SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT, DE PORTAS ABERTAS PARA O CAMINHO

Saint-Jean-Pied-de-Port, é uma simpática cidadezinha medieval localizada no sudoeste da França, fundada no final do século XII. É um dos pontos de partida prediletos dos peregrinos que fazem o Caminho Francês.

Atualmente ela está localizada no lado francês do País Basco , mas antigamente Saint-Jean-Pied-de-Port pertencia ao reino de Navarra. Devido a sua excelente localização, a cidade foi criada para proteger a capital Pamplona, e também exercia a função de alfandega.

SJPP já era uma cidade bem desenvolvida quando o rei teve uma ideia brilhante, desviou a estrada primitiva de Compostela para que ela atravessasse a cidade, tornando-a passagem obrigatória dos peregrinos que vinham da França. No meu ponto de vista essa ideia foi genial, porque o mundo mudou, a cidade deixou de pertencer ao reino de Navarra, a fortaleza deixou de ser necessária, embora ainda exista, mas a pequena Saint-Jean (para os íntimos) continua dinâmica e recebendo peregrinos que movimentam a sua economia durante o ano todo.

Guia C Primitivo

Indescritível a alegria que arrebatou o meu espírito, quando cheguei ao final da rue d’Espagne, atravessei a ponte Eyheraberry sobre o Rio Nive, e entrei na parte murada da cidade pela porta da torre da igreja de Notre-Dame. A alegria de um sonho começando a se materializar diante dos meus olhos e abaixo dos meus pés, foi incrível, impossível conter as lágrimas.

Porta de Notre-Dame
Porta de Notre-Dame

Assim que você entrar na parte murada da cidade já vai cair na rue de la Citadelle, que é repleta de albergues e lojas “especializadas em peregrinos”, lá se encontra de tudo, roupas, equipamentos, produtos de higiene pessoal em embalagens bem pequenas, conchas, cajados, enfim, qualquer coisa que eventualmente precise. E no número 39 dessa mesma rua foi aberta em 1992 a Oficina de Peregrinos (escritório de peregrinos), fazendo com que a quantidade de pessoas que começam o caminho por ali, subisse de 3.000 para quase 55.000 em 2015, reforçando a verdadeira vocação da cidade. Saint-Jean é vibrante, tem uma energia boa no ar, aquele vai e vem de peregrinos transmite uma alegria contagiante que torna esse lugar mágico.

Reserve algumas horas pra conhecer os patrimônios históricos da cidade, caminhe sem destino e observe a beleza das casas (séculos XVI e XVII) com os nomes do primeiro proprietário gravado sobre as portas, suas profissões e datas de construções.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cheguei à Saint-Jean-Pied-de-Port, e agora?

Calma…. Respire fundo e tente controlar a ansiedade!

Chegando em Saint-Jean vá direto à Oficina de Peregrinos , lá você poderá adquirir a sua credencial, se ainda não tiver uma, e ganhar o seu primeiro carimbo. A Oficina de Peregrinos vai te dar todas as informações que precisar sobre o caminho e principalmente sobre como atravessar os Pirineus. Eles sempre têm boletins atualizados sobre o clima nas montanhas, e se lá na oficina te falarem para não subir os Pirineus e ir por Valcarlos, não insista, eles sabem o que estão dizendo, é arriscadíssimo atravessar essa região com mau tempo. Além disso você ganhará  um mapinha para não se perder na trilha até Ronsesvalles, uma relação super útil com a maior parte dos albergues do caminho, mostrando a distância entre eles em quilômetros, o período que estarão fechados, preço, telefone e estrutura oferecida em cada um desses estabelecimentos, eles também vão te dar um folheto com o perfil topográfico de cada etapa, esse também será um material muito importante, o meu está todo detonado, mas me apeguei tanto a ele que não consegui jogar fora.

Materiais Entregues na Oficina do Peregrino - relevem o estado que eles se encontram, afinal eles já fizeram um caminho!
Materiais Entregues na Oficina do Peregrino – relevem o estado que eles se encontram, afinal eles já fizeram um caminho!

O maior desafio nessa fase será conseguir dormir. Eu revirei a noite toda, na verdade eu não tinha uma razão pra isso acontecer, tinha várias: Primeiro eu estava super ansiosa e confesso que com um certo frio na barriga, também conhecido como cagaço! Foi quando de fato caiu a ficha e eu me liguei que não tinha mais como voltar atrás; o jet lag, que é aquela sensação de que tá tudo errado, causada pela diferença de horário, me acompanhou por alguns dias, meu corpo simplesmente se recusava a aceitar que estava na hora de dormir; e pra complicar foi a minha primeira noite em um saco de dormir. Ou seja, eu praticamente não dormi, mas por incrível que pareça no dia seguinte eu levantei novinha em folha, superdisposta e eufórica pra começar a jornada. Como isso é possível? Sei lá! Coisas do caminho.

