A LENDA DO PASSO HONROSO

Faz tempo que não posto nenhuma lenda do Caminho, por isso, hoje resolvi me redimir dessa falha, contando sobre a lenda do Passo Honro, que aconteceu na linda ponte medieval de Hospital de Órbigo. Essa é uma lenda diferente, pois dizem, que ela foi documentada pelo escrivão do rei Juan II de Castilla, e ainda hoje se conservam 5 cópias, sendo que uma delas está no Monastério Del Escorial, ou seja, talvez ela não seja 100% fábula, pode ser que haja alguma verdade por trás de mais essa linda história. 😉

Então vamos à Lenda do Passo Honroso…

Don Suero de Quiñones, era um cavaleiro leonês, de origem nobre evidentemente, muito rico e virtuoso. Era um partidão! E nem por isso conseguiu conquistar facilmente o coração de Doña Leonor de Tovar, que não parecia muito interessada em seus atributos. Como prova de seu amor, Don Suero se obrigou a carregar uma argola de ferro no pescoço. Mas, ele achou que essa demonstração de amor era pouca coisa, afinal, Don Suero de Quiñones era um autêntico cavaleiro, honrado e digno, teria que fazer algo a altura. Foi aí que ele teve a grande ideia! Solicitou uma audiência com o rei Don Juan II, e pediu permissão para realizar um torneio para honrar a sua amada Doña Leonor.

O rei, que pelo jeito, gostava de um pouco de emoção, concordou de imediato. Assim, Don Suero, durante 30 dias e até que atingisse o número de 300 lanças quebradas, desafiou a todos os cavaleiros que estavam a caminho de Santiago, e que obrigatoriamente passavam pela ponte sobre o rio Órbigo. Aqueles que não concordassem em participar do torneio, teriam que jogar uma de suas luvas no chão, como prova de covardia, e cruzar o rio por água.

Os duelos, que naquela época eram chamadas de Justas, começaram em 10 de julho do Ano Santo de 1434. Talvez você já tenha visto alguma Justa, em filmes ambientados na Idade Média (veja as fotos abaixo). Eram combates suntuosos, com cavaleiros usando brilhantes armaduras, bandeiras, lanças e vários outros tipos de armas. O torneio terminou em 09 de agosto com apenas um morto. Mas Don Suero de Quiñones ainda não estava satisfeito, ele e os outros participantes do torneio, seguiram para Santiago de Compostela, com intuito de oferecer ao apóstolo,  as armas, com as quais haviam lutado, a argola de ferro, que don Suero carregava no pescoço, e o seu cinto, onde constava a seguinte frase “Se você não me corresponde, realmente não há alegria para mim” (Si no os place corresponderme, en verdad que no hay dicha para mi).

Essa lenda ficou conhecida como o Passo Honroso, e é uma das mais famosas da cavalaria espanhola, citada até mesmo por Cervantes em Dom Quixote de la Mancha. Dizem que a argola de ferro e o cinto do Don Suero Quiñones, encontram-se na capela das relíquias da Catedral de Santiago.

As Justas Medievais nos dias de hoje

Este slideshow necessita de JavaScript.

Olha só que legal…Todos os anos, Hospital de Órbigo realiza as Justas Medievais, uma festa super tradicional, declarada de Interesse Turístico Regional. São dois dias de festas, muito bem ambientadas, que vão te transportar para mais de 580 anos atrás. É um misto de exposição, gastronomia, teatro e muito mais. Esse ano, a festa acontecerá entre os dias 2 e 3 de junho, e será dividida em 3 zonas distintas:

Acampamento Medieval – Nas margens do rio Órbigo, das 11h às 14h30 e das 17h às 22h. Lá serão realizadas lutas e treinamentos para cavaleiros, demonstrações de artilharia medievais e exibições de falcoaria.

Mercado Medieval: Um mercado tradicional que tem mais de 60 barracas onde você pode comprar artigos locais e produtos artesanais, além de acompanhar apresentações teatrais e musicais. O mercado medieval abre às 11:00 e continua ininterrupto até à noite.

Justas medievais: ocorrem no domingo, a partir das 18h30. Também vale a pena assistir à missa medieval (toda em latim), se deliciar com o jantar medieval, e para finalizar, tem o show de fogo “Don Suero”, na madrugada de sábado para domingo.

Os moradores e visitantes usam trajes medievais, e os duelos são muito bem produzidos, dignos de Hollywood. Veja o vídeo do Canal Notícias del Órbigo.

O peregrino Wilson Iwazawa, do blog  The Walking Nerd, que gentilmente me cedeu as fotos desse post, teve a sorte de chegar a Hospital de Órbigo exatamente no período das Justas Medievais.

Você deve estar se perguntando, mas afinal, com toda essa proeza, Don Suero conseguiu conquistar o coração de Doña Leonor de Tovar? Pois é, ninguém comenta sobre essa parte da lenda, apenas o Wikipedia menciona que Don Suero foi sim, casado com Doña Leonor de Tovar. Ou seja, todo esse sacrifício parece que valeu a pena.

Se você gostaria de conhecer outras lendas do Caminho, aqui no blog tem um monte delas, eu recomendo a Lenda da Flor del Sol, que é famosa no País Vasco, O Galo e a Galinha de Santo Domingos de la Calzada, um clássico do Caminho, o Combate de Roldan com o Gigante Ferragut, e claro, a própria lenda do Apóstolo Tiago. Espero que goste.

Caso esteja se preparando para percorrer o Caminho de Santiago, conheça o Manual Peregrino, um material criado por mim, composto por e-book e vídeos que vai te ajudar em todas as etapas da preparação.

 

Ultreya, suseya y buen camino.

Se você gostou desse blog, indique para os amigos, se não gostou, deixe suas sugestões lá no Fale Conosco, assim a gente tenta melhorar. Agora se você é fã, poderá nos ajudar optando pelos parceiros que anunciam aqui no site, basta clicar nas propagandas e links, que você será direcionado para o site deles, assim o Santiago de Compostela Info ganhará uma pequena comissão. Ah! Os preços são os mesmos que você pagaria se comprasse direto no site deles.

 

4 Replies to “A LENDA DO PASSO HONROSO”

  1. Judemberg Oliveira says: Responder

    Adorei Denise!!
    Lerei as outras “histórias”.
    Parabéns pelo site.

    1. Denise Santos says: Responder

      Que bom que gostou. Fico feliz.
      abç.
      Denise

  2. Manuel Sanchez Couto says: Responder

    Denise si supieras lo mucho que disfrute tu relato escribirias con más frecuencia. Yo hice mi primer Camino en el 1996 y fui Sketching acuarelas. empecé el mío desde Rabanal del Camino pero pare antes a ver e Puente de La Honra. Disfrute tanto haciendo el Final del Frances que en el 1998 hice el principio desde St Jean Pied-de-Port hasta Santo Domingo de la Calzada. Despues decidi hacer El Francés desde Roncesvalles hasta Santiago y ahora estoy planeando hacer El Primitivo desde Oviedo. Yo escribí un libro que nunca publique que titule “Un Rio de Gentes” porque en el mapa de los Caminos parecen ser el de un río con sus tributarios pero lleva gentes en vez de aguas.

    1. Denise Santos says: Responder

      Manuel, si supieras lo que me alegró recibir tu hermosa mensaje, me escribirías un breve relato cuando regresaste del Camino Primitivo, que es uno de los que más tango ganas de hacer.
      ¿Por que no publicaste tu libro? A mi me pareció fascinante.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.