peregrinos como no verão, mas também não dava para sentir solidão, sempre tinha alguém por perto. Muitos albergues estavam fechados a partir de novembro, mas os municipais estavam todos abertos.

Eu saia sempre por volta das 8h00 ou 8h30, não via necessidade em começar a caminhar mais cedo. No início, 8h00 ainda estava escuro, depois começou o horário de inverno, em que se adianta uma hora no relógio, aí ficou mais agradável.

A principal desvantagem que identifiquei é que nesse período, como o número de peregrino diminui bastante, muitas ermitas e pequenas igrejas estavam fechadas. O frio é bem chatinho, recomendo levar luva para o período da manhã, entretanto logo esquenta e se tiver uma subida pela frente, já dá um suador. No mais, eu só vi vantagem.

Eu imaginei que as paisagens não seriam tão bonitas quanto no verão e primavera, mas me enganei, a paleta de cores é fantástica, vai do ocre ao vermelho com nuances de amarelo… é de cair o queixo. Nas regiões de Navarra e La Rioja as parreiras com uvas dão um charme especial. Caminhar nos bosques de chãos macios de tantas folhas secas é uma delícia, um prazer que mexe com quase todos os sentidos. Já na Galícia o verde dos pastos é muito intenso e contrasta com os bosques cobertos de folhas secas, é realmente muiiiiito bonito.

A melhor época para fazer o Caminho é a que você escolher

Escolher a melhor época do ano, pois depende do gosto de cada um. Na minha opinião os melhores meses são aqueles que têm temperaturas mais amenas, como maio, junho, setembro e outubro, pois não é muito frio e nem muito quente, mas se o seu negócio é calor, capriche no filtro solar, água e chapéu, arrume a sua mochila e se jogue no caminho em pleno verão. Agora se você é do tipo corajoso e gosta de neve, se planeje bem e encare o inverno espanhol com bravura. Tenho certeza que será incrível.

Você conhece a história de Santiago, que deu origem à cidade e a toda essa tradição de peregrinação? Não! Então clique aqui para descobrir.

Se você está se planejando pra fazer o Caminho, então dê uma lidinha nessa lista de post que preparei pra você. Depois me conta se foi útil.

Quantos dias para fazer o Caminho 
Principais rotas para Santiago de Compostela 
Melhor época para fazer o Caminho 
Quanto custa Fazer o Caminho 
Como se preparar fisicamente para o Caminho 
O que levar para o Caminho 
13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho 
Gambiarras que vão te ajudar no Caminho

Dica final: caso esteja procurando um material completo com absolutamente tudo que você precisa saber para se preparar para o Caminho, conheça o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, um combo de materiais, composto por e-book, videoaulas e mais 3 bônus especiais, desenvolvido por mim com o maior carinho. 

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:en]

 

44 Replies to “COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – MELHOR ÉPOCA – PARTE 3”

  1. […] dias para fazer o Caminho Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho […]

  2. […] dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho […]

  3. […] dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho […]

  4. Oi Denise. Muito obrigado pelas dicas!

    Estou planejando fazer o caminho a partir do dia 16 de Março. Quero começar em Pamplona…você acha que estará muito frio? Tem acomodação fácil nesta época?

    Muito obrigado mais um vez!

    Gustavo

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Gustavo, olha só, no que diz respeito à clima é difícil prever, mas eu acho que estará bem frio sim, pois março é bem no comecinho da primavera. Existem alguns aplicativos que poderão te ajudar a encontrar albergues com mais facilidade.

  5. Luiz Carlos Magu de Souza says: Responder

    Oi Denise,
    Vou fazer o caminho partindo de san Jean, 22 de dezembro 2019. Tenho 62 anos, Florianópolis.
    Quero subir Pirineus. Esse é o desafio principal. A condição número um da minha peregrinação. Alguma dica?
    Obrigado pelas suas belas dicas.
    Abraços.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Luiz,

      Caminho no inverno é para os fortes e valentes, só por isso já te admiro.
      A precaução número 1 é consultar a Oficina de Peregrino antes de começar a subir, para saber as condições do Caminho, eles poderão te indicar se é viável ou não, pode ser que você tenha que ir por Valcarlos, pois os Pirineus são temperamentais, no inverno fica bem perigoso devido as mudanças bruscas de clima, por isso siga a risca as orientações deles.

      Depois me conta como foi, se possível marca o blog nas postagens, estou curiosa. 🙂

      Buen Camino Luiz.

