AS MEIGAS GALEGAS (BRUXAS)

catedral de santiago com bruxinha

No Caminho de Santiago, lendas de santos milagrosos coexistem naturalmente com mitos e lendas sobre bruxas, criando um cenário mágico e misterioso, como as meigas galegas (bruxas). E como hoje é dia de Halloween, uma celebração com raízes celtas, por sinal, acho que vale a pena falar sobre uma dessas tradições ancestrais deliciosas. 

Festival de Samhain a origem do Halloween

cruz celta orgiem da lenda das meigas

Os celtas, um antigo povo que ocupou territórios que se estendiam da Península Ibérica e Ilhas Britânicas até a Ásia Menor, viveram entre 1200 a.C. e 500 d.C., realizavam uma celebração conhecida como o festival de Samhain, marcando o “fim do Verão.” Essa festividade ocorria na noite de 31 de outubro para 1 de novembro e coincidia com o encerramento da temporada de colheita. Durante esse período, as aldeias celtas ganhavam vida com grandes fogueiras e festas festivas.

Os druidas, considerados uma espécie de sacerdotes na cultura celta, enxergavam o Samhain como o momento propício para reverenciar seus antepassados. Eles acreditavam que nessa noite os espíritos dos falecidos retornavam ao mundo dos vivos. Como forma de afastar eventuais espíritos malignos, os druidas acendiam fogueiras e realizavam rituais destinados a prestar homenagem e solicitar proteção aos espíritos ancestrais. 

Como o cristianismo primitivo se apropriou do Samhain

O cristianismo primitivo adotou a celebração do Dia de Todos-os-Santos, também conhecido como “All Hallow’s Day,” visando honrar os mártires que deram suas vidas em nome da Igreja. Inicialmente, essa festa era comemorada em 13 de maio. No entanto, no século VIII, por ordem papal, a data foi transferida para o final de outubro. Isso coincidia com o período em que o festival celta do Samhain ainda era praticado em várias regiões, como Grã-Bretanha, Irlanda, França e o norte da Espanha. 

Manual Peregrino

Dentro do contexto cristão, a data manteve a ênfase na celebração dos santos mártires da Igreja, mas ainda persistia a crença de que essa noite era especial, permitindo uma conexão mágica entre os vivos e os mortos. Ela recebeu diversos nomes ao longo do tempo, como All-hallows-even, mais tarde Hallow Eve, posteriormente Hallowe’en e, finalmente, Halloween. 

Lendárias Meigas galegas 

sombra da catedral de santiago

Ah, as lendárias”Meigas Galegas”! Elas são as verdadeiras protagonistas do folclore mágico da Galícia, essa região recheada de mistérios.   

As meigas são as estrelas do show quando o assunto é bruxaria e magia. Mas, diferentemente das bruxas que, em muitas histórias, ganham fama por suas maldades, as meigas, na maioria das vezes, têm uma reputação mais amigável. São consideradas seres benevolentes, dotadas de habilidades mágicas capazes de curar e auxiliar aqueles que precisam. 

São curandeiras e protetoras. Têm o toque mágico quando o assunto é curar. Com ervas medicinais e práticas mágicas, elas são especialistas em trazer alívio para doenças e ferimentos.  

As crenças nas meigas são entrelaçadas com o folclore e a cultura galega, e as representações podem variar de uma região para outra. Mesmo que as meigas sejam em grande parte associadas a coisas positivas, a crença em bruxaria e feitiços malignos também teceu sua história na rica tapeçaria cultural da Galícia ao longo dos séculos. 

Ou seja, nem toda meiga em boa reputação! No passado, também se acreditava nas temíveis meigas malignas. Tanto que as pessoas costumavam colocar amuletos de proteção em seus animais e carregá-los consigo. No Museo do Pobo Galego, você pode conferir fotos que mostram essa tradição. 

amuletos para afastar meigas galegas
Fotos do Museu do Povo Galego em Santiago de Compostela

Quando o leite de uma vaca saía com sangue, acreditava-se que a vaca estava enfeitiçada. A solução? Colocar esse leite num formigueiro, para que as formigas fossem incomodar a meiga e, deixar a vaca em paz! (Genial!😊)

Tem uma frase ótima que ilustra bem a relação dos galegos com as meigas: “eu non creo nas meigas, mais habelas, hainas” – Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem!

Na minha opinião, o que torna as meigas ainda mais fascinantes é a fusão cultural que as envolve. Elas são um híbrido de folclore celta, tradições pré-cristãs e elementos do cristianismo. É um verdadeiro caldeirão de culturas! 

Então, enquanto estiver pelo Caminho de Santiago, esteja atento (a) às histórias mágicas que fazem parte da cultura jacobina. E lembre-se, neste Dia das Bruxas, as Meigas estão por aí, prontas para encantar ou assustar. Feliz Halloween! 

Ultreya, suseya y buen camino 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.