COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – QUANTOS DIAS EU PRECISO -PARTE 1

Fazer o Caminho de Santiago não é uma jornada fácil, não é como ir de férias à destinos tradicionais, que basta se dirigir até uma agência de viagens e comprar um pacote com roteiro programado, em que a sua única preocupação é fazer as malas. Para Santiago é preciso ter planejamento, preparação prévia e equipamentos adequados, mas acima de tudo, tem que estar muito a fim de embarcar nessa jornada. Por isso resolvi dar uma forcinha para você que tem esse sonho, e preparei uma série de posts com o passo a passo de como planejar o seu Caminho de Santiago.

Desengavetando o sonho de fazer o Caminho de Santiago

Vamos começar falando sobre quanto tempo é necessário para ir à Santiago, você vai ver que essa experiência cabe certinho nas suas férias. Ficou surpreso (a) ? Eu também fiquei quando descobri isso!  Também vou abordar questões sobre a melhor época do ano, preparo físico,  as rotas que levam a Santiago, custos para fazer o Caminho, e muitas outras dicas. Quem sabe você não se anima e tira esse projeto do campo dos sonhos e começa a planejar, para então torná-lo realidade.

Vem comigo!

Quantos dias eu preciso para fazer o Caminho?

A resposta é simples: a quantidade de dias que você puder!

Eu explico. O Caminho Francês partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port tem 775km, segundo a Oficina de Acogida al peregrino. Se você caminhar uma média de 25km por dia, vai precisar de 31 dias, mas eu te aconselho a considerar uns 2 dias a mais, porque pode ser que você tenha que parar para descansar, ou andar menos no começo, enfim, imprevistos podem acontecer, acrescente ainda mais 2 de viagem (ida e volta), portanto seriam 35 dias. Daí você está pensando, “quem é o afortunado que tem férias de 35 dias? ”. Bem poucas pessoas, é verdade.

O detalhe mais importante é que não há um começo obrigatório, embora existam os pontos tradicionais de início, como Saint-Jean-Pied-de-Port no Caminho Francês, ou Irún no Caminho do Norte. Lembre-se que na idade média os peregrinos começavam o caminho na porta de suas casas, e até hoje tem um monte de europeus, principalmente os espanhóis que ainda fazem dessa forma. Entretanto, para ganhar a Compostela a pessoa tem que comprovar, através dos carimbos na credencial de peregrino, que percorreu a pé os últimos 100km do caminho.

Denise, para tudo! O que é uma Compostela? E essa tal de Credencial do peregrino?

Calma… Eu explico!

banner grande horizontal

O que é a credencial do peregrino

A credencial é como um passaporte do peregrino, para fazer o caminho você vai precisar de uma. É uma espécie de caderneta que será carimbada em todos os albergues por onde você passar. Sem a credencial não se pode hospedar nos albergues municipais e paroquiais do caminho. A credencial pode ser adquirida nas oficinas do peregrino, geralmente nas cidades que são mais conhecidas como ponto de partida, existe uma dessas, ou nas associações do caminho, logo abaixo coloco  links com endereços onde é possível conseguir a credencial em toda parte mundo.

Um dos lados da minha Credencial
Um dos lados da minha Credencial

Para conseguir sua credencial na Espanha, clique aqui, em outros países do mundo, incluindo o Brasil, acesse por aqui.

Sabe o que é legal, se você estiver fazendo o caminho e precisar de atendimento médico, basta apresentar a sua credencial no hospital, que será atendido sem pagar nada por isso.

Por conta da pandemia de covid, a partir de janeiro de 2021, que será Ano Santo,  haverá a alternativa de uma creencial digital, na verdade será um aplicativo, pelo qual, os peregrinos irão capturas os “carimbos” através da leitura de QR code. A credencial em papel, assim como a digital existirão simultaneamente.

O que é a Compostela

A Compostela é o certificado de que o peregrino chegou até Santiago. Ela é emitida pela igreja Compostelana com o carimbo e a assinatura do Secretário Capitular da Catedral de Santiago. Para consegui-la o peregrino precisará comprovar que percorreu a pé ou a cavalo (Sim, você leu certo, cavalo!) os últimos 100km em dias consecutivos, e essa comprovação é feita através dos carimbos na credencial. Se nesses últimos 100km, por alguma razão você não se hospedar em um albergue, pegue o carimbo referente a esse dia em alguma igreja, monastério, ou na prefeitura, mas não deixe de carimbar a sua credencial, caso contrário você não terá uma Compostela para chamar de sua. Feito tudo isso, ao chegar em Santiago, procure a Oficina de Acogida al Peregrino, fica bem pertinho da catedral, apresente a sua credencial recheada de carimbos e pronto, você terá uma linda Compostela.