  6. Dia 29/04/18 iniciei em SJPP, após pernoitar em Madrid quando cheguei. Havia risco de não poder seguir pelos Pirineus. Seria uma grande frustração, pois meu sonho sempre foi começar por ali e se não fosse possível, mesmo que tendo realizado por completo, sem atalhos (ônibus, trem, carona etc), sentiria que não foi como sonhei. Enfim, Pirineus ok. Passei pela ponte da cidade e iniciei subida imaginando que logo chegaria aos Pirineus…. e foi assim procurando, que vi a placa de 2km já exausto. Num misto de frio, suor, roupa pra trocar pelo sol, depois colocar pelo frio, névoa sem fim algumas vezes e nos 8km, no Orrison, pensava …. “Ainda 8??!!, não vou aguentar”. E quem já fez e marcou no gps, sabe que as distâncias não batem com o papel. No final, foram 880km e não 799 como diz no certificado. Quando pensava, após uma pequena reta … “logo estarei na descida pra Roncesvalles”, começaram as longas subidas novamente. Após bom tempo andando … “Roncesvalles, 9,3km”. Não conseguia entender o quanto havia andado … Minha primeira lição que farei como mandava minha cabeça e acabei seguindo orientações: iniciar antes das 8h, subir lentamente, poupando energias para no final do dia, em Roncesvalles estar mais inteiro e no dia seguinte em diante, mais pausas e menos velocidade. Sinto que os quase 10 primeiros dias foram de erros por chegar lá me sentindo preparado, pelo tanto que fiz antes da viagem, fisicamente falando. Me esforcei muito pra sair da multidão e não ter que disputar leitos. Nesse segundo dia, pensava em seguir uma cidade a mais ou a menos, de acordo com as “estatísticas” de pessoas que sabia onde pretendiam parar. Não segui. Depois, chego em Pamplona cedo e inteiro. Pensei: “Cizur menor, apenas 5km sem elevações, eu vou”. Ai amigos, começaram os problemas. Cheguei arrastando a perna direita. Não conseguia levantar o pé do chão. E cada dia mais pensava: “vou acordar mais cedo pra andar mais devagar”, mas até isso me prejudicou pq saia com mais frio e a musculatura reclamava. No 4o dia, véspera dos meus 40 anos, procurei uma massagista que me fez chorar. Me aconselhou ir ao médico e interrompeu a massagem porque poderia ter aberto o músculo (entre virilha e coxa). Mandei msg pra fisio que faço rpg pra hérnia de disco. Fiz um teste e ok, não havia aberto músculo. Seguiria. Fiquei inchado de tanto remédio pra dor e nada …. Muitas vezes cheguei a disputar em chegar antes (dentro da minha mente). Até que um ajuste de mochila tirou com a mão a dor insuportável. Ao chegar nas mesetas, uma senhora havia me aconselhado ir devagar … seria contra o vento, 17km sem locais no caminho e que o movimento repetido das retas machucaria a canela. Não, claro que não … Ali enfim poderia repor os km abaixo da média imaginada. Resultado: canelite. Muito inchaço. Vários outros também tiveram nessa etapa. Soube de pessoas que pararam nessa parte. Pomada, remédio …. etc. Evitava tomar cerveja, fumar …. tudo por manter boas condições de caminhada. Até que aprendi a caminhar … Perto de Astorga, numa barraca, o rapaz que cuida de lá me viu e no meu desespero, pensando em parar … fazendo cálculos de, ou ficar na espanha até embarque ou antecipar … me aconselhou “o caminho se faz em 40 cm”, mostrando da mente ao coração. Me deu vários conselhos. Como parar quando sentisse o desejo, apreciar mais, viver os momentos, tirar uma selfie pela manhã e no dia seguinte, após olhar pra ela, tirar uma nova e substituir essa. Sai dali muito pensativo. Parei cedo. No dia seguinte, um choque do joelho à canela. Algumas dezenas de metros, outro mais forte e em frente a um albergue, o terceiro bem mais forte. Lembrei de Astorga. Tomei remédio. Tomei cerveja (sim, misturei), fumei, e ali fiquei. Um dos vários parceiros queria seguir e mencionei Astorga como exemplo … ele seguiu … seriam mais 7km até a próxima e se seguisse, não teria volta … seria mais sacrifício. No dia seguinte, média igual dia anterior, 17, outro de 20 e um de 22 … pra quem tinha em mente, média de 28 e parar duas vezes … não havia parado, não estava na média imaginada ainda … Dentro de uma semana reencontrei alguns parceiros … outros, os via saindo enquanto já estava parado. Me refiz emocionalmente, a razão também … E passei a viver o Caminho. Não parei como imaginava em, ou em Burgos ou Leon, e outro dia que seria para cuidados físicos … Aqueles que seguiram viagem, no dia dos choques na perna, acabaram ficando bem pra trás pelo esforço em excesso. Acabei encontro vários outros que estavam naturalmente a frente, mas olha o detalhe: quando decidi a andar menor … e como dizem por lá, mais é menos, menos é mais… Quando pensava em andar mais, não conseguia. Quando pensava em andar menos até pelo fato de não ter parado me permitindo ir com calma … acabava andando mais … um exemplo disso, foi no Cebreiro. Pretendia chegar o mais próximo para fechar o dia sem muito cansaço. Acabei fazendo 40km nesse dia, finalizando no Cebreiro. foi duro, porém, tranquilo ao mesmo tempo … devem me entender….Enfim, pude terminar planejando quando chegaria em Santiago. Fiz em 28 dias. Podia ter sido mais, menos … mas o que poderia ser menos é o sofrimento. Lutei contra a razão muitas vezes e paguei o preço, mas não posso deixar de dizer que aprendi muito mais também … de qualquer maneira, tudo foi mágico … Fiquei em Santiago alguns dias recebendo amigos para sempre que chegavam e fazendo novos … TENHO QUE VOLTAR, SANTIAGO SEMPRE CHAMA DE VOLTA

