ANO SANTO E A INDULGÊNCIA PLENA

Puerta Santa, Jacobeo 2010 / @ Xoán A. Soler / site: www.vivecamino.com

Hoje é dia de festa, hoje é dia de Santiago, e as comemorações já começaram faz tempo. Em Santiago de Compostela o cronograma de exposições, concertos, espetáculos de dança e peças teatrais iniciaram há 10 dias, e ontem à noite, a Praça do Obradoiro, contou com um show pirotécnico de tirar o fôlego. E esse ano é especial, pois o Papa Francisco decretou como Ano Jubilar da Misericórdia, mas não confunda com ano Jacobeu ou Ano Santo Compostelano. Ficou confuso? Eu também estava toda perdida, mas pesquisei e vou te explicar tudinho.

(Foto da Porta Santa, em 2010 / @ Xoán A. Soler / gentilmente cedida pelo site www.vivecamino.com)

 Ano Santo Compostelano ou Jacobeu

Imagem de Santiago
Imagem de Santiago

Tudo começou com o Papa Calixto II, que em 1122 deu a Diocese de Santiago de Compostela o privilégio, de conceder a Indulgência Plena (perdão de todos os pecados)  para todos que visitassem o túmulo do apóstolo,  nos anos em que a celebração ao Santo, dia 25 de julho, caísse em um domingo. Isso acontece sucessivamente a cada 6,5,6, e 11 anos, sendo que o ultimo se passou em 2010 e o próximo será em 2021, na verdade isso só ocorre 14 vezes a cada século.

O ano Jacobeu ou Ano Santo Compostelano começa com a abertura da Porta Santa em 31 de dezembro do ano anterior, um ritual cheio de simbolismo, em que o arcebispo de Santiago, em posse de um martelo de prata, bate três vezes no muro que tampa a Porta Santa e que dá entrada para a Catedral, localizada na Praça da Quintana, depois o muro é derrubado, esse gesto simboliza a dureza do caminho.

Como conquistar a Indulgencia Plena

O acesso pela Porta Santa ficará aberto pelos próximos 12 meses, e todos aqueles que buscam pela remissão dos pecados devem se confessar, rezar uma oração pelo Papa, assistir à missa e comungar, lógico que tudo isso deve ser feito com muita fé e arrependimento genuíno dos pecados.

Além da Catedral Compostelana, desde o século XVI a igreja de Santiago de Villafranca del Bierzo também concede indulgência plenária para todos os peregrinos que se encontram doentes e impossibilitados de chegar até Santiago. Nesse caso, o peregrino enfermo, deve entrar pela Porta do Perdão desta igreja, aberta nos anos Jacobeus, assistir à missa e se confessar.

Atualmente, para conseguir a Indulgencia Plena não é obrigatório fazer peregrinação, qualquer pessoa que cumprir os outros rituais que eu descrevi acima consegue, da mesma forma que entrar pela Porta Santa, não é um requisito exigido, apenas uma tradição, que na minha humilde opinião deve ser seguida.

Ano Jubilar da Misericórdia

O (fofíssimo) Papa Francisco declarou 2016 como Ano Jubilar da Misericórdia, é um ano Santo extraordinário, a intenção é promover o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança aos fiéis, através do perdão de todos pecados. A grande diferença em relação ao Ano Jubilar é que nesse caso, para conseguir a indulgência é necessário ir a qualquer Porta Santa, não necessariamente à de Compostela.

As Portas Santas de todo mundo têm as mesmas características, são fechadas por uma parede de tijolos com uma grande cruz e uma caixinha metálica embutida, nessa caixinha são depositados os objetos relacionados ao Ano Santo.

O Papa Francisco, provavelmente com intuito de facilitar a vida dos fieis, inovou mais uma vez, e autorizou os bispos diocesanos a determinarem uma porta de sua diocese como Porta Santa, dessa forma todos os católicos poderão ter acesso a uma Porta Santa relativamente próxima a sua casa, e consequentemente cumprir os rituais do Ano Jubilar da Misericórdia. Não é genial? Sou fã desse Papinha.

Se você quiser saber onde encontrar uma Porta da Misericórdia.

Mas afinal, qual é a porta santa da Catedral de Santiago?

DSC_1036_3
Porta Santa – Catedral de Santiago

Está localizada na parte detrás da catedral, voltada para a Praça da Quintana. Ela fica protegida por grades de ferro, e é muito fácil localizar, pois no alto encontra-se a imagem de Santiago junto com seus fiéis discípulos, Teodoro e Atanásio e ao lado das grades é possível encontrar 24 estátuas dispostas em 8 fileiras verticais, sendo 4 em cada lado.

O fato é, que o Ano Jubilar da Misericórdia, fez aumentar a quantidade de peregrinos à Compostela, provavelmente pela já conhecida tradição da Porta Santa. Se compararmos 2016 com 2010, o último Ano Jacobeu, houve um aumento de 11% no número de peregrinos que chegaram a Santiago. Além disso, a quantidade de fieis visitando a cidade com excursões aumentou bastante.

Eu acho linda essa tradição da Porta Santa, cheia de simbolismo, e mesmo não sendo católica, se eu fosse pra Santiago em qualquer ano Santo, Jacobeu ou da Misericórdia, eu certamente cumpriria todos esses rituais, assim como fiz com os rituais em Fisterra (saiba mais clicando aqui). Não faria por acreditar que eles me fizessem uma pessoa melhor perante Deus, mas porque eu acredito que tudo que se faz com fé, eleva a alma e se chega até Ele.

Um feliz dia de Santiago para você, que o apóstolo sempre te guie pelos caminhos da vida.

Se quiser conhecer a história de Santiago, leia o post que eu escrevi sobre esse assunto.

Ultreya, suseya y buen camino

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.[:en]

 

4 Replies to “ANO SANTO E A INDULGÊNCIA PLENA”

  1. A year is considered Jacobean or Holy Year when Saint James Day, h July, falls on a Sunday.

    1. Denise Santos says: Responder

      Yes, the next one will be in 2021!!

  2. I just wanted to clarify for anyone who might end up reading this post that the Compostela is not an indulgence, and walking the final 100 km. of the Camino is not necessary for gaining the Jubilee indulgence.

    1. Denise Santos says: Responder

      thank you for your contribution. 🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.