Compostela e Certificado de Distância
Compostela e Certificado de Distância

Voltando ao nosso tema: Como planejar o Caminho de Santiago

Vamos supor que você tenha 15 dias de férias e queira fazer o Caminho Francês, lembre-se de considerar 2 dias de viagem (ida/volta) e 2 dias para imprevistos, portanto serão 11 dias de caminhada. Você poderá começar na linda Astorga, que fica em torno de 260km de Santiago, caminhará em média 23,6 km/dia. 🙂

Se você tiver 20 dias de férias para fazer o Caminho Francês, considerando aqueles 4 dias de viagem e imprevistos serão 16 dias de caminhada. Para esse caso, vou te dar 4 opções:

  • Começar o caminho em Leon, que fica em torno de 312km de Santiago, dessa forma em 16 dias se chega ao destino final, caminhado uma média de 20km por dia.
  • Daí você está pensando, ah…mas eu queria tanto passar pelo País Basco, comer pintxos e caminhar em meio as parreiras de uvas! A boa notícia é que também dá. Vamos lá: Você pode começar em Roncesvalles e ir caminhando até Estella serão 4 dias considerando que você ande uma média de 23km/dia, de lá você pega um ônibus/trem para Astorga e continua caminhando até Santiago por mais 12 dias. Isso é perfeitamente possível, permitido, e não há mal nenhum em fazer dessa forma, se é assim que você pode, não vejo razão para deixar de realizar esse sonho.

Clicando aqui, você poderá pesquisar os itinerários, preço e horários de ônibus e trens.

  • Se você não abre mão de fazer o caminho completo e caminhando, existe uma outra opção que é dividir em duas, três ou quantas etapas você quiser, desde que os últimos 100km sejam feitos em dias seguidos, nunca se esqueça disso. Nesse caso você pode começar o caminho em Saint-Jean-Pied-de-Port e ir até Carrión de Los Condes (em torno de 380km) voltar para casa e no ano seguinte continuar o caminho a partir do ponto de onde parou. Essa é uma forma de fazer o percurso completo, dentro do tempo que você tem disponível. Claro que acaba ficando mais caro para quem mora no Brasil, afinal você terá todo o custo de deslocamento em dobro, mas é uma alternativa. Essa prática é muito comum entre os europeus, conheci alguns que caminhavam apenas uma semana e já voltavam para casa com o compromisso de continuar assim que possível.

Guia C Primitivo

  • Agora, se você é da turma do pedal, poderá fazer o Caminho Francês inteirinho de bicicleta, percorrendo uma média de 70 km por dia, dessa forma, você chegará em 11 dias a Santiago, considerando os 2 dias de viagem e 2 de folga para imprevistos, dá um total de 15 dias. Quem faz o caminho de Bike também ganha Compostela, mas a regra muda um pouquinho, nesse caso o “bicigrino” deve comprovar que percorreu pelo menos os últimos 200km em dias consecutivos. Que tal? Interessante né!

Bicicleta

Essas alternativas podem ser utilizadas em qualquer parte do Caminho, mas se nenhuma dessas opções te agradou, eu tenho uma ótima notícia, existem outros caminhos para Santiago, e não apenas o Francês, se você tem apenas 20 dias, pode optar por rotas mais curtas, e nem por isso menos interessantes, como é o caso do Caminho Primitivo, que começa em Oviedo e tem em torno de 320 km, ou o Português, partindo de Porto com mais ou menos 260km até Santiago, mas aí já estamos entrando em outro post.

Se você está se preparando para fazer o Caminho, não deixe de ler a série de post  a respeito de “Como Planejar o Caminho de Santiago” que preparei abaixo. Tenho certeza que vai te ajudar muito.

Quantos dias para fazer o Caminho
Principais rotas para Santiago de Compostela
Melhor época para fazer o Caminho
Quanto custa Fazer o Caminho
Como se preparar fisicamente para o Caminho
O que levar para o Caminho
13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho
Gambiarras que vão te ajudar no Caminho

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

10 Replies to “COMO PLANEJAR O SEU CAMINHO – QUANTOS DIAS EU PRECISO -PARTE 1”

  1. […] e continuará lá quando tudo isso passar. Não tenha pressa. Aproveite para se preparar melhor veja aqui nesse post como fazer isso , ou até mesmo melhorar o seu espanhol em um curso […]

  2. […] Quantos dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho […]

  3. […] Quantos dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho […]

  4. […] Quantos dias para fazer o Caminho Principais rotas para Santiago de Compostela Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho […]

  5. […] Quantos dias para fazer o Caminho Melhor época para fazer o Caminho Quanto custa Fazer o Caminho Como se preparar fisicamente para o Caminho O que levar para o Caminho 13 Coisas que ninguém te conta sobre o Caminho Gambiarras que vão te ajudar no Caminho […]

  6. […] tranquilidade, é melhor escolher uma rota mais curta, ou usar uma das alternativas que menciono aqui nesse post . Fazer etapas longas, é muito desgastante para o corpo, além de pouco vantajoso. Apreciar as […]

  7. Claudia Gomes says: Responder

    Oi Denise
    Muitas informações interessantes e adorei o link do Rome2rios…muuuito útil. Já baixei o app p me ajudar qdo estiver lá. Irei em setembro/2016.
    Bjs
    Claudia

    1. Esse site é ótimo, sempre utilizo quando viajo. Fico feliz que tenha gostado das informações, espero poder te ajudar no seu Caminho, e quando voltar conte pra gente como foi a sua experiência, vou abrir uma área no blog pra colocar relatos de peregrinos, espero contar com o seu.

  8. Muito bom o seu blog. Vai ter um top de gastos?

    1. Oi Luciane,
      Vai ter sim, mas posso adiantar que a estimativa de gastos diário gira em torno de 25 a 30 euros, é possível economizar bastante se vc se dispuser a fazer a própria comida.
      Obrigada pela sua visita. Aproveite e assine o blog, assim vc receberá um email sempre que tiver post novo, e fica sempre por dentro das novidades.
      Abç.
      Denise

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.