A LENDA DO PEREGRINO FANTASMA NA CATEDRAL DE SANTIAGO

Aqui vai uma daquelas magnificas estórias do Caminho de Santiago, a Lenda do Peregrino Fantasma… Dizem que um sacerdote se apaixonou por uma religiosa que vivia no convento de San Paio, localizado bem ali ao lado da Catedral de Santiago. O casal apaixonado se encontrava todas as noites em segredo, através de uma passagem que supostamente ligava o convento à catedral, e passava por baixo da escadaria da Praça da Quintana, que a divide em dois níveis – superior conhecida como Quintana de Vivos e a parte inferior Quintana dos Mortos.

Convento Clausura de San Paio de Antealtares
Convento Clausura de San Paio de Antealtares

Em um desses encontros românticos, o sacerdote propôs a sua amada que eles fugissem de Santiago para poder viver esse amor em sua plenitude. Ela concordou, e os dois combinaram de se encontrar na praça na noite seguinte. O Sacerdote para não ser reconhecido se vestiu de peregrino e foi para o local combinado esperar sua amada, que infelizmente jamais apareceu. Entretanto o Sacerdote nunca desistiu, e até hoje continua na Praça da Quintana esperando sua amada, para enfim, se libertar desse feitiço que há séculos o mantém preso a esse lugar.

Guia C Primitivo

Se você tiver “coragem”, poderá encontrar com o fantasma desse peregrino, mesmo em plena luz do dia. Vestido como os peregrinos da idade média, de capa, chapéu e segurando o seu cajado, ele aparece sempre ali, na parte inferior da praça da Quintana dos Mortos, entre a Porta Real e a Porta Santa, fica lá como se esperasse a abertura da porta.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na realidade tudo não passa da sombra de um pilar projetada na parede da catedral. Essa sombra surge em dias ensolarados, ou quando se acendem as luzes da iluminação pública. Na minha opinião a lenda é muito mais interessante que a realidade, e ninguém vai me convencer do contrário.

Outras versões da Lenda do Peregrino Fantasma

Existem outras versões para essa aparição. Alguns dizem que trata-se de um peregrino francês chamado Leonard du Revenant, que assassinou o próprio pai, e em peregrinação a Santiago matou também um casal, visto que ele estava apaixonado pela mulher, mas ela não podia ser sua, pois já estava comprometida. Outros acham que é a alma de um daqueles que repousam no antigo cemitério público que existia nesse local, daí o nome Quintana dos Mortos, ou que seja de alguém que foi injustamente queimado na inquisição, que ocorreu ali, outros vão achar que tudo isso é uma grande bobagem. No meu ponto de vista, esse tipo de lenda torna o Caminho ainda mais encantador e divertido. Acho fantástico o fato de alguém olhar para um fenômeno simples, e conseguir construir uma história tão encantadora que é compartilhada por todos através dos tempos.

E você, tirou foto junto com o Fantasma Peregrino? Conseguiu ver o galo e da galinha de Santo Domingo de la Calzada? Visitou o Monasterio de Santa María la Real, palco de mais uma das muitas lendas do Caminho?

Conta aqui nos comentários sobre as suas experiências com essas lendas do Caminho.

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site.

 

6 Replies to “A LENDA DO PEREGRINO FANTASMA NA CATEDRAL DE SANTIAGO”

  1. Buddhism is the 8-fold path, although seven is a magical number in Japan. Many folkloric creatures and gods come in groups of seven.

    1. Denise Santos says: Responder

      I think buddhism is very interessant, although I don’t have enough knowledge about that.

      Thank you for you message.

  2. Prefiro a lenda do sacerdote e a religiosa….. vou tentar tirar uma foto com o fantasma!!!!

    1. Denise Santos says: Responder
      1. Marcia Ariete says: Responder

        Também prefiro a Lenda do Sacerdote e da Religiosa… foi incrível ver o peregrino em plena luz do dia e tirar estas fotos!

        1. Denise Santos says: Responder

          Obrigada por ter fornecido a foto, ficou muuuito legal.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.