    1. Denise Santos says: Responder

      Oavaldo querido, adorei a sua mensagem, a parte dos Pirineus eu me identifiquei completamente, palavra por palavra, tive os mesmos pensamentos e sensações, até a parte do tirar a blusa, depois colocar novamente. A gente sobe, sobe, sobe, e pensa: ” deve estar chegando”, mas aí vem mais subida, e a gente descobre que está só começando. kkkkk
      Eu tmb tive bastante dor, e aprendi que no Caminho o nosso corpo é quem dita as regras, e acho que esse ensinamento devemos levar para vida toda, quando estivermos cansados, devemos descansar, quando estamos com fome, devemos comer, enfim, obedecer os sinais que essa máquina perfeita nos dá, contrariar a nossa biologia só traz mais dor e sofrimento.
      Um belíssimo relato, muito obrigada ela sua contribuição.
      Abraço.
      Denise

  7. Olá, Denise, estou pensando em fazer o caminho francês começando em meados de novembro, mais ou menos dia 13 em Saint Jean Pied se Port e creio que chegarei em Santiago até dia 18 de dezembro. Me preocupo por conta da temperatura, mas é o único período que posso. Gostaria que vc me ajudasse no sentido de me falar sobre o tempo, se é viável, se dá certo, orientação sobre onde dormir e principalmente, se realmente tem condições de ir nessa época. Obgda Cláudia, Fortaleza – Ceará

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Cláudia, tudo bem? Pra vc ter uma idéia, eu cheguei a Santiago dia 22 de novembro, já estava bem frio. Não peguei neve por pouco, lembro que depois de uma semana que eu havia passado pelo Cebreiro, nevou. Eu acho viável, mas vá preparada para o frio. O clima está maluco, tem ano que demora mais pro invernão chegar, e tem outros que ele chega mais cedo. É difícil prever por isso vá preparada. A quantidade de albergues abertos diminui bastante, o que exige mais planejamento. Existe um site que disponibiliza uma lista de albergues que funcionam nessa época, eu deixei o link no post “Melhor época pra fazer o Caminho”, vc chegou a ver? Além disso, os hospitaleiros (pessoas que trabalham nos albergues) geralmente sabem os locais que estão abertos nas cidades próximas. E tem muitos aplicativos que contam com a relação de albergues, endereço e telefone, assim vc poderá entrar em contato pra saber essa informação. Se eu fosse nessa época, compraria um chip local para poder ter como ligar para esses estabelecimentos, e até chamar um táxi, em caso extremo.

      Espero ter ajudado.

      Buen camino.

  8. Oi, Denise!
    Amei os seus posts! Muito obrigada! Apenas estou um pouco receosa quanto à época, pois planejo começar o Caminho no dia 24 de novembro. Existem albergues abertos ainda? Imagino que deva estar beeem frio! É possível ainda, considerando que espero fazer em 30 dias?

