QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO 

melhor epoca para fazer o Caminho de Santiago

Salve, salve Nação Peregrina! Se você tem dúvida sobre qual é a melhor época para fazer o Caminho de Santiago, você não está sozinho, essa é uma das primeiras questões que todos nós fazemos. A verdade é que não há uma resposta única para essa pergunta, pois a escolha da temporada ideal depende de diversos fatores e a maioria deles, pessoais. Afinal, o Caminho é tão único quanto cada um de nós. 

 

Clima e preferências pessoais 

caminho primitivo melhor epoca
Caminho Primitivo – junho

Na minha opinião, a melhor época para fazer o Caminho é aquela que une o clima, preferencias pessoais, a rota escolhida e o período que você pode ir, porque não adianta nada ter a temperatura perfeita se você não pode fazer o seu Caminho nesse período, não é mesmo?  

Eu não gosto de impor regras, pois entendo que cada indivíduo é único e tem suas próprias preferências. A boa notícia é que o Caminho pode ser percorrido em qualquer época do ano, cada mês tem suas vantagens e desvantagens conforme o ponto de vista de cada pessoa. 

Eu, pessoalmente, prefiro os meses nos quais as temperaturas são amenas, como maio e setembro. No entanto, não me agrada fazer o Caminho em épocas com muitos peregrinos. Portanto, opto por abrir mão do clima perfeito para escolher um mês no qual haja menos movimento. Dessa forma, evito caminhar nos meses que mencionei anteriormente. 

 

Clima e incertezas meteorológicas 

El acerbo C. Frances
Caminho Francês – novembro

É importante lembrar que, ao realizar peregrinações, estamos sujeitos às incertezas meteorológicas. Acrescenta-se a isso o fato de que o aquecimento global tem um impacto direto na intensidade das estações, podendo causar mudanças climáticas. Fiz o Caminho Primitivo em junho de 2023, final da primavera e início do verão, quando, teoricamente, as temperaturas deveriam ser mais altas e chover menos. No entanto, enfrentei bastante chuva e um certo friozinho, sendo que o tempo só esquentou de fato quando cheguei a Santiago. Em maio de 2022, durante a primavera, algumas partes do Caminho Francês foram surpreendidas por nevascas, o que foi inesperado. 

Guia C Primitivo

Por isso, precisamos estar preparados para tudo, e aceitar que o Caminho que se desenha para nós é o que precisamos vivenciar, assim como a vida, uma peregrinação é cheia de surpresas e nós aprendemos muito com cada uma delas.

Fique atento (a)! O início e o final de cada estação, são períodos de transição, épocas em que o clima apresenta características de ambas as estações. 

Aqui no blog, temos um post com descrição de cada época do ano, e recomendo fortemente que você dê uma olhadinha nele. Mas não faça isso agora, termine de ler este aqui, pois o clima não é a única variável que influenciará a sua decisão. 

Movimento no Caminho 

caminho primitivo
Caminho Primitivo – junho

Como mencionei no início, não sou fã de enfrentar grande movimento no Caminho. Prefiro caminhar no meu próprio ritmo e pernoitar nas cidades conforme meu corpo pede descanso. Por isso, evito fazer reservas, embora eu recomende que aqueles que desejam evitar incertezas o façam. Além disso, tenho preferência por me hospedar em albergues municipais e paroquiais, pois são mais econômicos, mas, por esse mesmo motivo, costumam lotar rapidamente. Em períodos de grande fluxo de peregrinos, é necessário começar a caminhar bem cedo para tentar garantir uma vaga nesses locais, e isso não me agrada nem um pouco. 

Para dar uma ideia da situação, os meses de maior movimento são maio e junho devido às temperaturas mais amenas, julho e agosto por causa das férias de verão na Europa, e setembro e outubro também pelo clima. 

banner grande horizontal

Movimento de peregrinos no Caminho

Veja os percentuais de peregrinos que chegaram a Santiago em cada mês de 2022, segundo a Oficina de Acogida al Peregrino em Santiago: 

  • Janeiro – 0,36% 
  • Fevereiro – 0,46% 
  • Março – 1,68% 
  • Abril – 7,8% 
  • Maio – 11% 
  • Junho – 13% 
  • Julho – 15,3% 
  • Agosto -19,5% 
  • Setembro – 15,1% 
  • Outubro – 11,7% 
  • Novembro – 2,5% 
  • Dezembro – 0,9% 

 

A rota também está relacionada com o clima 

denise caminho frances
Caminho Francês – novembro

Sim, a rota também está relacionada ao clima. Por exemplo, o Caminho Primitivo passa por regiões montanhosas, tornando-o um pouco mais fresco do que o Caminho Francês, que tem apenas alguns trechos de montanha. Da mesma forma, o Caminho Português não é tão gelado no inverno, embora, para nossos padrões de frio, ainda possa ser bem gelado! 

Perceba quantas variáveis precisamos analisar. Por isso, aqui vai uma dica, desconfie de quem tem uma resposta pronta para a questão da melhor época para fazer o Caminho.

Retomando o meu exemplo, embora eu não goste do frio, fiz o Caminho Francês em novembro. Sim, estava bem frio, mas caminhar aquece. Peguei pouca chuva e encontrei uma quantidade moderada de peregrinos, visto que este é o Caminho mais movimentado de todos. Entretanto, quando decidi fazer o Primitivo, preferi ir em junho, uma época com temperaturas mais altas, pois este é um Caminho mais fresco. Apesar de ser um mês movimentado, esta rota é bem mais tranquila do que as outras. 

Peregrinos por Caminho

Veja abaixo o percentual de peregrinos por Caminho no ano de 2022, de acordo com os dados da Oficina de Acogida al Peregrino: 

  • Caminho Francês – 52% (mais da metade começou em Sarria) 
  • Caminho Português Central – 21% 
  • Caminho Português da Costa – 7% 
  • Caminho Inglês – 5,5% 
  • Caminho Primitivo – 4,8% 
  • Caminho do Norte – 4,7% 

Com base em todas essas variáveis que escrevi aqui, você poderá definir qual será a melhor época para você, aquela que se enquadra ao seu estilo e gosto pessoal. Não deixe de ler o post com as características de cada estação do ano para complementar as informações sobre o clima.

Espero que essa linha de raciocínio te ajude a definir qual é a melhor época para você. Caso esteja se preparando para o Caminho, conheça o Manual Peregrino, uma plataforma composta por vídeos, e-book e vários materiais extras que têm tudo o que você precisa 0 para se dar bem nessa jornada.  

Ultreya, suseya y buen Camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no FALE CONOSCO, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

2 Replies to “QUAL É A MELHOR ÉPOCA PARA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO ”

  1. Informações importantes, obrigada gostei da forma como relacionou o tipo de caminho com o clima. Isso faz muita diferença.
    A questão climática será cada vez mais difícil prever, visto que a cada ano novos recordes tem sido batido.. seja para ondas de calor, seja para volumes de chuva.
    Mas como vc disse, precisamos estar preparados para tudo ☺️ ou quase tudo…rs
    Parabéns pelo blog

    1. Denise Santos says: Responder

      Fico feliz que tenha gostado! 🙂
      Obrigada por compartilhar a sua opinião;

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.