REALIZE SEU SONHO, E SEJA FELIZ

Quantas vezes na vida você se dedicou a realizar um sonho? Aquele que é só seu, que teoricamente não vai te dar nada em troca, a não ser realização pessoal. Quando você fez algo realmente pra você? Não para sua carreira, para os seus filhos, ou porque o médico recomendou. Estou falando do SEU SONHO.

Tenho certeza que você tem um aí dentro do seu coração, e que está sendo adiado há um tempão, afinal de conta a vida é feita de prioridades, e o sonho é emocional de mais pra fazer frente às prioridades racionais do dia a dia.

realize o seu sonho, o meu era o Caminho de Santiago

O meu sonho era fazer o Caminho de Santiago, mas ele me parecia distante, pois primeiro eu precisava pagar a faculdade, na sequência comprar um carro, depois pagar a pós-graduação, aí veio o curso de inglês e o espanhol, sempre aparecia algo mais importante. Férias? Tinham que ser curtas, afinal eu precisava trabalhar muito para construir uma carreira sólida. O Caminho de Santiago deixou de ser um sonho e passou a ser um devaneio, algo impossível de ser realizado. A minha essência havia mudado, eu tinha me transformado em alguém totalmente diferente do que eu queria ser, e o pior… fui eu que mudei quem eu era.

Realizando um sonho antigo

Até que chegou um momento que esse sonho não realizado começou a me perturbar, começou a sacudir a porta da prisão que eu o havia colocado. E a partir daí tudo na minha vida virou um sacrifício, um incômodo. O meu trabalho, que era fonte de prazer e diversão passou a ser um martírio, como se todo o sacrífico que eu havia feito pra chegar até ali tivesse sido em vão. Foi aí que o universo conspirou e uma série de acontecimentos sucessivos me levaram a finalmente realizar o sonho de fazer o Caminho de Santiago.

realize o seu sonho

Eu nunca vou conseguir descrever a emoção que senti quando comecei o Caminho, assim como não consigo explicar o mergulho profundo que fiz dentro de mim mesma, as dores que senti ao ser confrontada pelo pior juiz do mundo, eu. Foi uma experiência fantástica, um reencontro com a minha verdadeira essência, e com as coisas que eu acredito.

O que mudou com a realização de um sonho

A partir da realização desse sonho eu resolvi mudar tudo na minha vida, voltei a valorizar as coisas simples, as pessoas, a natureza, o ser ao invés de ter e virei blogueira!!!! Essa é a parte mais incrível, pois apesar de adorar ler, eu sempre achei que escrevia muito mal, entretanto, essa inspiração surgiu no Caminho e eu resolvi dar ouvido a ela. Afinal, seguir a intuição também faz parte dessa retomada da minha identidade.

O processo de mudança começou a se materializar na pequena Saint-Jean-Pied-de-Port e continua longe de terminar. Eu ainda não sei aonde tudo isso vai dar, mas estou adorando o que está acontecendo. O carinho que recebo de todos que seguem o blog, e a sensação de poder ajudar outras pessoas a realizar o mesmo sonho que o meu é ótima, e dá mais sentido a tudo. Depois veio as redes sociais, e agora o Manual Peregrino, cada vez mais eu me conecto com a energia do Caminho e com os peregrinos, uma rede de pessoas maravilhosas que me ensinam muito todos os dias.

banner grande horizontal

O Caminho de Santiago era o meu sonho, pode ser que você tenha outro, ou o mesmo que o meu, isso não importa. O que realmente faz a diferença é você realizá-lo, não adie por muito tempo, pois isso afasta você de quem você é. Realizar um sonho é como dar um presente para si, é manter acessa a chama da felicidade. É você, cuidando de você.

Seja feliz, realize o seu sonho.

Ultreya, Suseya y buen camino.

 

20 Replies to “REALIZE SEU SONHO, E SEJA FELIZ”

  1. Alessandra Richa says: Responder

    Parece que recuperar sonhos deixados no tempo é mais comum que imaginava. Pois eu sou mais uma dessas. Deixei um trabalho de 20 anos em uma grande empresa e vou deixar o marido e uma filha adolescente para redescobrir minha essência. Mas não quero gerar nenhuma expectativa, nem fazer planos … quero viver um dia após o outro … com meus medos, minhas dores, minhas alegrias e com certeza minhas muitas lágrimas. Simples assim …
    Gratidão por seu compartilhar. Bom caminho para nós!
    Alessandra – Canoas/RS

    1. Denise Santos says: Responder

      Isso mesmo, na minha opinião essa é a melhor forma, sem grandes expectativas, apenas com o coração aberto.
      Buen camino.

