O QUE NÃO FAZER NO CAMINHO DE SANTIAGO

Se você está se preparando para fazer o Caminho de Santiago, já deve ter lido tudo sobre o que levar, como se planejar, qual a melhor época, as rotas mais interessantes, mas você sabe o que não deve fazer no Caminho de Santiago? Pois aqui, nesse post, eu vou falar um pouco sobre as coisas que você deve evitar, para ter um Caminho inesquecível. Então chega de blá,blá, blá, e vamos ao que interessa…

Apague do seu vocabulário a expressão: “vai que…”

o que não fazer no Caminho de Santiago

Dizem que carregamos na mochila, todos os nossos medos, sendo assim, liberte-se deles, e deixe aquela imensa necessaire de medicamentos em casa, junto com o guarda-chuva que você pensou em levar. Você não está indo para os confins da floresta Amazônica, qualquer coisa que você precise, encontrará no comércio local, eles estão preparados para as demandas dos peregrinos.

Desapegue. Quanto menos coisas você levar, melhor será o seu caminho. Por isso, resista a tentação de levar uma terceira calça, pensando: “vai que não dá tempo de lavar”, ou “vai que rasgue uma das outras duas”, “vai que eu sei lá o que…”. Escolher os itens certos é o que fará toda a diferença. Não leve nada que seja desnecessário.

Fazer o Caminho com um calçado novinho

Não fazer o Caminho de Santiago com calçado novinho

Nem por superstição você deverá estrear sua bota/tênis no Caminho. Esse é um erro terrível, que só lhe trará dor e sofrimento. Soa um pouco apocalíptico, entretanto é a mais pura realidade.

O seu calçado deverá estar amaciado, laceado e adaptado ao formato dos seus pés. A recomendação, é utilizar a sua bota/tênis, por pelo menos 2 meses antes de começar o caminho. Essa fase também é importante para você perceber se o calçado que adquiriu é de fato o melhor pra você. Já ouvi casos, de peregrinos que tiveram que comprar outra bota no estágio de amaciamento, pois não se adaptaram a ela. Aliás, a etapa de amaciamento é importante para testar meias e técnicas para prevenir as bolhas.

Por isso, as botas devem ser o primeiro item que você terá que adquirir quando estiver planejando o seu caminho.

Levar o planejamento à risca

Planejar o seu caminho é importante, mas estar aberto as mudanças é fundamental. Uma coisa é colocar em uma planilha bonita, a quantidade de quilômetros que você quer caminhar em um dia, considerando a inclinação do terreno, e suas condições físicas. Outra coisa bem diferente, é estar lá no caminho, e ser surpreendido por um baita pé-d’água, que encharcou toda sua vestimenta impermeável, e você lá, congelando de frio, em frente a um albergue, louco pra tomar um banho quente e colocar uma roupa sequinha, mas não pode, porque planejou caminhar mais 6 km nesse dia! Ou, no meio do percurso, conheceu alguém muito legal, com bom papo, mas que caminha devagar, considerando o seu ritmo. O que você faz? Deixa a pessoa para trás, e sai acelerado porque tem que chegar no seu destino às 13h como planejou? Ou aproveita o momento para fazer uma nova amizade?

Imprevistos e surpresas acontecem, seja flexível com os seus planos, não exija demasiadamente do seu corpo e desfrute do caminho, sem neuras e sem stress. As pessoas que encontramos e as dificuldades que passamos, são partes dos ensinamentos dessa jornada.

Se entregue ao Caminho!

Etapas muito longas no Caminho

O que não fazer no Caminho de Santiago

Se você não tem tempo suficiente para fazer o caminho e desfrutar dele com tranquilidade, é melhor escolher uma rota mais curta, ou usar uma das alternativas que menciono no Manual Peregrino para o Caminho de Santiago.  Fazer etapas longas, é muito desgastante para o corpo, além de pouco vantajoso. Apreciar as paisagens, observar as pequenas flores escondidas na beira da estrada, conhecer os pontos de interesse turístico e cultural da região, são parte do Caminho. Não deixe de fazer um piquenique, seguido de alguns minutos descansando curtindo o canto dos pássaros, em detrimento de uma longa e acelerada etapa de 35 km. Acredite, não vale a pena!

