GAMBIARRAS PARA FAZER NO CAMINHO

O caminho é uma grande lição de desprendimento, você vai ficar mais de um mês carregando apenas o essencial, que diga-se de passagem, são poucas coisas. Entretanto o caminho também é uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade e suas habilidades para fazer gambiarras. Por isso preparei uma pequena lista das gambiarras, digamos… mais tradicionais, existem muitas outras, pode ter certeza, mas hoje vamos tratar apenas dos grandes clássicos.

Agulha e linha

DSC_0080

Não deixe de levar esses dois itens, primeiro porque pode ser que você realmente precise costurar alguma peça de roupa, ou ter que pregar um botão que está soltando, mas a verdadeira utilidade da agulha e linha será tratar as bolhas.

Primeiro desinfete com álcool as mãos, agulha, linha, e a bolha. Feito isso você vai furar a bolha como se fosse costurar, a agulha entra de um lado e sai do outro, aí você corta a linha deixando uns dois centímetros de cada lado da bolha para drenar, recomendo que você amarre essas duas pontas uma na outra, senão a linha pode cair. Se a bolha for muito grande, apenas esses dois furinhos não vão resolver, nesse caso faça vários outros furos, não precisa necessariamente deixar a linha em todos os furos, se ainda assim a bolha estiver cheia de água, esprema um pouquinho para ajudar a drenar (essa parte dói um pouco), faça isso com cuidado para não a estourar. Depois passe alguma pomada antisséptica, ou iodo, e não cubra, assim a pele vai secar durante a noite. Quando for caminhar no dia seguinte, proteja bem a bolha com um curativo. Você vai repetir essa operação todos os dias quando chegar no albergue, dessa forma em pouco tempo a bolha estará curada e não vai mais doer.  Agora preste atenção em uma coisa: EM HIPÓTESE ALGUMA RETIRE A PELE DA BOLHA, NUNCA, JAMAIS, senão aí sim você terá um problemão.

Eu prometo que vou fazer um vídeo tutorial sobre esse assunto, assim que eu tiver uma bolha para exemplificar.  🙂

Ganchos e sacola plástica

DSC_0071

É muito comum nos banheiros dos albergues não ter lugar suficiente para pendurar tudo que carregamos para o banho (roupas limpas, produtos de higiene pessoal toalhas, etc), por isso leve alguns ganchos, desses que se usam para pendurar cortinas de banheiro. Quando você for tomar banho, coloque a roupa limpa e a toalha dentro da sacola plástica para não molhar, e leve os ganchos para pendurar na porta, dessa forma você garante espaço extra para tudo que precisa, e ainda evita molhar a roupa que está limpa. Se quiser leve uma sacola plástica também para as roupas que você vai tirar e que estão sujas.

Recomendo que a sua necessarie seja daquelas que ficam penduradas, caso contrário leve seus produtos de higiene pessoal em uma sacola plástica mesmo, igual essa da foto, assim você conseguirá se organizar melhor na hora do banho, e se molhar não vai estragar o que tem dentro. É tosco, mas funciona.

Barbante ou cordinha de nylon

DSC_0076

Pode ser que as suas roupas não sequem antes de anoitecer, e não é recomendável deixa-las para fora durante a noite, pois é muito úmido, a roupa vai ficar ainda mais molhada, por isso leve um pedaço de barbante ou cordinha de nylon para improvisar um varal na cabeceira da sua cama. Como a maioria dos albergues tem calefação, as suas roupas secarão rapidinho. Além disso, um barbante pode ser muito útil, por exemplo, o cadarço da minha bota arrebentou no meio do caminho, eu não pensei duas vezes, usei o barbante, ficou bem feio, mas deu certo.

Guia C Primitivo

Para secar roupa no quarto, você também pode usar os bastões, caso os beliches sejam próximos um do outro. Para isso, você terá que pedir permissão os outros peregrinos, se eles concordarem, coloque o seu bastão atravessado entre as duas camas de cima e pendure as roupas nele.

Outra alternativa ainda mais tosca, é fazer o que eu fiz na foto abaixo. HAHAHAHAHA…

Não me julgue, pode ser que você faça igual. :)
Não me julgue, pode ser que você faça igual. 🙂

Alfinetes

DSC_0083

Serão muito úteis para pendurar as suas roupas no varal, pois os pregadores desaparecem, é um mistério! Acho que eles devem ir para a terra dos guarda-chuvas desaparecidos. Enfim, mesmo com todas as gambiarras para secar roupa que eu mencionei acima, as vezes elas não secam, principalmente as meias que são grossas, para essa situação você poderá pendurá-las em sua mochila com os alfinetes e ir caminhar de boa. Aliás, meias e toalhas penduradas nas mochilas é uma cena muito comum no caminho.

