O CAMINHO DE SANTIAGO É SEGURO?

“O Caminho de Santiago é seguro?” Essa é uma das perguntas que eu mais ouço daqueles que descobrem que fiz o Caminho de Santiago. E SIM É MUITO SEGURO, inclusive para nós mulheres, eu fiz o caminho sozinha, e em nenhum momento senti que corria risco, mas isso não significa que você deva ser descuidada (o) ou displicente, é necessário tomar precauções simples para evitar problemas que poderão deixar marcas negativas nessa experiência tão mágica.

O Caminho de Santiago é seguro, mas mesmo assim eu preparei uma lista com 5 dicas para te ajudar a ficar mais tranquila (o) e livre de qualquer contratempo, assim você poderá aproveitar o seu caminho sem nenhuma preocupação.

5 Precauções para fazer o Caminho livre leve e solta (o)

Leve uma pequena bolsa ou Money Belt e tenha um Caminho de Santiago seguro.

Para garantir um Caminho Seguro, leve sempre com você os objetos mais importantes

As coisas mais importantes em qualquer viagem são: passaporte, cartões e dinheiro. No caso do Caminho de Santiago tem também a Credencial do Peregrino. Esses quatro itens devem estar sempre contigo, não importa aonde você vá, por isso recomendo uma pequena bolsa (pequena mesmo!!!) Ou um Money Belt, que são aquelas pochetes magrinhas para serem carregadas embaixo da roupa.

Eu preferi levar uma bolsinha tiracolo superleve, que cabia também o meu celular e o i-pod. Eu jamais me separava dessa bolsa, carregava para o banheiro, dormia com ela embaixo do travesseiro, enfim, éramos melhores amigas, inseparáveis.

Não abandone o seu celular

vigie o seu celular enquanto ele carrega

Fique por perto quando o seu celular estiver carregando, a maioria dos peregrinos deixam os equipamentos ligados na tomada e saem para jantar, fazer compras etc. Essa atitude é surpreendente, principalmente para mim, que vivo em uma cidade onde desconfiamos até das sombras, pode ser que você pense diferente, mas eu prefiro evitar esse comportamento.

Caminho de santiago é seguro, não é comum ter roubo, mas furtos sim (o famoso mão leve), eu mesma presenciei um caso. Em Negreira, já no Caminho para Fisterra, uma peregrina saiu para jantar e deixou no albergue todo o seu dinheiro no bolso da jaqueta, quando ela voltou não encontrou nem um centavo. Outro peregrino viu um rapaz mexendo nas coisas dela, mas como não havia provas, o suspeito foi apenas expulso do albergue, e a peregrina ficou sem o dinheiro. Por isso que eu digo, é melhor evitar que lamentar.

Por outro lado, eu conheci uma peregrina que perdeu o celular no meio do caminho, e conseguiu recuperá-lo. Um peregrino encontrou e devolveu a ela. Esse é o genuíno espírito do caminho, e me fez lembrar de mais uma dica.

Coloque etiqueta em suas coisas

Na verdade, essa não é uma dica de segurança, mas é boa. Coloque etiquetas com o seu nome, telefone e endereço em todos os seus pertences, principalmente nos equipamentos eletrônicos, pois caso você esqueça ou perca em algum lugar, ficará fácil de te localizarem e devolverem.

Coloque tudo em saco plástico

Proteja o passaporte e credencial
Credencial do Peregrino e passaporte, sempre protegidos

Para evitar que os seus documentos sejam danificados, coloque tudo em sacos plásticos individuais, a melhor opção são os tipos ziplock que fecham hermeticamente. Dessa forma eles ficarão protegidos do uso diário e principalmente da chuva. Imagine a dor de cabeça que você terá se estragar o seu passaporte!

Essa dica vale pra todos os itens da sua mochila, sempre guarde tudo em sacos plásticos individuais para proteger de chuvas repentinas.

Caminho de Santiago é seguro, mas evite caminhar sozinha a noite

Embora eu não conheça nenhum caso de violência ou assalto no caminho durante a noite, eu acho melhor evitar. Se tiver que caminhar depois que anoitecer, procure uma companhia, nunca vá sozinha (o). É uma questão de prevenção, pois a maioria do caminho é por áreas rurais, e muitas vezes desertas até mesmo durante o dia, imagine à noite quando os peregrinos, que são quem mais encontramos no caminho, estão descansando!

Outra coisa, mesmo que você tenha uma lanterna, durante a noite a sua visão ficará prejudicada, você poderá tropeçar em uma pedra e torcer o tornozelo, daí meu caro, o seu caminho terá chegado ao fim. Como seria se você estivesse sozinho, quem iria te ajudar?

Volto a dizer que o Caminho de Santiago é seguro, um dos raros locais onde as pessoas estão mais interessadas em ajudar o próximo, simplesmente por trata-se de um ser humano, ao invés de fazer algum mal. Os moradores da região, são extremamente amáveis com os peregrinos e sempre querem agradar, afinal eles sabem que essa é uma jornada de fé, autoconhecimento e superação. Por isso, siga essas 5 dicas e se entregue a essa incrível aventura, mergulhe de cabeça e aproveite ao máximo a experiência.

E por falar em ajudar o próximo, recomendo a leitura do post Amor ao Próximo, a maior lição do caminho, onde conto uma experiência muito linda que vivenciei no Caminho.

Se você tem várias dúvidas sobre como planejar o Caminho, adquira o Manual Peregrino para o Caminho de Santiago, um combo de materiais composto por e-book e videoaulas, com tudo que você precisa saber para embarcar nessa jornada com seguraça.

Ultreya, suseya e buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

7 Replies to “O CAMINHO DE SANTIAGO É SEGURO?”

  1. Uma delícia ler seus relatos. Parabéns. Parece que vc está falando diretamente conosco. E que linda imagem da capa! De quem é a arte?

    1. Denise Santos says: Responder

      Que mensagem maravilhosa, muito obrigada.
      A arte foi feita pela Cibele Gomes, uma peregrina querida que conheci no Caminho de Santaigo, escolhi ela pra fazer essa arte, porque além de talentosa, eu tinha certeza que somente ela seria capaz de transmitir a essencia e as cores do Caminho. O instagram dela é @cibelegomes

  2. Muito obrigada!!! Otimas dicas! Acompanho com gratidao seu blog!
    Vera

    1. Denise Santos says: Responder

      Valeu Verá.

  3. Olá Denise!! ótimas dicas, anotado!! obrigada, bjss

  4. Gratidão pelas dicas, vou fazer o caminho português, estou super ansiosa!!!!

    1. Denise Santos says: Responder

      Também tenho vontade de fazer esse caminho, está na minha lista. 🙂
      Depois conta como foi.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.