Exigir luxo e requinte

Não exija luxo no Caminho de Santiago

Entregue-se a simplicidade durante o Caminho. Durma algumas noites nos albergues municipais e paroquiais, participe dos jantares coletivos, organizados pelos próprios peregrinos, e veja como é possível ser feliz com pouco.

Algumas vezes, lave suas próprias roupas, ao invés de colocá-las na máquina, isso vai fazer você valorizar esses pequenos luxos que temos em casa, e irá te ensinar a ter mais cuidado com as suas roupas. Tem uma frase famosa no Caminho, que eu adoro, infelizmente não sei qual a autoria, ela diz: “O turista exige, o peregrino agradece!” Esse é o espírito.

Se fechar no seu mundo

O que não fazer no Caminho de Santiago, não fique só

Claro que fazer O Caminho é uma experiência profunda de autoconhecimento, e uma grande oportunidade de refletir, mas não seja tão rigoroso (o).  Esteja aberto a conhecer pessoas, a conversar com estranhos, a ajudar ao próximo e a receber ajuda também. Você não precisa esquecer todos os ensinamentos de precaução que a sua mãe ensinou na infância, mas relaxe um pouco, se permita um “dedinho de prosa” despretensioso com algum ancião local, mesmo que seja na base da mímica, tenho certeza que eles vão adorar, e você também.

Ok, existe a barreira da linguagem, mas um sorriso, e gestos de simpatia quebram qualquer barreira. Se você não fala espanhol, é simpático aprender algumas palavrinhas, isso demonstra respeito e empatia. Existem vários vídeos no Youtube que poderão te ajudar, se puder, também poderá fazer um curso online, aí no conforto do seu lar, mas não é primordial, apenas uma dica.

Esquecer de tomar água!

nao deixe de se hidratar no Caminho de Santiago

Hidrate-se sempre. Lembre-se que você irá caminhar praticamente o dia todo, e muitas vezes embaixo do sol quente, vai perder muito líquido; por isso, é importante repor.

Não precisa carregar um grande estoque de água, pois isso só vai tornar a sua mochila pesada, existem muitas fontes de água potável pelo caminho, e locais para comprar, caso não encontre uma. Tenha sempre uma garrafinha com você, e principalmente, beba a água que estiver nela. 😀

Não ignore as intempéries do clima

não ignore o clima no caminho de santiago

Não é porque você nasceu e foi criado no sertão nordestino, que vai ignorar o sol quente da Espanha.  Acredite, o verão por lá é cruel! E o inverno também. Você terá que levar poucas coisas para o Caminho, e a maioria delas será para te proteger do clima. Duvida? Então vamos recapitular: Jaqueta corta-vento, blusa de fleece, chapéu/boné, filtro solar, bota impermeável, calça impermeável, saco de dormir, capa de chuva, óculos de sol, bloqueador solar…etc.  Viu???

Uma dica, no Manual Peregrino eu gravei vídeos ensinando tudo sobre para cada ítem do enxoval peregrino, assim você saberá exatamente como escolher a opção mais adequada para o seu Caminho e orçamento.

É fundamental que você se informe sobre como estará o clima no Caminho, na época que você escolheu, e se prepare, levando as roupas adequadas. Não brinque com o clima.

Agora que você já sabe tudo o que não deve fazer em sua peregrinação, talvez queira saber quais são os segredinhos do Caminho, aquelas coisas que ninguém conta, então não deixe de ler o post sobre esse tema.

E você que já fez o caminho, conheceu todas as dores e alegrias dessa jornada, tem mais alguma coisa que gostaria de acrescentar à lista do que não fazer? Então compartilha conosco aqui nos comentários. =)

Ultreya, suseya y buen camino.

