A ENERGIA QUE EMANA DE EUNATE

Se você está comecando a se preparar para o Caminho de Santiago, talvez ainda não tenha ouvido falar de Santa Maria de Eunate, uma igreja românica situada no município de Muruzábal em Navarra, cuja construção foi atribuída aos Templários. Ela se encontra no Caminho de Santiago Aragonês, mas aqueles que optam pelo Caminho Francês também têm a oportunidade de conhecer esse misterioso templo. Os veteranos, por sua vez, tenho certeza que conhecem bem a fama desse lugar místico. No entanto, hoje quem irá falar sobre a energia que emana de Eunate é o Márcio Gaziro, que passou uma noite inesquecível nesse local sagrado e ancestral.

O Márcio é um peregrino experiente e recentemente publicou dois e-books que estão com preços bastante acessíveis, são eles “Os Pontos Mágicos do Caminho de Santiago” e “Caminho Aragônes”.  Agora, vamos ao texto do Márcio:

Eunate, a jóia do Caminho de Santiago

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eunate… Ah, Eunate! Um local místico, enigmático e repleto de mistérios. Em minha humilde opinião, essa é a jóia do Caminho de Santiago, uma parada imprescindível para aqueles que trilham o Caminho. Para quem está no caminho Frances é necessário fazer um desvio de aproximadamente 4 quilômetros, mas garanto-lhes que cada passo vale a pena.

Foi em outubro de 2018 que tive a oportunidade de acampar em Eunate. Se eu tentasse descrever a experiência de passar a noite nesse lugar sagrado, meus nobres amigos peregrinos, vocês provavelmente não acreditariam… Foi uma vivência transcendental, algo além das palavras e da compreensão comum.

Eunate emana uma aura mágica sob a luz da lua

Anoitece em Eunate
Barraca do Márcio ao lado de Eunate

Sob a luz da lua, as paredes circulares da igreja emanavam uma aura mágica. As sombras dançavam ao seu redor, revelando segredos milenares sussurrados pelas antigas pedras. O silêncio era tão profundo que se podia ouvir o próprio eco da alma. As estrelas, cintilantes no céu noturno, pareciam testemunhar a presença divina que permeava aquele lugar.

Ao anoitecer uma energia vibrante e poderosa, como se estivesse em comunhão direta com forças ancestrais. As esculturas e os símbolos esculpidos nas colunas pareciam ganhar vida, contando histórias que transcenderam os séculos. Um aroma suave pairava no ar, carregando consigo a devoção de incontáveis peregrinos que ali buscaram refúgio.

Sob um céu estrelado, senti-me envolvido por uma paz indescritível. Os murmúrios dos ventos sussurravam segredos antigos em meu ouvido, enquanto as estrelas testemunhavam minha presença humilde naquele santuário de mistério e transcendência.
Eunate… Uma noite em sua presença é como mergulhar nas profundezas do sagrado. É uma experiência que transcende o tempo e o espaço, transportando-nos para um reino de conexão divina e iluminação espiritual. Aqueles que têm a oportunidade de visitar esse local encantado no Caminho de Santiago são verdadeiramente abençoados.

Então, meus amigos peregrinos, se tiverem a chance de desviar seu caminho por alguns quilômetros, deixem-se envolver pela magia de Eunate. Permitam que suas almas sejam tocadas pela força ancestral que permeia cada pedra, cada curva e cada suspiro desse lugar sagrado. Garanto-lhes que essa experiência ficará eternamente gravada em seus corações como um tesouro precioso da jornada.

Autor: Márcio Gaziro

Se você quer saber mais sobre os locais com grande concentração de energia no Caminho, leia “Os Pontos Mágicos do Caminho de Santiago”. E para quem deseja fazer um Caminho diferente, fica aqui mais uma dica de leitura: “Caminho Aragônes”.

Aqui no blog você também encontra posts com a experiência de outros peregrinos e peregrinas, como “Um Caminho e Luz“, escrito pela Carmem Silvia de Arruda.

Eu espero que você tenha gostado dessa linda vivência.

Ultreya, suseya y buen Camino.

2 Replies to “A ENERGIA QUE EMANA DE EUNATE”

  1. Musa Rabelo says: Responder

    Quanta sensibilidade, gratidão!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Verdade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.