  2. Marya Santos says: Responder

    Denise, que alegria ler seu texto! No próximo ano farei 60 anos. Realizei poucos sonhos por diversos motivos ( agora já foi). VOU fazer o Caminho em maio/18. Estou pesquisando tudo e te encontrei, menina. rsrsrs. Já li tudo várias vezes. Muito bom seu post. Claro que surgi dúvidas: consigo? idade? será??? mas esse texto é mais que um incentivo! Diante de tanta gentileza vou começar a perturbá-la.
    Como sou abusada quero partir de Roncesvalles. Estou em dúvida se vou para Madri ou direto para Pamplona. Penso que fica mais simples, pra mim, ir direto para Pamplona. Se for para Madri? É complicado ir até a estação? A passagem de trem tem que ser comprada antes?
    As passagens aéreas devem ser compradas com bastante antecedência?
    Tenho todo tempo do mundo rsrsrs. Quantos dias? Pergunto devido a data da passagem de volta. Lembrando que vovó precisa de mais tempo.
    Os alojamentos me preocupam um pouco, não por falta de conforto mas pela pouca privacidade.
    Beijos

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que vc me encontrou menina! Rsrsrs

      Terei imenso prazer em te ajudar, e sim, tenho certeza que vai conseguir, vc vai se surpreender com a faixa etária dos peregrinos, faça tudo em seu tempo, sem pressa, desfrutando de cada centímetro do caminho que vc certamente conseguirá. É difícil te dizer quanto tempo você vai precisar, tudo depende das condições físicas de cada pessoa, e do tempo disponível. Se vc tem tempo, pode se dar o luxo de caminhar uma média de 20km por dia, totalizando uns 39 dias de caminhada, mas é bom acrescentar mais uns 4 dias (1 para chegada, 1 para partida e 2 para descanso /imprevistos), ou seja, daria 43 dias. Tem um aplicativo chamado Camino Frances Calculator que pode te ajudar a estimar o prazo que você precisa, dá uma olhadinha.

      Tecnicamente vc terá que passar por Madri de qualquer forma, pq não existe voo do Braisl direto para Pamplona. O problema é que as escalas são super longas, em alguns casos até 16h. Isso tem um lado bom, dependendo do horário, vc poderá fazer um pouco de turismo por Madri durante o período da escala. E sim, é bom comprar com antecedência, uns dois meses pelo menos, e ficar atenta as promoções. Vc pode consultar os preços e horario por aqui: http://bit.ly/2xrVan8

      A outra opção, a preferida pela maioria dos peregrinos, é pegar um voo para Madri e de lá um trem, eu gosto dessa alternativa pq amo viajar de trem, além de serem bastante confortáveis. Não é complicado chegar a estação de Trem, aliás tem várias opções, nesse blog vc vai encontrar tudo explicadinho: http://www.espanhatotal.com/como-ir-do-aeroporto-de-madri-ate-a-estacao-de-atocha/

      Comprar passagem de trem é uma ciência que ainda não domino, na verdade não sei se alguém domina, pois, do nada aparecem tickets bem mais baratos do que o preço normal, e em cima da hora de viajar, li em algum lugar que eles fazem espécie de “queima de estoque” quando estão com muitas poltronas vagas, ou então vendem a primeira classe a preço de econômica, enfim, coisas malucas mesmo. Kkkk Então o que eu fiz, e sugiro pra você, é consultar constantemente os preços no site deles para que vc se familiarize com os valores e saiba reconhecer quando aparecer uma promoção imperdível. Você pode acessar o site da cia trem por esse link: http://bit.ly/2fE6a7G, tem um detalhe, só é possível comprar passagens com 3 meses de antecedência.

      Quanto a falta de privacidade nos albergues, bem…isso é difícil de evitar. Geralmente os albergues particulares tem uma estrutura um pouquinho melhor, mas não são hoteis, a dica é, entre no clima, afinal todo mundo estará no mesmo barco, tente desapegar que tudo dará certo.

      Ah! La em Roncesvalles, não perca a missa dos peregrinos na Real Colegiata de Santa María, independentemente da sua religião, vale a pena apreciar essa missa, pois é toda em canto gregoriano, um espetáculo único, só perde para a missa com o botafumeiro em Santiago, que só de lembrar já fico arrepiada.

      Qualquer dúvida, me fale, estarei sempre por aqui.

      Buen Camino.
      Denise

  3. Marcia Aguiar says: Responder

    Excelente texto!! Parabéns!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Obrigada Márcia. Esse texto representa tudo que eu penso e tento aplicar na minha vida.

  4. Excellent post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Very helpful info particularly the last part 🙂 I care
    for such info a lot. I was looking for this certain info for
    a very long time. Thank you and best of luck.

    1. Denise Santos says: Responder

      Thank You, I’m very Happy that you appreciate It.