 

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

16 Replies to “O QUE NÃO FAZER NO CAMINHO DE SANTIAGO”

  1. Graziela Gaspar de Santana says: Responder

    Boa noite Denise! Obrigada por seu relato e dicas!! Vou fazer parte do caminho Frances no inicio de nov agora! Gostaria de saber se você tem dicas em relaçao do que levar nessa época que é mais fria! Obrigada pela atençao

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Graziela, eu fiz o caminho nessa época, peguei frio de mais pro meu gosto (kkkk), mas caminhando esquenta, a pior parte é pela manhã e a noite.
      Tudo que eu levei está aqui nesse post: http://www.santiagodecompostelainfo.com/2016/04/26/o-que-levar-para-o-caminho/
      Fique atenta aos albergues, muitos fecham nessa época do ano, por isso sempre é bom perguntar no albergue onde vc dormiu, sobre os albergues que estaram abertos na cidade aonde vc pretende ficar na px noite.
      Leve um bom saco de dormir, mas que não seja muito pesado. Muitos albergues têm mantas, geralmente não em quantidade suficiente para todos, por isso vc precisa pedir.

      Buen camino, e depois me conta como foi.
      Bjs.

  2. Denise, quero fazer o caminho Francês em Junho de 2019, porém só tenho 20 dias de Férias, por onde devo iniciar o percurso?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Caroline, tudo bem?
      Na minha opinião, o mais seguro seria vc começar por Leon. Se vc caminhar uma média de 20km por dia, chegará à Santiago em 15 dias. Considerando 2 dias para o deslocamento (viagem de ida/volta pra Espanha) mais uma folga pra imprevistos e turismo por Santigo, ficará perfeito. 🙂

      Abraço, e buen camino.

      1. Lairton Galaschi Ripoll says: Responder

        ” Santiago de Compostela –
        Manual do Peregrino”

        Editora: Artes e Ofício
        Porto Alegre – RS
        Autor: Lairton Galaschi Ripoll
        3 Edição.
        Primeiro Guia Brasileiro traduzido para o Braille

  3. Leocádio Tiné says: Responder

    Ola Denise,
    Estamos, eu e minha esposa, ultimando a fase de planejamento para realização do Caminho Português partindo do Porto ou de Ponte de Lima em abril do próximo ano. Como já estamos perto dos 60 pretendemos utilizar as comodidades de hotéis simples ou pousadas para o descanso ao final do dia e uma boa noite de sono. Não pretendemos fixar um prazo para conclusão do Caminho pois nos dias que quisermos caminharemos mais, outros dias menos, porém estamos planejando uma jornada entre nove e doze dias. Gostaríamos da sua opinião sobre duas questões: 1) Onde adquirir um roadbook do Caminho ou se é possível fazer o Caminho apenas com a indicação das setas?
    2) É possível nessa época da viagem conseguir hospedagem dia a dia, sem fazer reservas com antecedência, visto que poderemos flexibilizar as jornadas?
    Gratos.

    1. Denise Santos says: Responder

      Leocádio, vc está certíssimo, faça no seu tempo, respeitando os seus limites, seu corpo é quem manda. Eu não fiz esse Caminho, por isso não consigo te responder com muita propriedade, vou te recomendar alguns sites que poderão ser úteis para o seu planejamento.
      1) No Caminho Francês as setas são suficientes, acredito que no Caminho Português seja igual, pois é uma rota bastante utilizada, não creio que seja necessário levar um guia, que só vai acrescentar peso em sua mochila. Baixe alguns aplicativos, que possuem mapas e rede de albergues, se isso te deixará mais seguro. Recomendo o MiCamino e o Camino (esse segundo é só pra Iphone).
      A Asociación Galega Amigos do Camiño de Santiago disponibiliza um guia bem completo desse Caminho, tmb poderá tirar suas dúvidas mais específicas, aqui tem um link para o Guia deles: https://bit.ly/1UErN7q
      O site da Eroslki é bastante completo, aqui está o link, http://caminodesantiago.consumer.es/mobile/los-caminos-de-santiago/portugues/, é deles tmb o aplicativo Camino, que mencionei acima. E por ultimo, tem o https://www.gronze.com/.
      Tenho certeza que esses 3 sites te ajudaram bastante nessa fase de planejamento.
      Ah! Nos albergues Municipais e Paroquiais não aceitam reservas, é por ordem de chegada, se vc precisar reservar, terá que escolher um particular.
      Espero ter te ajudado com esses links, e por favor, depois me conte como foi o seu Caminho.
      Abç.
      Denise