Conheça também um pouco sobre Burguete, um dos primeiros povoados da Espanha, lindo, minusculo rico em hitória.

Ultreya, suseya y buen camino.

 

SE TIVER PIQUE, VISITE:

Igreja Notre-Dame du Bout du Pont – Construção gótica cuja edificação é atribuída ao rei navarro Sancho em 1212, fica bem na entrada da cidade murada.

Porta de Santiago (Porte Saint-Jacques) – Construída no século X é classificada como patrimônio mundial da humanidade, foi e ainda é a entrada dos peregrinos que vem de Madeleine e atravessam a cidade rumo a Roncesvalles. Sim, muita gente começa a peregrinação em outros pontos antes de Saint-Jean, conheci um peregrino que vinha caminhando desde Genebra, aliás muitos europeus começam da porta de casa.

Ciudadela (La Citadelle) – Fortificação medieval localizada no topo da colina de Mendiguren foi construída em torno de 1625-1627, e depois passou por algumas melhorias em 1640 e hoje abriga um colégio, a vista de lá é deslumbrante. Nos meses de julho e agosto é possível fazer visitas guiadas.

Cárcel de los Bispos – Antiga residência dos bispos de Bayonne foi transformado em cárcere no final do século XVIII. Fica perto da Oficina de Peregrinos.

Casa de Mansart – Sede da prefeitura de SJPP foi construída no século XVIII.

SE TIVER FOME, COMA:

Pintxos. Pequenos aperitivos, similares as tapas, que são servidos nos bares, de todo País Basco. São verdadeiras obras de arte, que além de lindos são deliciosos. E para acompanhar um vinho da Rioja ou uma boa Sidra.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

 [:]

32 Replies to “SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT, DE PORTAS ABERTAS PARA O CAMINHO”

  1. Paulo Ferreira says: Responder

    As suas dicas foram bastante importantes , obrigado , estou a planear o meu Caminho Francês em Maio se Deus quiser , estou ansioso que chegue o dia .

    1. Denise Santos says: Responder

      ô delícia, fico feliz em ajudar.

    2. CARLOS SANTOS says: Responder

      HORARIO DA OFICINA DO PEREGRINO

      1. Denise Santos says: Responder

        Olá Carlos, tudo bem?
        Abre todos os dias das 10 às 18h.

  2. Legal, obrigado por compartilhar suas experiências.

    1. Denise Santos says: Responder

      🙂

  3. Olá querida!!! estou revendo tudo, coloquei como meta em 2020 fazer parte do Caminho para comemorar meus 6.0 Suas dicas são preciosas. Bjsss

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bela forma de comemorar!!!!
      Amei a ideia.

      Abraço carinhoso minha amiga.

  4. Valdevino Dos Santos says: Responder

    Nessa loja de equipamentos para o peregrino em Saint Gean Tem mochila própria com capa para fazer o caminho.

  5. MONICA MELLO says: Responder

    Boa noite! Gostei do seu relato! Vou começar o Caminho em maio de 2019, iniciando por Saint Jean. Vc acha que 24 h são suficientes prá eu conhecer o principal de Saint Jean, passear pelas ruelas e tal? Eu chegaria em torno de 12h de um dia e ficaria até umas 11h ou 12h do outro dia, quando começo o caminho. Vou dormir em Orisson, por isso não preciso sair mto cedo de Saint Jean. Agradeceria sua ajuda. Um abraço!

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Monica, é mais que suficiente, Saint- Jean é uma vilinha minúscula.
      Abç.
      Denise

      1. Não lembro bem onde li, é bom sair cedo sim pois se chegar muito tarde em Orisson é possível não encontrar alojamento disponível.
        Bom Caminho

        1. Denise Santos says: Responder

          Exatamente. Também já ouvi essa história.
          A vista do Orisson é linda d+, mas eu achei muito perto de Saint-Jean. Acho que só compensa ficar por lá, quem chegou de viagem sem descansar e já foi pro Caminho, senão é melhor seguir em frente pq ainda tem muito chão pela frente.