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que gostou Elilian, espero que seja útil também.

      De fato, muitos albergues fecham a partir de 01/11, eu percebi isso na pele, embora eu tenha chegado em Santiago praticamente na data que você estará começando o Caminho. Para driblar esse problema, eu sempre me informava no albergue onde eu estava, se na cidade que eu planejava dormir na noite seguinte existiam opções abertas, e eles sempre tinham essa informação, comigo deu muito certo. Existe também uma lista que fica disponível online entre os meses de novembro e fevereiro, nesse link aqui.(http://aprinca.com/alberguesinvierno/). Uma outra opção, seriam os aplicativos, vi que existem vários disponíveis com endereço dos albergues, datas que estarão abertos e telefone. Alias, para essa época eu acho que seria importante você comprar um chip da Espanha, assim você poderá ligar e fazer reserva.

      Pro meu gosto é muito frio sim!!! kkkkk É provável que você pegue um pouco de neve em alguns lugares, por isso, vá preparada. Dá pra fazer em 30 dias, desde que você não comece em SJPP, se planeje de forma a deixar uns 2 dias de folga, pois, você pode precisar descansar um pouco, além de mais 2 dias de viagem (ida e volta).

      Espero não ter te desanimado. O que você quer fazer é viável, mas precisa de um pouco mais de planejamento, Ok?

      Buen camino.

  9. Márcio Morais says: Responder

    Correção ao comentário anterior: Eu disse caminhar 15km/dia, mas na verdade era 25km/dia.. Também esqueci de agradecer e elogiar o blog… Obrigado e Parabéns

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Márcio, imagino como vc deve estar ansioso.
      Olha só, teoricamente dá tempo de fazer tudo o que você falou, pois a maioria das cidades são bem pequenas e adaptadas a rotina dos peregrino, eu digo teoricamente, pq tudo pode acontecer, como você estar cansado, chuva, a sieta, etc… O horário da siesta é justamente quando a gente está chegando no destino. Esse horário não é rígido, ele pode variar conforme a cidade e o estabelecimento comercial, mas gira em torno das 15h às 17h. Por isso, geralmente eu chegava no albergue, ia tomar banho, lavar as roupas e só depois saia para “turistar” e comprar coisas para comer. Recomendo que você se programe pra chegar mais cedo nas cidades maiores, que tem mais atrativos como Pamplona, Burgos e Leon, se a sua ideia é conhecer um pouco desses lugares. Quanto ao horário que escurece, tmb depende da época do ano, quando eu fui (outubro/novembro) demorava para clarear e escurecia muito cedo. Mas olha, não se preocupe muito com esses detalhes, tudo vai dar certo, rapidinho você se acostuma com a rotina e as coisas vão se encaixar perfeitamente. Pra tudo dá-se um jeito, se a roupa não secar, pendura na mochila, se estiver com dor, descanse um dia. Aproveite cada momento e viva intensamente o Caminho.

      Buen Camino.

  10. Márcio Morais says: Responder

    Olá, estou “me alimentando” do seu blog…rs..irei fazer i francês, iniciando dia 2 de maio… ansiedade está demais. E a cada leitura o nervosismo vem. Dúvidas, mesmo lendo muita coisa: 1 – É tranquilo, em relacção ao tempo, sair de onde estiver num horario habitual, chegar no destino, lavar suas roupas? (se não secar vai pendurado na mochila). Isso mesmo?…. 2- Em relação a alimentação: Chega no destino, corre ao mercado, prepara o lanche do dia seguinte, tranquilo isso tb? Costuma escurecer tarde, não é? E chegando ao local, dá tempo de ainda dar uma voltas pra conhecer? Ex. Saindo as 7h, caminhando em media 15km, provavelmente chegaria as 15/16h , correto? Gente, dá tempo de tudo isso? kkkkkkk Eu gosto muito de andar, e isso é o que menos me preocupa…kkk

  11. Paulo ferraro says: Responder

    Ola Denise
    Sou Paulo tudo bem?

    Pretendo começar a caminhada em San.jean até Santiago começando em 20 de setembro é uma boa época?

    Te agradeço

    Abs
    Paulo

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Paulo, por aqui tudo ótimo.
      Eu considero setembro uma boa época sim. Nem muito quente e nem muito frio. Ótima escolha.