  5. Kathie DeCastro says: Responder

    Sonhos……realmente a vida às vezes nos impõem ou deixamos que nos imponham caminhos que após tantos anos descobrimos que deveríamos ter escolhido diferente, mas que agora é impossível de voltar, recuperar o tempo. Basta somente enfrentar a realidade do agora e ter a coragem de seguir enfrente e mudar o caminho, os sonhos, mudar as ideias que tínhamos para o futuro. Meu caso específico. Após quase 20 anos longe do Brasil, vivendo em outro país, tentando legalizarme aqui, estou no impasse de desistir de tudo, cansada de lutar aqui, com o desejo de vender tudo, juntar o que puder, passar um tempo na minha terrinha que sinto tanta saudades mas que ao mesmo tempo tenho medo de não me adaptar após tantos anos longe, mas que tenho que ir por motivos familiares. Estando aí, fazer minha preparação física para seguir o sonho que tenho de tanto anos, antes mesmo de vir a morar fora, sonho de percorrer o Caminho…..será que consigo? Creio que sim. O depois do caminho é que é a questão. O que fazer? Creio que o Caminho podera me guiar, me mostrar o que fazer com minha vida no futuro, poderá me mostrar novas metas, novos sonhos…..tenho 45 anos, quase 20 desses anos fora do Brasil. Meio difícil de começar novamente, mas não impossível. Alguma dica de alguém? Conselho? Será loucura ou não fazer o caminho?

    1. Denise Santos says: Responder

      Kathie,
      Bem complexa a sua questão, o Brasil está uma bagunça, mas sabe como é brasileiro né, sempre acreditando que vai melhorar… E assim a gente vai levando!
      Não sou capaz de opinar sobre a sua decisão de voltar ou não para cá, afinal a gente nem se conhece, mas conheço o Caminho de Santiago, ele não resolve os nossos problemas, mas nos faz muito bem, nos faz pensar melhor e encontrar as respostas que estão dentro de nós, mas não é só isso, é uma experiência bacana de intercâmbio cultural e aprendizado de respeito e amor ao próximo, ele é diferente pra cada um de nós, para uns ele é como um remédio, para outros, apenas uma experiência incrível, mas uma coisa é certa, ninguém volta de lá o mesmo que partiu. E sim, claro que você vai conseguir, vai sem pressa, com pouco peso na mochila, parando quando achar necessário, e tudo vai dar certo. Quando terminar se sentirá plena, renovada e preparada para tomar as decisões mais complexas que surgirem. Espero ter te encorajado a entrar nessa aventura, tenho certeza que te fará bem. Se precisar de dicas estou aqui pra ajudar, conte comigo.
      Abraço,
      Denise

  6. Claudia Gomes says: Responder

    Pois é Denise. O meu sonho também ficou por anos adormecido/esquecido. Agora ele virou realidade. Dia 20 de setembro estarei em Madri para começar minha jornada. mandarei noticias. Beijos e beijos

    1. Denise Santos says: Responder

      Ô noticia boa
      Que delícia, imagino a sua alegria.
      Aproveite ao máximo cada momento, e mande notícias.

  7. Maria José says: Responder

    Eu tinha este sonho de fazer o caminho a dezesseis anos,primeiro adiei pra esperar meus filhos crescerem mais,depois melhorar o financeiro,e este sonho começou com um livro que li,emprestado pela minha irmã,sempre falávamos do nosso sonho,pra nossa mãe,agora,fazem três anos que ela faleceu,e com a venda de sua casa,vamos realizar este sonho,tudo pronto pra partirmos dia 3 de outubro,e com a certeza,que meus pais nos ajudando
    Maria José

    1. Denise Santos says: Responder

      Tenha certeza que eles estarão com vc. Eu sentia a presença do meu querido pai durante todo o caminho.
      Buen Camino.
      Bjs

  8. “É você cuidando de você”, e Denise cuidando de nós!
    Seu post nos incentiva e nos faz confiar que podemos, merecemos e conseguiremos !
    Bjs.
    Musa

    1. Denise Santos says: Responder

      Musa querida, vc é sempre tão amável .
      Na verdade eu não cuido nem de mim direito! Kkkkkk
      Mas amo saber que estou conseguindo incentivar alguém a realizar um sonho.

  9. Taay Galvão says: Responder

    Que alegria ler isso, não me sinto mais sø. Sonho com esse caminho há 10 anos. Era uma mocinha de 14 anos quando ele nasceu em mim. Guardei em meu coração de menina, porque era um sonho impossível. De dois meses pra cá ele grita pra sair da prisão em que o coloquei e estou prestes a liberta-lo. Prestes a iniciar minha preparação. E o legal é que não é mais meu sonho, somente meu. É do meu marido também! Continue escrevendo. Sempre estou por aqui lhe lendo.

    1. Denise Santos says: Responder

      Taay,
      Que alegria tenho eu em ler sua mensagem. Conte comigo pra te ajudar no que for preciso.
      Buen Camino.

  10. O universo conspirando, rs…
    Adorei! Bem isso mesmo, colocamos prioridades mas num belo dia VC acorda e percebe que as prioridades são outras, bem maiores e melhores!
    Grande beijo!

    1. Denise Santos says: Responder

      Isso mesmo. Chega um momento que fica impossível adiar ainda mais os nossos sonhos.
      Bjs
      Adenilde

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.