  6. Otra solución es una crema a base de romero y salvia.

  7. Leonisse Schommer says: Responder

    Oiiii…adorei sua página. .otimas informações. .quero fazer meu caminho em maio de 2017…vc acha que faz muito calor…e quero comecar em Saint Jean mas nao falo frances e isso me preocupa…o caminho pelos Alpes é de fácil localização. ..pergunto pq tenho medo de me perder…obrigada…

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Leonisse, maio é primavera, clima ameno. Eu tmb não falo francês e não tive problemas, na verdade em Saint Jean o espanhol é muito comum.
      O Caminho pelos Pirineus é bem sinalizado, se for un día com muita neblina, como o que eu peguei, exige um pouco mais de atenção, fora isso, é se preparar para o esforço físico, pois essa é a etapa mais puxada.Faça no seu ritmo, parando para descansar sempre que sentir necessidade que tudo vai dar certo.
      Buen camino.

  8. Oi Denise minha filha se chama Níve por conhecidência como o Rio francês, gostaria de saber qual e o significado deste nome na França?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Carla, lindo nome! Mas dessa vez vou ficar te devendo, não sei a resposta.

  9. Muito bom seu comentário!
    Denise, vc sabe o horário de funcionamento da oficina de peregrinos em Saint Jean Pied de Port?

    1. Denise Santos says: Responder

      Oi Rosa, desculpe pela demora em responder, estou viajando e com acesso restrito a Internet.
      A oficina de Saint Jean fica no número 39 da rua la Citadelle, é a rua principal da cidade murada, e está aberta de 7h30 a 12h30 y de 13h30 a 22h, na baixa temporada (novembro até março) esse horário pode mudar um pouco.

  10. Gloria Artigas says: Responder

    Denise, meu conhecimento respeito a teu blog surgiu no encontro de mulheres com Diego.
    Fui direto a ele e fiquei muito feliz pois tem dicas para facilitar mais tem outra coisa que eu adorei: CULTURA, HISTORIA, LENDAS. Isso difícil de achar em outros blogs. Se Deus quiser 2017
    me encontrará no caminho. Pode acreditar que serei tua fervente leitora. Todo teu conhecimento com respeito a cada lugarejo é preciosa para mim.
    Adorei!!!

    1. A sua mensagem me deixa muito feliz, eu tive a ideia de criar esse blog justamente pq tive bastante dificuldades de encontrar artigos sobre histórias, lendas, e a parte cultural que é riquíssima, e isso me deixava inconformada. Acredito que esse tipo de informação é uma parte importante da preparação, para que as pessoas possam aproveitar ainda mais o caminho, por isso é muito gratificante encontrar pessoas como vc, que também valorizam essas coisas. Espero que o conteúdo do blog te ajude a fazer um lindo e inesquecível caminho. Conte comigo. 

      1. Adorei encontrar o seu blog. Comecei a ler td sobre o Caminho, mas faltava essa parte “turística”. Concordo com vc, nào podemos perder a oportunidade para conhecer a história, monumentos, arquitetura desses locais históricos e lindos. Escutar as lendas, as histórias da população local, etc.. É td de uma riqueza imperdível. Te agradeço mto por esse compartilhamento.

        1. Denise Santos says: Responder

          Que bom que gostou. É muita cultura e história pra gente deixar passar né?
          Grande abraço.

        2. Muito bacana todas as informações que vc trouxe, úteis e que empolgam o futuro peregrino. Por um momento me senti por lá hahaha. Obrigada, espero realizar esse sonho em breve

          1. Denise Santos says:

            Que bom que gostou Ariany, a ideia é essa mesmo, matar a saudade enquanto não podemos ir para o Caminho.
            🙂

  11. edson andrade says: Responder

    Parabéns estou lendo de tudo para colher informação. Apesar de que vou fazer o caminho de San Salvador em Julho gosto muito de ler as experiencias de outros peregrinos.

    1. Nossa que legal Edson!
      Vou fazer uma seção no blog para depoimentos de peregrinos, me manda o seu quando voltar, tenho certeza que vai ser muito bacana, afinal esse não é um caminho muito comum, e deve ser lindo d+.

      Bom caminho.

  12. Amei seu artigo. Dicas perfeitas!

    1. Obrigada 🙂

  13. Reginaldo Costa says: Responder

    Muito legal. Arquitetura medieval que leva a gente a uma era de nostalgia, lendas, historia, conhecimento e cultura.

    Denise, parabéns, muito orgulhoso de você, os posts estão super bem escritos, numa linguagem simples, clara, objetiva…adorei!!!

    1. Que bom que gostou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.