DEVO RESERVAR OS ALBERGUES NO CAMINHO DE SANTIAGO?

Se você está prestes a embarcar em uma jornada pela Rota Jacobea, uma dúvida muito comum pode surgir: devo reservar os albergues no Caminho de Santiago? Por isso, vou compartilhar um pouco da minha experiência e reflexões sinceras sobre esse tema. 

Eu sei que você procura uma resposta simples, mas infelizmente não dá para ser objetiva em quase nada que envolve o Caminho de Santiago, e reservar ou não os albergues definitivamente não é uma questão fácil, mas vamos lá… 

 

O Caminho mudou 

A primeira coisa que preciso te contar é que o Caminho mudou; há dez anos (2013), a Oficina de Acogida al Peregrino de Santiago registrou a chegada de 215.879 peregrinos. Esse número foi crescendo gradativamente até que, antes da pandemia (2019), chegou a 347.566 e no ano passado (2022) subiu para 438.307, ou seja, em dez anos mais que dobrou! Logicamente, esse acréscimo teve um grande impacto. Embora a quantidade de albergues também tenha aumentado, o volume é muito represado em alguns pontos e meses do ano. 

Por exemplo, 52% dos peregrinos optaram pelo Caminho Francês (226.863) e 21% pelo Português Central (93.195). Sendo que 30% iniciaram em Sarria (132.060), 8% em Tui (33.721) e 7,20% no Porto (31.842). 

O período com a maior quantidade de peregrinos é entre os meses de maio a outubro, veja abaixo o gráfico com o volume de peregrinos por mês no Caminho Francês. Diferente do que acontecia no passado, se você pretende fazer este Caminho a partir de Sarria neste intervalo de tempo, certamente vai encontrar muita gente nesse trecho, e sim, você deverá reservar, e faça isso com antecedência de alguns meses, ou terá muita dificuldade para encontrar vaga nos albergues.

ESTATISTICA PEREGRINOS NO CAMINHO - indica que precisa reservar albergue no Caminho
Quantidade de peregrinos no Caminho Francês por mês – ano 2022

O Caminho provê, mas… 

É possível caminhar até Santiago sem reservar, ao melhor estilo “o Caminho provê”, mas a pergunta que te faço é: você está preparado ou preparada para aceitar o que o Caminho te oferecer? Pode ser uma cama no beliche de um quarto confortável ou até mesmo o chão de uma igreja. Você curte aventuras, surpresas e, eventualmente, uns perrengues? Então vai na fé, confie no Caminho, e lembre-se: não reclame, apenas agradeça. 

albergue de borres, nao aceita reserva
Albergue Municipal de Borres – Caminho Primitivo

Se prefere a garantia de ter uma cama quentinha te esperando no final do dia, reserve. Lembrando que os albergues municipais e paroquiais não aceitam reservas, apenas os privados, hostais, casas rurais e hotéis. 

Para isso, a melhor alternativa é usar sites de reservas como o  Booking. Por lá, você consegue encontrar hospedagens nas cidades que pretende ficar e gerencia tudo em um único lugar. Dá para reservar direto nos albergues, mas é muito mais trabalhoso, e vários deles preferem que as reservas sejam feitas pelo Booking. 

Devo reservar os albergues nos caminhos menos massificados? 

Dá para fazer o Caminho sem reservar albergues e com baixa possibilidade de perrengues, desde que você escolha épocas com menor movimento e/ou opte por caminhos menos massificados. Por exemplo, para o Caminho Francês e Português, opte pelos meses de abril e novembro, é frio, sim, “pero no mucho“. Mas cá entre nós, não se pode ter tudo na vida!

Caminho de Santiago Primitivo
Trecho do Caminho Primitivo em junho

Recentemente, percorri o Caminho Primitivo de 08 a 20 de junho e não fiz reservas. Foi uma experiência incrível, não canso de recomendar! Pude desfrutar da tranquilidade e da serenidade que o Caminho me proporcionou, respeitando o meu corpo, sem me preocupar em chegar em uma cidade só porque tinha uma reserva. Eu sabia que a probabilidade de ficar sem cama era baixa, mas poderia acontecer, estava ciente disso! 

Veja no gráfico abaixo a quantidade de peregrinos no Caminho Primitivo durante o ano e compare com o anterior! 

Volume de peregrinos no caminho primitivo
Quantidade de peregrinos no Caminho Primitivo por mês – Ano 2022

Além do Caminho Primitivo, o Caminho Português pela Costa, Caminho do Norte, Caminho Inglês, Caminho Sanabrés, Via de la Plata, são opções bem menos massificadas de Caminhos de Santiago. Saiba mais sobre as principais rotas para Santiago de Compostela no post sobre esse assunto.