Jornal

newspapers-444450_1920

Por melhor que seja a impermeabilização das suas botas, depois de dois dias de chuva ela ficará úmida, não tem jeito. Quando isso acontecer, encha a sua bota de jornais durante a noite, quanto mais melhor. É tiro e queda, no dia seguinte a bota estará sequinha. Essa gambiarra é famosa, por isso a maioria dos albergues tem um bom estoque de jornal para essa situação.

Benjamim

DSC_0089

O benjamim por si só já é uma gambiarra, e será muito útil, afinal as tomadas dos albergues não são suficientes para carregar os celulares e câmeras fotográficas de todos os peregrinos ao mesmo tempo, dessa forma, se você tiver um desses aumenta a capacidade de carregamento.

Máscara tapa olho e protetor auricular

DSC_0094

Essa dupla não é bem uma gambiarra, é um concelho de amiga, se você tem sono leve e não consegue dormir com a claridade, é melhor levar a sua máscara e os protetores auriculares. Vai por mim, a galera ronca de verdade!  Também tem aqueles que acordam muito cedo, e por mais cuidadosa que a pessoa seja, acaba fazendo barulho, não tem jeito. Ou então, pode ser que você queira dormir cedo e as luzes ainda estão acesas, ou está apagada, mas alguém do seu lado acende a lanterna, enfim, se a claridade te incomoda, não faça o caminho sem a sua máscara.

Fralda de pano

Muita gente prefere levar fralda de pano ao invés de toalha, sim, elas ainda existem. As fraldas são absorventes, leves e secam rápido.

Eu levei uma toalha bem pequena que amei, já falei sobre isso em outro post, mas já ouvi falar muito bem das fraldas de pano, que além de tudo são baratas se comparadas com as toalhas de alta absorção.

Sabonete

Além de tomar banho, é claro, você também poderá utilizar o sabonete para lavar as roupas, assim não precisará levar um sabão somente para essa função, ou seja, algumas gramas a menos na sua mochila.

Você deve ter percebido que são objetos pequenos e leves, mas que proporcionam uma ajuda incrível. Bem diferente de algumas coisas, digamos… incomuns, que alguns peregrinos carregam no caminho. Já escrevi sobre algumas histórias divertidas, vale a pena conferir.

E você, aí leitor, fez alguma gambiarra no caminho? Compartilha com a gente, tenho certeza que a sua dica será muito útil para outros peregrinos.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

 

10 Replies to “GAMBIARRAS PARA FAZER NO CAMINHO”

  1. […] Quantos dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho […]

  2. irani c brito says: Responder

    Estou adorando todas as informações vou em junho grata querida

    1. Denise Santos says: Responder

      Gosto dessa época, ainda não está muito quente, boa escolha.
      Bjs
      Denise

  3. AdrianaPortas says: Responder

    Denise,
    Seu blog é sensacional!!
    Super bem humorado, você escreve bem claro e leve, uma delícia de ler.
    Adorei os links, principalmente os de pesquisa de preços, muito do bom!
    Também faço parte da associação tem uns poucos meses e vou fazer propaganda do seu Blog, ta!
    Bjo
    Adriana

    1. Denise Santos says: Responder

      Puxa Adriana, fico muito feliz com o seu comentário.
      Obrigada.

  4. Quando eu for levarei o velho e conhecido “Sabão de Coco”, acredito que servirá para tudo.,..rs

  5. Maria Amélia says: Responder

    Adorei sua disposição em ajudar aqueles que pretendem passar por essa maravilhosa experiência. Alma linda! Grata.

    1. Denise Santos says: Responder

      Maria Amélia, o que me motiva são comentários como o seu.

  6. Muito bem montado, o seu blog !
    Uma ilustração excelente com informações completas e detalhadas.
    Parabéns

    Jurema ( da lista de Santiago)

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Jurema, que bom te ver por aqui! O seu elogio me deixa muito feliz.
      A ilustração foi feita por uma Peregrina que conheci no caminho, e que agora considero uma querida querida.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.