A LENDA DE SANTA MARIA EN LA CUEVA, QUE SE PASSA EM NÁJERA

Conforme prometi no post anterior, aqui vai um pouquinho mais de lenda, começando pela de Santa Maria en la Cueva cujo cenário é Nájera, cidade muito simpática por onde passa o Caminho de Santiago, além disso, deixei algumas dicas de lugares legais para visitar quando você estiver por lá. Espero que goste. 😉

Antes, um pouco de História

Desde o século X que Nájera aparece nas narrativas das lutas entre muçulmanos e cristãos. Finalmente no ano de 923 a cidade foi conquistada pelo rey Ordoño II de León em uma aliança com Sancho Garcés I, passando a se chamar Reino de Nájera. Cem anos depois, sobe ao trono o rei García Sánchez III, conhecido como García el de Nájera, que poderia ser apenas mais um rei entre tantos que passaram por lá, se não fosse pela lenda que vou te contar agora.

A Caçada do rei García, el de Nájera

Era um dia de caça comum para o rei García Sánchez III (o costume de caçar é mantido até hoje pelos simples mortais no norte da Espanha) o ano era 1044, Sánchez III seguia o seu falcão quando de repente encontrou uma caverna, curioso, foi investigá-la, e para a sua surpresa, dentro existia uma imagem da virgem talhada em madeira, um ramo de açucena, uma lamparina e um sino. O rei acreditou que essa descoberta se tratava de um milagre, e a imagem passou a ser chamada de Santa María en La Cueva, e em sua honra, Sánchez III construiu um templo e o Monastério de Santa María la Real de Nájera, e atribuiu a Virgem todos os triunfos nas guerras seguintes contra os muçulmanos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Mas espera lá, as histórias incríveis não terminaram com o descobrimento da Virgem! Após terminada a obra, em 1052, Sánchez III quis valoriza ainda mais o templo levando para lá o corpo de alguns santos. Depois de muitas negociações com alguns bispos da região, conseguiu a autorização do bispo de Álvara para levar os restos mortais de San Felices de Bilibio para o novo templo. No dia de fazer o traslado do corpo, diante da sepultura do Santo o bispo se arrependeu de ter consentido e torceu a boca para o lado, nesse momento começou uma forte tempestade, que levou todos a concluir que o corpo deveria ficar onde estava. E como resultado dessa “desaprovação sagrada”, a boca do bispo nunca mais voltou ao normal.

O rei García Sánchez III morreu em uma batalha contra seu próprio irmão, Fernando I, e foi sepultado aos pés da virgem na caverna que abriga a santa, dentro do templo que ele mesmo construiu.

O que Conhecer em Nájera

Todas essas lendas, aliadas a bela arquitetura gótica e a suas relíquias, tornam o Monastério de Santa María la Real uma visita imperdível. O rico Claustro de los Caballeros, que recebe esse nome porque muitos nobres pagavam grandes quantias ao Monastério para serem enterrados lá, é uma obra do gótico tardio terminado em 1528, é muito bonito, com portas ricamente adornadas, cheio de estátuas, muitas mutiladas, mas nem por isso menos interessantes. Ainda no Monastério, não deixe de visitar o Panteón de los Reyes que abriga doze sepulturas dos antigos reis, com destaque para o de Doña Blanca de Navarra, uma autentica obra românica do séc XII. E lá, no fundo do Panteón de los Reyes você encontrará a Caverna com a imagem da Virgem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Após visitar o Monastério de Santa María la Real, perca-se pelas ruas estreitas da parte antiga da cidade, aprecie a arquitetura local sem pressa. O albergue municipal é ali pertinho, nas margens do rio Najerilla, um excelente lugar para curtir o fim de tarde.

Se você não estiver cheio de dor, como foi o meu caso, vale a pena encarar a ladeira do Cerro de la Mota e conhecer as ruínas de Alcázar, um núcleo residencial medieval que junto com o castelo, que pouco restou, cuidavam da defesa da cidade de Nájera. De lá é possível ter uma bela vista da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Museo Histórico Arqueológico Najerillense também é um passeio bem interessante, é pequeno, dá para conhecer tudo rapidinho. O edifício construído no séc XVIII foi residência do abade do monastério, botica e cárcere. Lá é possível encontrar objetos pertencentes os diferentes usos do edifício. Tem uma ala dedicada a pré-história com peças da era paleolítica provenientes da região, uma sala com arqueologia romana e outra voltada para a arqueologia medieval, com materiais que remontam a época da ocupação muçulmana e da importante comunidade judia que existia na cidade, tão significativa que tinha o seu próprio castelo e bairro amuralhado. Também é possível encontrar objetos que vieram das escavações de Alcázar.

Depois de tanto turismo, saboreie um caprichado Menu Peregrino, acompanhado de bom vinho riojano e durma como um anjo, pois no dia seguinte você terá que encarar 21,3km de caminhada até Santo Domingo de la Calzada, palco de outra lenda sensacional e monumentos incríveis para serem visitados.

Ultreya, suseya y buen camino.

SE TIVER PIQUE, VISITE:

Monasterio de Santa María la Real

O Monastério está localizado na Plaza de Santa María, na parte histórica da cidade. No inverno funciona de terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 17h30, aos domingos e dias festivos fecha uma hora antes no período da manhã. No verão o horário muda, de terça a sábado das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00, aos domingos e dias festivos 10h00 às 12h30 e das 16h00 às 18h00. Preço: 4€.

Museo Histórico Arqueológico Najerillense

Bem pertinho do Monastério, na Plaza de Navarra. Funciona de terça a sábado das 11h00 às 14h00 e das 17h00 às 20h00, aos domingos e dias festivos abre apenas no período da manhã. Preço: 1,20€.

Monasterio de Santa Elena

Fundado em meados do século XVI com lindos retábulos barrocos. Abre todos os dias das 8h30 às 13h00 e 15h00 às 20h00. Entrada gratuita.

Las Cuevas

São cavernas artificiais que começaram a ser construídas a partir das invasões do século III, e seguiram sendo feitas até o século X. Essas cavernas eram moradias, e são formadas por uma série de cômodos com alturas diferentes. É possível visitá-las e apreciar um pouco dessa arquitetura incomum.

SE TIVER FOME, COMA:

A gastronomia local é ótima, nos bares e restaurantes a oferta de pinchos é grande (petiscos deliciosos e bonitos, feitos com variados ingredientes, de acordo com a criatividade de quem prepara), aliás existe até concurso de pinchos em Najera, mas lembre-se que estamos na região La Rioja, famosa pelos seus vinhos premiados, portanto independente do que você for comer, não deixe de saborear um bom vinho.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

9 Replies to “A LENDA DE SANTA MARIA EN LA CUEVA, QUE SE PASSA EM NÁJERA”

  1. […] o Fantasma Peregrino? Conseguiu ver o galo e da galinha de Santo Domingo de la Calzada? Visitou o Monasterio de Santa María la Real, palco de mais uma das muitas lendas do […]

  2. Denise informações muito interessantes, está me ajudando na pesquisa que tenho feito para o meu livro. Obrigado,

    1. Denise Santos says: Responder

      Vinicius, conte comigo, terei o maior prazer em ajudar no que estiver ao meu alcance.
      Forte abraço,
      Denise

  3. Parabéns pelo site! Muito completo e com layout bem agradável!

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada.

  4. Muito interessante, vou querer conhecer o Monastério, quanta e história e lendas…
    Bjss

    1. Denise Santos says: Responder

      Tenho certeza que vc vai gostar minha querida.
      Bj.

  5. Muito Bom Denise! Parabéns!

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada pelo apoio.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.