Fique em albergues nas etapas intermediárias 

Se você deseja evitar as multidões e está aberto a uma caminhada menos tradicional, pode ser uma boa alternativa ficar em etapas intermediárias. Por exemplo, em vez de fazer a etapa Sarria/Portomarín, escolha a opção Sarria/Gonzar, ou opte por parar em A Graña, em vez de Palas de Rei. Essas opções não são tão concorridas, mas ainda assim, é arriscado, principalmente nos meses mais movimentados.

Ribadiso de baixo - Caminho Feances
Ribadiso, uma etapa intermediária entre Melide e Arzúa

Eu usei essa estratégia. Para quem não sabe, o Caminho Primitivo começa em Oviedo e encontra com o Caminho Francês em Melide, ultimas três etapas. Por isso eu optei em ficar em cidades intermediárias, como Ribadiso, esse pueblito charmoso da foto.

Onde é importante reservar os albergues no Caminho

No meu ponto de vista, independente da época do ano ou do Caminho escolhido, acho importante reservar o albergue da primeira noite. Assim, você terá a certeza de ter um local para descansar antes de começar o Caminho. Quanto a Santiago de Compostela, embora existam muitas opções de hospedagem, ela também é uma cidade turística e recebe muitas pessoas diariamente. Além disso, se houver algum evento justamente quando você chegar, será ainda mais difícil encontrar uma cama para chamar de sua, portanto, reserve.

banner grande horizontal

Outra dica é reservar os primeiros dias do Caminho e avaliar durante a jornada se é necessário continuar fazendo reservas ou não. Normalmente, as cidades localizadas mais no meio do Caminho Francês recebem menos peregrinos. Vale a pena lembrar que, a partir de Sarria, o volume de peregrinos aumenta significativamente em qualquer época do ano.

Minha experiência fazendo o Caminho sem reservas 

Confesso que, pessoalmente, não sou fã de fazer reservas, pois prefiro me deixar completamente imersa na experiência do Caminho. Gosto de ouvir o meu corpo e parar quando sinto vontade ou quando me encanto com um lugar. Por essa razão, opto por Caminhos e períodos com menos movimento. Fiz o Caminho Francês em novembro e, como mencionado anteriormente, o Primitivo em junho (um mês incrível). Decidi reservar algumas etapas, porém, sempre mantendo a mentalidade de permanecer flexível e aberta a mudanças.

Ruta de los hospitales
Detalhe da Ruta de los Hospitales – Caminho Primitivo

Fiz uma reserva em Campiello, pois fiquei apreensiva em relação a encontrar acomodação em Borges, um local muito estratégico com apenas um albergue municipal. Entretanto, acabei cancelando essa reserva ao perceber que havia vagas disponíveis. Mais adiante, na primeira etapa em que os dois Caminhos (Primitivo e Francês) se cruzam, reservei em Boente, uma etapa intermediária. No entanto, estava cansada e decidi permanecer em Melide. Ao chegar lá, procurei em quatro albergues privados, todos lotados, até encontrar finalmente vaga no albergue municipal, o que foi uma surpresa. Assim, cancelei minha reserva inicial e fiquei em Melide.

Posteriormente, fiz uma reserva em Lavacolla, que foi minha última noite de Caminho, além das reservas em Santiago.

Por outro lado, é importante ressaltar que não me importo de dormir em albergues simples, com pouco luxo, nem de compartilhar quartos com muuuuitos peregrinos, mesmo com os roncadores, pois tenho um sono pesado. Acredito que cada experiência é única e valiosa, e aprender a conviver com as diversidades é parte essencial dessa jornada.

Atenção: se você fizer uma reserva e decidir alterar seus planos, não se esqueça de cancelá-la. Isso permitirá que o estabelecimento tenha a chance de ocupar esta vaga novamente.

Então, para concluir, sim, é possível percorrer o Caminho de Santiago sem reservas, desde que esteja disposto (a) a aceitar o que o Caminho te oferece. Optar por caminhos menos congestionados e escolher épocas do ano com um menor volume de peregrinos pode garantir uma maior tranquilidade. Decidir por etapas intermediárias também pode facilitar a busca por vagas disponíveis. No entanto, se preferir evitar surpresas, fazer reservas pode ser a melhor opção para você. O importante é que cada peregrino (a) encontre sua própria maneira de vivenciar essa maravilhosa jornada de autodescoberta e conexão com o Caminho.

Para aqueles que sonham com o Caminho de Santiago e têm muitas dúvidas, apresento o Manual Peregrino, um guia completo para a sua preparação. Dentro da plataforma, você encontrará um e-book repleto de conhecimento, vídeos explicativos, dicas sobre calçados ideais, sugestões de materiais úteis e até um check-list para garantir que nada seja esquecido. Além disso, você será parte de um grupo de WhatsApp onde estou sempre disponível para responder às suas dúvidas. E o melhor é que tudo isso é acessível e ainda oferece uma garantia de 30 dias. Estou ansiosa para acompanhá-lo(a) nessa incrível jornada!

Ultreya, suseya y buen Camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.