TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEGURO VIAGEM

Hoje vamos falar de seguro viagem. Não torça o nariz, sei que não é um assunto muito interessante, mas é um item obrigatório para qualquer viagem à Europa, e, portanto, para o Caminho de Santiago. Vou tentar desmistificar um pouco esse tema, pra te ajudar na hora de contratar o seu.

Muita gente, e eu me incluo nesse rol, simplesmente aciona o seguro oferecido pelo cartão de crédito na hora de viajar, mas na verdade existem diferenças entre esse seguro e aquele que a gente contrata diretamente de um corretor ou seguradora. Continue lendo esse post e descubra as vantagens e desvantagens dessas duas opções. 🙂

Principais diferenças

O Seguro viagem oferecido pelo Cartão de Crédito, de um modo geral, atende as exigências básicas do Espaço Schenger. Opa!!! O que é isso? O Espaço Schenger é um tratado de livre circulação assinado por 26 nações europeias, isso quer dizer que você pode circular entre esses países sem ter que mostrar o seu passaporte nas fronteiras, terá que apresentar apenas no país de entrada e no de saída.

Para utilizar o seguro, oferecido pelas companhias de cartões de crédito internacionais, é bem simples, basta ligar para a central de atendimento ao cliente, e fazer a solicitação, geralmente é necessário que a compra da passagem aérea tenha sido feita com o mesmo cartão,  e comumente o seguro é apenas para o titular do mesmo. Eles vão te mandar por e-mail, a apólice com data de validade, para que você imprima e leve para a viagem.

O pulo do gato está na forma de acionar esse seguro em caso de sinistro, que é através de reembolso, isso quer dizer que se você precisar de um atendimento médico, terá que pagar do seu próprio bolso e depois pedir o reembolso dessa despesa. É um seguro bem básico mesmo, além disso,  a cobertura é para no máximo 30 dias, que para quem vai fazer o Caminho Francês completo é insuficiente. A vantagem, é que, se o seu cartão oferece esse benefício, é uma despesa a menos pro seu orçamento.

No caso do seguro viagem, aquele que a gente contrata através de corretores ou seguradoras, eles assumem todas as despesas dos atendimentos realizados através de sua rede de prestadores credenciados pelo mundo todo, sem essa história de reembolso. Outra vantagem é que os planos oferecem diversas cobertura de acordo com o que você julgar importante. É possível incluir itens como cancelamento antecipado da viagem, perda e localização de bagagem, assistência odontológica, repatriação funerária (ui!!!) Entre outros itens.

E o que mais tenho que saber?

Outra dúvida comum é quanto ao período do seguro, ele deve valer a partir da data de partida do seu país de origem. Assim, você garante a cobertura para eventual extravio da bagagem (se você tiver contratado essa cobertura), ou qualquer outro contratempo. Isso vale também para a data de retorno, que deve ser o dia que você chegará ao seu país de origem. Ou seja, se você está no Brasil e vai para a Espanha, o seguro tem que começar a valer a partir da data que você embarcou aqui no Brasil até o dia que você desembarcou aqui de volta.

Não confunda seguro saúde com seguro viagem, o primeiro, possui apenas cobertura médica, como consultas e internações. Já o seguro viagem, além destas coberturas médicas, também pode incluir outras coberturas, como extravio e localização de bagagem, indenização em caso de morte, fiança, auxílio financeiro, entres outras.

Depois que você contratar o seguro, seja através de uma seguradora, ou o do cartão de crédito, não esqueça de levar a apólice impressa na viagem, primeiro porque provavelmente vão te pedir esse documento lá na imigração, segundo porque é lá que consta o número da sua apólice, um resumo das coberturas e o telefone da central de atendimento 24h. Eu costumo fotografar esse documento, por garantia, afinal papel é frágil né!

Se você for contratar um seguro viagem, e não tem um corretor de confiança, poderá utilizar o Comparador de Preço da Real Seguradora, clicando aqui, é bem prático, basta incluir o destino, selecionar as datas de partida e chegada, e pronto, o site vai te mostrar várias opções com os seus respectivos preços. Se você tiver dúvidas, tem um chat a sua disposição e um 0800. É bem simples. É possível pagar com cartão de crédito em até 6 vezes sem juros ou boleto bancário. Ou, fazer o processo direto nesse retângulo abaixo. 🙂

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o bendito Seguro Viagem, viu como é simples?  Se você está prestes a fazer a sua primeira viagem internacional talvez possa se interessar pelo post que escrevi sobre esse tema, basta clicar aqui. Ou talvez você queira descobrir quais são as 13 coisas que ninguém te conta sobre O Caminho de Santiago? Para isso, clique bem aqui.  Te espero no próximo post.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.


 

2 Replies to “TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SEGURO VIAGEM”

  1. Another important area is that if you are an older person, travel insurance intended for pensioners is something you must really think about. The more mature you are, the harder at risk you happen to be for having something undesirable happen to you while in another country. If you are definitely not covered by quite a few comprehensive insurance cover, you could have a number of serious issues. Thanks for expressing your hints on this web blog.

    1. Denise Santos says: Responder

      Thank you for your contribution.
      🙂

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.