      1. Leocádio Tiné says: Responder

        Obrigado pela ajuda. Quando retornarmos relataremos como foi a experiência.
        Forte abraço.

        1. Denise Santos says: Responder

          Vou esperar heim!!!!
          Buenos camino.

  4. Leocádio Tiné says: Responder

    Ola Denise
    Estamos ultimando o planejamento para fazermos, eu e minha esposa, o Caminho Português partindo do Porto ou Ponte de Lima, no mês de maio/19. Estamos perto dos 60 anos e pretendemos fazer uma jornada que se adapte às nossas condições físicas e pretendemos ter ao fim de cada dia o conforto de um hotel simples ou pousada que nos permita uma noite de descanso reparador. Gostaria da sua opinião em relação a dois ítens: 1) É possível adquirir um roadbook do caminho. Ou é possível se guiar apenas pela sinalização e fazer o caminho tranquilo?
    2) Como não pretendemos fixar uma quantidade de dias exatos para o Caminho, podendo caminhar mais uns dias outros nem tanto, gostaria de saber se a rede de hospedagem no percurso nos permite conseguir alojamentos sem a necessidade de reserva prévia?

    Forte abraço.

    Leocádio Tiné

  5. Oi Denise!
    Embarco amanhã para o Caminho Francês. Suas observações são bem úteis. Essa é minha vibe. Tô seguindo no Instagram também, imagens muito bonitas. Em geral as pessoas carregam muitas coisas por medo, não? Medo do inesperado… Medo de tomar uma chuva, medo de machucado, medo de tantas coisas… Tô indo bem nessa pegada que você deixou: caminhar e curtir. Abraços e obrigada!

    1. Denise Santos says: Responder

      Camila que delícia
      Imagino a ansiedades e a empolgação que vc deve estar. Vai assim nessa pegada, sem medo de ser feliz que tudo vai dar certo.
      Buenos Camino.
      Denise

  6. luiz antonio braga cruz says: Responder

    Ola Denise como você falou sobre as botas elas ao seu conjunto fundamental em um caminho para poder fazer uma boa caminhada sempre seria bom lembrar uns dois números maior para você poder colocar duas meias uma almofadada de coolmax e outra fina primeiro e apertar bem a sua bota pois frouxa pode provocar bolhas os dois números a mais ajuda e muito nas decidas porque você vai descer freando e seu pé vai para frente na bota e suas unhas vão doer ou ate cair entendeu a dica do tamanho da bota!!!!!!
    outra coisa nunca tome banho antes de caminhar pois a sola dos pés ficam propensas a bolhas tome banho ao final de sua jornada e fica ate mais fácil ao acordar e começar sua jornada mais rápido pois cedinho rende muito mais o caminho!!!!!
    e o fundamentas carregue o mínimo possível pois o caminho lhe mostrara tudo que a ele for necessário…

    Ja fiz duas vezes o caminho francês e uma vez o caminho português e espero poder fazer ente ano o caminho ingles se Deus quiser……..

    1. Denise Santos says: Responder

      Muito bem lembrado Luiz Antonio. Tenho muita curiosidade de saber como é o Caminho Inglês, depois me conta como foi.
      Obrigadíssimo pela sua importante contribuição.
      Abraço,
      Denise

  7. Excelentes dicas e muito inspirador, dá uma vontade de estar no Caminho.
    Carinho beijo,
    Musa

    1. Denise Santos says: Responder

      Pois é…Difícil não recordar de tudo, né?
      Bjs querida.
      Denise

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.