      Abç
      Denise

  12. Boa tarde pessoal.
    Eu ja fiz o Caminho frances e o caminho Portugues (Porto a Santiago).
    O caminho frances fiz em 2015 – de 10/07 a 05/08. Nao tive um dia sequer de chuva, foi um ano atipico, segundo os espanhois. Iniciava a caminhada sempre por volta das 06 da manha, temperatura por volta de 10-12 graus. Alguns dias caminhei ate mais tarde e a temperatura chegava a 35 graus.
    O caminho portugues fiz em mais de 2017. Peguei muita chuva.
    Este ano irei fazer o caminho Primitivo (de Oviedo a Santiago), saindo do Brasil no dia 19/06, se alguem ja fez este caminho e puder me dar alguma dica, agradeco.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi João, que delícia! O Caminho Primitivo é muito bonito, embora eu ainda não tenha feito. Espero que o clima esteja agradável, mas de qualquer forma, tenho certeza que será incrível.
      Buen Camino.

  13. Eliel Felizardo says: Responder

    Oi, Denise!
    Farei o caminho em julho por causa das férias escolares, o que você recomenda que eu leve de roupas e como posso reservar os albergues.

    Grato!
    Att. Eliel Felizardo

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Eliel, tudo bem?
      Recomendo que leve roupas leves, chapéu, filtro solar e tome muita água.
      Eu tive uma péssima experiência, reservando e pagando adiantado o albergue de Saint-Jean. Eles cancelaram arbitrariamente e nunca me devolveram o dinheiro. Por isso, se eu tivesse que reservar novamente, eu utilizaria o Booking, pois teria a garantia de que esse tipo de coisa não aconteceria, entretanto, não creio que tenha muitas opções de albergues nesse site, por isso acho que a melhor alternativa seria ter um chip de celular local e ligar todos os dias pra reservar.
      Sei que existem vários aplicativos do Caminho com opções de albergues, só não sei dizer se há algum que permita reservar, precisaria pesquisar um pouco.
      Desculpe se não ajudei muito. 🙁

  14. Wellington Monteiro Dias says: Responder

    Ola querida tudo bem ? Vou fazer o caminho porem bem no inicio de novembro partindo de burgos como está a temperatura já está aquele frio insuportável ou ainda está aquela temperatura de outono um friozinho gostoso.

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Wellington, tudo joia e vc?
      Depende do que vc chama de “friozinho gostoso”. Eu fiz o Caminho bem nessa época, estava frio pra caramba, com direito a neblina todas as manhãs, e justamente por isso o sol demorava a aparecer. Não peguei neve por pouco, entretanto acho melhor que no verão.

      abç.
      Buen Camino

  15. Denise,

    Estou pensando em começar O Caminho no dia 1 de abril. Vc acha que ainda será muito frio? Vale mesmo esperar até maio?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Simone,
      Essa é uma pergunta bem difícil, pois o clima está em constante mudança, e a sensação de frio varia de pessoa para pessoa. Se o frio for algo que te incomoda d+, melhor deixar para ir em maio.

      Abraço,
      Buen Camino

  16. Felipe Rodrigues says: Responder

    Oi Denise, quero fazer o caminho de bicicleta, no mês de maio.
    Acha que 20 dias (total) da pra fazer?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Felipe,
      Vai depender do seu condicionamento. De Saint-Jean até Santiago são 775 km, pela minhas contas, descontando dois dias de viagem (ida/volta) e mais um para imprevistos, você terá 17 dias para completar o Caminho, vai pedalar uma média de 46 km por dia, me parece bem razoável. O que você acha?

  17. Tatiana Furtado de Brito says: Responder

    Olá querida,
    Comecei a pesquisar agora sobre o Caminho e uma das coisas q me preocupa é onde parar para dormir. Qdo saimos de um lugar necessitamos reservar um dormitório no local seguinte?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Tati!
      Depende da época que você for. No Caminho Francês geralmente não precisa, mas na alta temporada (julho e principalmente agosto) é recomendável, principalmente nos últimos 100km. Entretanto apenas os albergues particulares aceitam reservas por telefone, os municipais e paroquiais são por ordem de chegada. Essa é uma das razões pelo qual os peregrinos costumam madrugar e começar a caminhar antes do sol nascer, assim conseguem chegar cedo nesses albergues. A outra razão, são as altas temperaturas dessa época, afinal é verão, e lá é quente de verdade!
      No inverno, tmb é recomendável reservar (dezembro até fevereiro), isso pq a maioria dos albergues fecham, mas sinceramente eu não recomendo essa época, é frio d+ o que torna a peregrinação muito perigosa e solitária.
      De uma forma geral, você não terá problema, mas é sempre bom ficar atenta, se achar que tem muita gente no caminho, ou perceber que o albergue ficou super lotado na noite anterior, e isso te deixar preocupada, melhor reservar. Afinal o Caminho deve ser feito com tranquilidade. Tente sempre conversar com os hospitaleiros, eles são um bom termômetro e geralmente sabem te informar se existe a necessidade de reservar o próximo destino.
      Bjs.
      Buen camino.

      1. Tatiana Furtado de Brito says: Responder

        Denise,
        Penso ir na segunda quinzena de Setembro. Vc acha necessário levar casaco de frio ou corta vento?

        1. Denise Santos says: Responder

          Oi Tatiana, acho sim. O clima muda muito, além disso, sempre esfria um pouquinho à noite e pela manhã. Não tem necessidade de levar um casaco pesadão, um corta vento + uma blusa de fleece é o suficiente.
          Buen camino.

  18. JULIANA BULGARELLI says: Responder

    Oi Denise, quero fazer o caminho com meus pais, hoje com 67 e 62 anos. Meu pai é bastante resistente e adora longas caminhadas. Minha mãe já nem tanto, mas é a mais entusiaamada em ir. Você acha muito difícil de enfrentarmos essa aventura?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Juliana,
      É perfeitamente possível, vc vai se surpreender com a quantidade de peregrinos com mais de 60 fazendo O Caminho. O importante é se preparar, fazer um check-up antes, isso vale pra qualquer pessoa, não só para os maiores de 60, manter um treino físico que inclua musculação (aqui tem um post legal sobre esse tema: http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/06/20/como-planejar-o-seu-caminho-parte-5-preparacao-fisica/) e respeitar o limite e rítmo de cada um. O caminho se faz sem pressa, usufluindo de cada pedacinho. Já estou empolgada por vocês.

  19. Gostaria de iniciar o percurso no final de outubro para terminar no fim de novembro ou início de dezembro, assim saio das altas temperaturas e evito as mais baixas temperaturas do inverno europeu, o que você acha?

    1. Denise Santos says: Responder

      Eu fiz exatamente isso. Comecei no final de outubro, pouca gente no caminho, bem tranquilo, faz bastante frio nessa época, mas as paisagens são lindas com as cores do inverno. Recomendo.

  20. Oi Denise! O seu blog tornou se essencial para eu planear a minha jornada, espero conseguir na próxima Primavera. Tenho vindo a adiar por não ter companhia, mas havendo a possibilidade de cruzar me com mais pessoas e não sentir me tão só, acho que vou mesmo sozinha :).

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Paula. Fico feliz em ajudar. Vá sozinha mesmo, vc não se arrependerá, aliás na minha opinião eu acho até melhor. Vc poderá fazer no seu ritmo sem se preocupar com mais nada, além do mais vc vai conhecer tanta gente interessante, fazer tantos amigos que ficar sozinha será sua opção. Não adie o seu sonho por isso.
      Buen camino.

      1. Viviane Afonso Sandre says: Responder

        Ola Denise,
        estou encantada com o seu blog.
        Estou planejando essa viagem a tempos. Mas uma coisa que me deixa preocupada é ir sozinha. Você achou perigoso?

        1. Denise Santos says: Responder

          Que linda!!!!
          Em nenhum momento eu me senti em perigo, e olha que a maior parte do tempo eu preferia caminhar sozinha, por opção, é claro, pois se quisesse poderia me juntar com outros peregrinos, mas é que gostava de ficar só, apenas com os meus pensamentos. Não tenha medo, vc vai adorar, além do mais, os moradores locais tratam a gente com tanto carinho, que não dá vontade de chegar nunca. Tenho certeza que vc vai adorar.

    2. Acho muito instrutivo todos esses artigos. Aprendo bastante.

      1. Denise Santos says: Responder

        Que bom! Essa é a idéia.

  21. Mario Signorini says: Responder

    Muito legal a citação deste peregrino. Grande abraço.
    Realmente, nesse período em que fiz o Caminho, é bem melhor, na maioria dos dias, sair antes do sol raiar.

    1. Mário, mais uma vez obrigada pela ajuda.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.